domingo, dezembro 14, 2025

Tecnologia REEV avança no Brasil com micro-ônibus Volare e SUV chinês da Stellantis

- Publicidade -

Sistema REEV em que motor a combustão gera energia para o motor elétrico ganha espaço no país com aplicações urbanas e estreia no segmento de SUVs.

O micro-ônibus Volare Attack 9 Híbrido, apresentado pela Marcopolo na Lat.Bus 2024, marcou um passo importante para a eletrificação eficiente no transporte urbano brasileiro. Com tecnologia conhecida pela sigla REEV (Range Extended Electric Vehicle), o modelo trouxe uma solução inovadora ao combinar tração elétrica com um motor a combustão que atua apenas como gerador de energia, eliminando a dependência de infraestrutura de recarga.

Agora, a mesma tecnologia começa a chegar ao mercado brasileiro de veículos de passeio. A Leapmotor, nova marca chinesa do grupo Stellantis, confirmou que trará ao Brasil até o fim do ano o SUV C10 também na configuração REEV. Além da versão puramente elétrica, o modelo contará com o sistema de autonomia estendida, que usa um motor a combustão para alimentar as baterias do motor elétrico ou recarregá-las em movimento.

Leia também

Conheça a nova geração do motor híbrido E-Tech da Renault

Lat.Bus 2024: as inovações reveladas para o transporte urbano de passageiros

A proposta do REEV é permitir uma condução totalmente elétrica, mas com a liberdade de abastecimento em postos de combustível tradicionais, quando necessário. “Com o REEV, o cliente tem a seu alcance o conforto da condução puramente elétrica com a liberdade de poder recarregar ou abastecer, optando pelo que é mais conveniente para ele, sem sofrer com a ansiedade de autonomia”, afirma Marcio Tonani, vice-presidente sênior dos centros técnicos de engenharia da Stellantis para a América do Sul.

O diferencial do REEV em relação aos híbridos convencionais está no fato de que o motor a combustão não move as rodas – sua única função é gerar eletricidade. Isso torna o conjunto mais leve, mais eficiente e com funcionamento otimizado, resultando em menor ruído e maior conforto ao dirigir. O motorista também pode escolher entre recarregar o carro em uma tomada ou apenas abastecer com combustível, dependendo da conveniência.

A chegada do C10 como o primeiro SUV de grande porte com essa tecnologia no Brasil reforça o compromisso da Stellantis, anunciado por Emanuele Capellanno, CEO da companhia na América do Sul, de oferecer um portfólio diversificado de soluções eletrificadas e não apenas veículos 100% a bateria (BEVs). O modelo também será exportado para o Chile a partir da operação brasileira.

Saiba mais:

DHL apresenta resultados com Scania elétrico com gerador de energia a gasolina

Além da Marcopolo e da Stellantis, a Scania também apostou no conceito REEV ao testar, em parceria com a DHL, um caminhão que utiliza o motor a combustão apenas para gerar energia elétrica. A iniciativa mostra o potencial da tecnologia para diferentes segmentos do transporte, tanto de passageiros quanto de cargas.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui