Sistema REEV em que motor a combustão gera energia para o motor elétrico ganha espaço no país com aplicações urbanas e estreia no segmento de SUVs.
O micro-ônibus Volare Attack 9 Híbrido, apresentado pela Marcopolo na Lat.Bus 2024, marcou um passo importante para a eletrificação eficiente no transporte urbano brasileiro. Com tecnologia conhecida pela sigla REEV (Range Extended Electric Vehicle), o modelo trouxe uma solução inovadora ao combinar tração elétrica com um motor a combustão que atua apenas como gerador de energia, eliminando a dependência de infraestrutura de recarga.
Agora, a mesma tecnologia começa a chegar ao mercado brasileiro de veículos de passeio. A Leapmotor, nova marca chinesa do grupo Stellantis, confirmou que trará ao Brasil até o fim do ano o SUV C10 também na configuração REEV. Além da versão puramente elétrica, o modelo contará com o sistema de autonomia estendida, que usa um motor a combustão para alimentar as baterias do motor elétrico ou recarregá-las em movimento.
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A proposta do REEV é permitir uma condução totalmente elétrica, mas com a liberdade de abastecimento em postos de combustível tradicionais, quando necessário. “Com o REEV, o cliente tem a seu alcance o conforto da condução puramente elétrica com a liberdade de poder recarregar ou abastecer, optando pelo que é mais conveniente para ele, sem sofrer com a ansiedade de autonomia”, afirma Marcio Tonani, vice-presidente sênior dos centros técnicos de engenharia da Stellantis para a América do Sul.
O diferencial do REEV em relação aos híbridos convencionais está no fato de que o motor a combustão não move as rodas – sua única função é gerar eletricidade. Isso torna o conjunto mais leve, mais eficiente e com funcionamento otimizado, resultando em menor ruído e maior conforto ao dirigir. O motorista também pode escolher entre recarregar o carro em uma tomada ou apenas abastecer com combustível, dependendo da conveniência.
A chegada do C10 como o primeiro SUV de grande porte com essa tecnologia no Brasil reforça o compromisso da Stellantis, anunciado por Emanuele Capellanno, CEO da companhia na América do Sul, de oferecer um portfólio diversificado de soluções eletrificadas e não apenas veículos 100% a bateria (BEVs). O modelo também será exportado para o Chile a partir da operação brasileira.
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Além da Marcopolo e da Stellantis, a Scania também apostou no conceito REEV ao testar, em parceria com a DHL, um caminhão que utiliza o motor a combustão apenas para gerar energia elétrica. A iniciativa mostra o potencial da tecnologia para diferentes segmentos do transporte, tanto de passageiros quanto de cargas.


