sexta-feira, janeiro 24, 2025

Um dos raros passeios de trem

No Brasil, temos que valorizar os raros passeios de trem que não estão a serviço da exportação dos nossos recursos naturais. As ferrovias foram dominadas por empresas privadas que exportam commodities. Quem lucra com isso? Não são os brasileiros na cadeia do sistema? São as “trade” internacionais e os importadores?

O transporte ferroviário de passageiros é raro para os brasileiros. Uma das raras oportunidades é o passeio pela Serra Verde Express. 

As férias escolares já começaram e, com as crianças em casa, o desafio dos pais é encontrar programas para entreter essa galerinha. Pensando nisso e prevendo o aumento na procura pelo passeio de trem para Morretes, a Serra Verde Express, empresa que opera o trecho, disponibiliza embarques todos os dias, de 11 a 31 de julho. 

Leia também:

Green Fuel: a tecnologia brasileira com hidrogênio para veículos comerciais

“É a nossa alta temporada de inverno. No ano passado registramos um movimento de 27 mil passageiros no mês de julho” afirma Adonai Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express. Ele explica que Curitiba tem se consolidado como destino turístico de lazer. Prova disso foi o movimento recorde neste período do ano passado, quando pontos turísticos locais, como o Museu Oscar Niemeyer, registraram um aumento de 31% no número de visitantes em julho, em relação a 2022.  

“O Trem da Serra do Mar segue essa tendência e, para este ano, estimamos um aumento de 10% no número de passageiros em relação a 2023”, completa. Para o empresário, o passeio de trem é programa obrigatório tanto para quem vem visitar a capital paranaense quanto para quem mora aqui. “O trajeto passa pelo maior trecho de Mata Atlântica preservada do Brasil e a cidade de Morretes é muito acolhedora, com opções gastronômicas e históricas que agradam a todos os públicos”, completa. 

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui