Seu veículo diesel parado por uns dias por gerar dores de cabeça e danos na conta bancária. Lógico que ninguém quer a sua ferramenta. Mas, por qualquer razão, como os caminhões usados e seminovos em estoque e a espera de um comprador, o veículo ficou ou precisa ficar parado, não importa! As dicas deste artigo serão úteis para cuidar do seu patrimônio para os dias parados e para quando voltar ao trabalho.
Dê uma volta com o veículo em um percurso razoável, acima de 15 km ou 20 minutos, a cada período de 15 dias. Essa prática é essencial para manter todas as peças móveis do seu veículo bem lubrificadas, incluindo as internas do motor, caixa de marchas, transmissões, rodas e outros componentes. Além disso, ela contribui para movimentar todo o sistema de arrefecimento, garantindo o bom funcionamento do veículo e prolongando sua vida útil.
Óleo lubrificante
Após uma semana de inatividade, o óleo lubrificante escorre quase completamente para a parte inferior do motor, conhecida como cárter, o que pode resultar em um considerável desgaste das peças metálicas no momento da partida. Portanto, é crucial utilizar o óleo recomendado pelo fabricante, uma vez que ele possui uma melhor aderência às paredes e componentes do motor. Além disso, ao dar partida, aguarde um curto período antes de retirar o veículo da imobilidade. Essas medidas ajudam a preservar o motor e a garantir seu desempenho a longo prazo.
Os pneus também se beneficiarão com essas medidas. Neste caso, é aconselhável mudar a posição do seu veículo a cada dez dias para evitar que a cinta metálica, parte integrante da estrutura do pneu, sofra deformações permanentes. Tais deformações podem comprometer a segurança, resultando em desbalanceamento da roda (manifestado por trepidação do volante em altas velocidades) e produção de ruídos indesejados. Embora os pneus possam ser calibrados com uma pressão 20% acima do valor recomendado pelo manual durante o período de inatividade, é fundamental recalibrá-los para o nível recomendado quando retomar a rodagem.
Combustível diesel
Mantenha o tanque de combustível cheio para reduzir a formação de condensação de água no tanque, que pode contaminar o diesel e causar corrosão. Além disso, o diesel pode oxidar com o tempo e formar borras que entopem os filtros e injetores.
As regulamentações que entraram em vigor desde 2012 (todas as faces do Proconve desde a L6/P7) alteraram a composição do diesel para reduzir a emissão de poluentes, conhecido como S10. Essas alterações, entretanto, incluem o aumento do percentual (ou proporção) do biodiesel e a redução do teor de enxofre. Essas mudanças propiciam a degradação do diesel e a proliferação de microrganismos quando o combustível fica em condições estáticas por mais de 90 dias devido ao biodiesel no veículo diesel parado.
A alteração na propriedade do diesel pode afetar todo o sistema de combustível, principalmente os bicos injetores. As falhas mais comuns que ocorrem são: água contaminando o diesel, corrosão, oxidação e o aparecimento de borras. Bactérias, fungos e leveduras que se alimentam deste combustível são responsáveis pela formação dessas borras.
VOLVO ADOTA O DIESEL R5, COMBUSTÍVEL MENOS POLUENTE DO QUE O BIODIESEL
As bactérias no biodiesel
Para evitar possíveis falhas no sistema de injeção de combustível de motores a diesel (aplicável a todos os tipos de motores a diesel de qualquer fabricante) devido à imprevisibilidade do início de operação do veículo, recomendamos aplicar um bactericida na proporção de 0,1% do volume de diesel contido no tanque de combustível. Isso se deve à degradação natural do combustível em um período de até 90 dias. Se o veículo permanecer inoperante, é necessário substituir completamente o combustível a cada 90 dias e reaplicar o aditivo bactericida na proporção indicada pelo fabricante.
Se houver a necessidade de reabastecer veículos em sua empresa, é importante aplicar novamente o aditivo bactericida na proporção especificada pelo fabricante ou na carta mencionada anteriormente. Os fabricantes sempre recomendam o uso de combustível Diesel – S10 de alta qualidade.
Após aplicar o fluido, você deve deixar o motor ligado por cerca de 3 minutos para assegurar a mistura no diesel e a completa lubrificação do sistema de combustível. Recomendamos repetir esse procedimento a cada 60.000 km ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro. No entanto, é importante observar que essa recomendação pode variar conforme o fabricante do motor, portanto, é crucial seguir as instruções estipuladas no manual do proprietário.
Aqui estão algumas dicas adicionais:
– Se o veículo ficar parado por um período prolongado, o proprietário deve tomar medidas preventivas. Primeiramente, é recomendável realizar uma limpeza completa do veículo, incluindo a higienização do sistema de climatização, que implica a substituição do filtro de cabine.
– Se possível, proteja o veículo da umidade e do sol. Caso haja disponibilidade, armazene o veículo em um local coberto, seco e bem ventilado. Se for um veículo comercial compacto, utilize uma capa impermeável para proteger a pintura e as partes metálicas da corrosão.
– Se o veículo estiver estacionado ao sol, lembre-se de remover todos os objetos do interior e abaixar o para-sol. Da mesma forma, é importante que você abra as entradas de ventilação para manter o interior ventilado e em boas condições.
– Mantenha as hastes dos limpadores do para-brisa levantadas, pois as palhetas em contato contínuo com o vidro podem ressecar e deformar, perdendo sua eficácia de limpeza.
– A bateria do veículo diesel parado é o componente que mais sofre com a falta de uso. Isso porque os veículos continuam consumindo energia mesmo quando estão parados. Entre eles, sistemas de segurança (alarme), LEDs de alerta e sistemas eletrônicos, que permanecem em modo de espera. Verifique a tensão da bateria a cada três semanas e, se estiver baixa, carregue-a conforme as instruções do manual do proprietário.
– Para a manutenção de itens mais complexos, profissionais especializados são fundamentais. Nesse sentido, o proprietário pode agendar uma verificação em uma oficina da rede de concessionárias do fabricante.
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– Uma última dica: é possível aliviar o peso da van sobre a suspensão utilizando cavaletes. Para mais dicas como esta, nos siga no LinkedIn!