No Brasil, temos que valorizar os raros passeios de trem que não estão a serviço da exportação dos nossos recursos naturais. As ferrovias foram dominadas por empresas privadas que exportam commodities. Quem lucra com isso? Não são os brasileiros na cadeia do sistema? São as “trade” internacionais e os importadores?
O transporte ferroviário de passageiros é raro para os brasileiros. Uma das raras oportunidades é o passeio pela Serra Verde Express.
As férias escolares já começaram e, com as crianças em casa, o desafio dos pais é encontrar programas para entreter essa galerinha. Pensando nisso e prevendo o aumento na procura pelo passeio de trem para Morretes, a Serra Verde Express, empresa que opera o trecho, disponibiliza embarques todos os dias, de 11 a 31 de julho.
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“É a nossa alta temporada de inverno. No ano passado registramos um movimento de 27 mil passageiros no mês de julho” afirma Adonai Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express. Ele explica que Curitiba tem se consolidado como destino turístico de lazer. Prova disso foi o movimento recorde neste período do ano passado, quando pontos turísticos locais, como o Museu Oscar Niemeyer, registraram um aumento de 31% no número de visitantes em julho, em relação a 2022.
“O Trem da Serra do Mar segue essa tendência e, para este ano, estimamos um aumento de 10% no número de passageiros em relação a 2023”, completa. Para o empresário, o passeio de trem é programa obrigatório tanto para quem vem visitar a capital paranaense quanto para quem mora aqui. “O trajeto passa pelo maior trecho de Mata Atlântica preservada do Brasil e a cidade de Morretes é muito acolhedora, com opções gastronômicas e históricas que agradam a todos os públicos”, completa.