Um SuperTruck é muito mais do que um simples veículo de transporte de carga. É um experimento científico de alto custo, projetado para expandir os limites da eficiência no transporte de mercadorias. O SuperTruck 2 da Volvo, resultado de uma colaboração público-privada com o Departamento de Energia dos EUA (DOE), foi desafiado a atingir uma melhoria de 100% na eficiência do transporte em relação à linha de base de 2009. No entanto, as adversidades não foram apenas uma questão de engenharia, mas também de superação dos desafios de fornecimento durante uma pandemia global.
A Volvo Trucks não apenas alcançou, mas ultrapassou esse ambicioso objetivo, registrando um aumento extraordinário de 134% na eficiência do transporte. O SuperTruck 2 foi apresentado ao público na Conferência e Exposição de Gerenciamento 2023 da American Trucking Association em Austin, Texas, e representa mais do que um veículo-conceito; é um verdadeiro laboratório de inovação para tecnologias que podem moldar o futuro das estradas.
O presidente da Volvo Trucks North America, Peter Voorhoeve, descreveu o SuperTruck 2 como um “banco de testes viável” para tecnologias futuras. O projeto evidenciou a importância da aerodinâmica, identificando que o atrito é um fator significativo na eficiência do transporte. A transmissão convencional foi considerada próxima da otimização, levando a Volvo a explorar um design mais fluido para o veículo.
A aerodinâmica foi maximizada, começando por uma cabine em forma de cunha, um para-brisa envolvente personalizado e um trailer totalmente aerodinâmico. A substituição dos tradicionais espelhos por um sistema de monitoramento de câmeras contribuiu para uma redução de mais de 4% no arrasto. O projeto do conjunto trator-reboque visa deslocar o ar suavemente, resultando em um arrasto 50% menor do que a linha de base de 2009.
Leia também:
Safra Implementos: a nova distribuidora Noma no Sul de Minas
Além dos avanços aerodinâmicos, implementamos estratégias de redução de peso, resultando em uma redução total de peso para 27.000 libras. O uso de uma configuração 4×2, incomum nos EUA, contribuiu para essa redução de peso, sendo uma configuração frequentemente utilizada na Europa.
A parceria com fabricantes de reboques, como a Wabash National, e a utilização de compostos de borracha mais leves, desenvolvidos em colaboração com a Michelin, contribuíram para o sucesso do projeto.
O SuperTruck 2 também incorpora um sistema micro-híbrido de 48 volts, atuando como gerador com partida integrada. Este sistema fornece energia para recursos de conforto do motorista, incluindo um sistema HVAC totalmente elétrico.
Leia também:
Noma do Brasil recebe Certificado de Energia Renovável 2023 Eco Ludfor
O presidente Voorhoeve afirmou que a equipe realizou os testes do SuperTruck 2 em condições reais de tráfego, sobretudo, em mudanças de elevação, com um peso bruto combinado de quase 30.000 kg. A fim de promover a validação em situações do mundo real é crucial para garantir a viabilidade comercial das inovações.
Enquanto o SuperTruck 2 representa o ápice da eficiência até o momento, a Volvo já está olhando para o futuro com o SuperTruck 3. Este próximo projeto abandonará totalmente os trens de força a diesel, certamente, em favor de uma abordagem totalmente elétrica. Com um alcance direcionado de 400 milhas e foco em aplicações regionais, por certo, o SuperTruck 3 será um marco na transição para veículos comerciais mais ecológicos.
A aerodinâmica continuará sendo uma peça fundamental nesse quebra-cabeça, mostrando que, à medida que avançamos em direção a uma eficiência energética baseada em quilowatts-hora, a resistência mínima resultante da aerodinâmica se tornará ainda mais crucial.
A Volvo está pronta, certamente, para filtrar os aprendizados do SuperTruck 2, incluindo o uso intensivo de peso leve e configurações de eixo único, para moldar o futuro do transporte de mercadorias. O SuperTruck 3, com suas inovações elétricas, por fim, está prestes a acelerar a revolução na eficiência do transporte de mercadorias.