quarta-feira, janeiro 28, 2026

TRATON Group recua 9% em 2025, mas Volkswagen sustenta crescimento global

O TRATON Group, holding global que reúne as marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania, MAN Truck & Bus e International, acaba de divulgar seu relatório de vendas referente a 2025, revelando um ano de retração para o mercado global de veículos comerciais.

No total, as quatro marcas somaram 305.500 veículos vendidos em 2025, ante 334.200 unidades em 2024, o que representa uma queda de 9%, com variações percentuais calculadas a partir de números não arredondados. O desempenho reflete um cenário marcado por juros elevados, inflação persistente, retração do transporte de cargas e incertezas macroeconômicas, especialmente em mercados-chave como Brasil, Europa e Estados Unidos.

Apesar do ambiente adverso para os caminhões, o balanço do grupo evidencia uma dinâmica distinta entre marcas e segmentos, com avanço consistente nas vendas de ônibus, que passaram a exercer papel estratégico na sustentação dos resultados. A seguir, a Frota News analisa o desempenho de cada marca do TRATON Group em 2025, principalmente, das marcas Volkswagen e Scania com forte presença no Brasil. Os números do relatório da holding estão arredondados.

Volkswagen

A Volkswagen Truck & Bus registrou em 2025 um desempenho estável no cenário global, mas com leve retração no mercado brasileiro, seu principal polo de vendas. Isso mostra como foi a Volkswagen Caminhões & Ônibus foi assertiva na internacionalização.

Enquanto o volume mundial avançou 1%, passando de 45.800 para 46.200 unidades, o Brasil recuou 3,2%, caindo de 37.184 para 36.010 veículos. Com isso, a participação brasileira — historicamente dominante dentro da operação — diminuiu de 81,2% para 77,9%, uma perda de 3,3 pontos percentuais.

Scania

A Scania encerrou 2025 com uma retração significativa no peso do mercado brasileiro dentro de seu desempenho global. Enquanto as vendas mundiais caíram 8%, passando de 102.100 para 94.100 unidades, o Brasil registrou uma queda muito mais acentuada, de 30%, saindo de 20.029 para 13.998 veículos. Como resultado, a participação brasileira no volume global recuou de 19,6% em 2024 para 14,9% em 2025, uma perda de 4,7 pontos percentuais.

Esse contexto atingiu de forma mais intensa a Scania por conta de seu forte foco em caminhões pesados, segmento mais sensível ao custo de capital e à decisão de investimentos de longo prazo por parte dos transportadores. Na prática, frotistas brasileiros adiaram renovações e optaram por estender o ciclo de uso dos ativos.

TRATON
Fonte: TRATON Group

MAN Truck & Bus

Na contramão do mercado, a MAN Truck & Bus registrou crescimento de 6% nas vendas unitárias em 2025, de 96.000 unidades em 2024 para 101.600 no ano passado. O resultado está diretamente ligado ao seu posicionamento como fornecedora de linha completa na Europa, com atuação equilibrada entre caminhões, ônibus e vans.

International Motors

A International Motors enfrentou o cenário mais desafiador nos Estados Unidos. Em 2025, a empresa registrou queda de 30% nas vendas unitárias na comparação anual: 63.700 em 2025 ante 90.600 em 2024.

O resultado está diretamente associado à fraqueza persistente do mercado norte-americano de caminhões, impactado por incertezas relacionadas a tarifas, política comercial e pela recessão prolongada do transporte de cargas nos EUA.

Acompanhe notícias selecionadas que importam para os setores de gestão de frotas, transporte de carga, passageiro e logística:
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui