A Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) encerrou o primeiro trimestre de 2025 com crescimento expressivo no mercado brasileiro de veículos importados. Foram licenciadas 27.723 unidades entre importados e modelos produzidos localmente pelas dez marcas associadas à entidade, o que representa um avanço de 32,8% em relação ao mesmo período de 2024. Em março, o desempenho também foi positivo: 10.174 unidades comercializadas, alta de 12,8% sobre fevereiro e 20,3% acima de março do ano passado.
Com esse resultado, a Abeifa conquistou 5,5% de participação no mercado de veículos leves em março e manteve um market share de 5,4% no acumulado do ano — números que confirmam a crescente relevância das marcas associadas no cenário nacional, especialmente no segmento de eletrificados.
Eletrificados aceleram
O maior destaque do período foi o crescimento dos veículos eletrificados. No primeiro trimestre, 25.519 unidades desse tipo foram licenciadas pelas marcas da Abeifa — um salto de 50,4% frente ao mesmo período de 2024. O número representa mais da metade (50,4%) dos 50.643 eletrificados emplacados no país nos três primeiros meses do ano.
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“O mercado brasileiro está em uma importante etapa de transição em favor dos veículos eletrificados, como no restante do mundo. Eles já representam 9,8% do total de emplacamentos. Vale ressaltar que nossas associadas, desde o início dessa movimentação, respondem por mais de 50% de todos os veículos eletrificados comercializados no país”, afirmou Marcelo Godoy, presidente da Abeifa.
Segundo Godoy, o protagonismo das marcas importadas nesse cenário reforça o papel estratégico da associação: “A presença de veículos importados, com suas tecnologias up-to-date, beneficia os consumidores e impulsiona os fabricantes locais na atualização de seus produtos.”
Marcas em destaque e decepções
Entre as marcas que puxaram o crescimento da Abeifa, três se destacaram. A BYD ampliou seus licenciamentos em 45,3% no primeiro trimestre, seguida pela Volvo, com crescimento de 30,6%, e pela Porsche, que avançou 11,7%.
Por outro lado, Kia e Land Rover enfrentaram retração. A coreana viu suas vendas recuarem 27,2%, enquanto a britânica teve queda de 17,1%. Ambas foram impactadas por desempenhos fracos de modelos eletrificados. O Kia Stonic, híbrido leve, emplacou apenas 40 unidades (-80,7%) e o Kia Niro, híbrido full, somou 57 licenciamentos (-69,8%).
Liderança da BYD
O portfólio da BYD tem dominado o ranking de eletrificados da Abeifa. O modelo mais vendido no primeiro trimestre foi o Song, um híbrido plug-in, com 8.652 unidades emplacadas. Em segundo lugar, o elétrico compacto Dolphin Mini somou 6.554 unidades vendidas — números que colocam a montadora chinesa como protagonista do movimento de eletrificação no país.
Tendências de consumo
Durante coletiva à imprensa, a Abeifa também destacou os resultados da pesquisa “A jornada de compra de veículos eletrificados”, realizada pela empresa DadosX. O estudo analisou o comportamento dos consumidores no último trimestre de 2024 e no primeiro de 2025, identificando tendências e fatores decisivos na hora da compra.
O levantamento revela que os consumidores brasileiros estão cada vez mais atentos à tecnologia e à descarbonização, o que impulsiona o interesse por modelos eletrificados.
“O atual cenário mercadológico e os dados da pesquisa comprovam que o consumidor brasileiro está ávido por novas tecnologias e muito consciente em relação à pegada de carbono. Esses dois pilares asseguram aos veículos importados um papel de protagonismo”, concluiu Marcelo Godoy.
Números da Abeifa – 1º trimestre de 2025