Em um evento que reuniu executivos, clientes e parceiros estratégicos, a SANY do Brasil apresentou oficialmente a sua divisão SANY TRUCKS e seu portfólio de caminhões rodoviários — uma linha robusta de modelos elétricos e a diesel. Ela também anunciou o início das operações do SANY BANCO, instituição financeira criada para viabilizar a expansão da marca no país.
A Frota News acompanhou o lançamento de perto e conversou com os principais executivos da empresa. O que se viu foi um projeto ambicioso, estruturado e claramente dimensionado para posicionar a SANY como a primeira marca chinesa com um portfólio de caminhões elétricos de verdade no Brasil, preparada para disputar espaço com fabricantes europeus e, ao mesmo tempo, se distanciar das demais marcas chinesas já estabelecidas no mercado nacional.
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A SANY chega apostando em três frentes de ataque, com modelos para aplicações urbanas, rodoviárias e fora de estrada. Segundo afirma Dieter Martin Lommer, diretor de Vendas da SANY TRUCKS, os oito caminhões — entre modelos e versões — apresentados na noite do dia 27 de novembro é só o começo.
O foco da empresa é a linha de modelos 100% elétricos, mas para atender o mercado que ainda está em fase de transição, ela apresentou seis modelos 100% elétricos a bateria e dois a diesel compatíveis com a norma Proconve P8 (Euro 6).
Para logística urbana
Por ter uma imagem muito ligada a equipamentos pesados, a grande surpresa da noite foi o caminhão leve elétrico de 6 toneladas de PBT e 106 kWh, que proporciona até 300 km de autonomia com uma única carga. Dieter Martin Lommer adiantou ao Frota News que o modelo de 6 toneladas ainda não é o principal lançamento para a logística urbana, mas os de 11 toneladas e de 3.500 kg — este para o competitivo segmento com motoristas com CNH categoria B e cidades com restrições a circulação de caminhões, como São Paulo.
Com design do estúdio de design italiano Pininfarina, faróis LED, luz diurna e design interior inspirado em carros de passeio, a cabine sobressai pelos 2.040 mm de largura, com piso completamente plano. O padrão de segurança do veículo baseia-se em tecnologias como EHB, ABS, ESC e Função de Regeneração de Energia de Frenagem.
A configuração do caminhão leve elétrico inclui vários itens de tecnologia e conforto: câmbio em coluna, ar-condicionado com funções de refrigeração e aquecimento, painel de instrumentos em LCD de 7 polegadas, tela de controle central de 12 polegadas, câmera de ré e radar, volante multifuncional, trava central, vidros elétricos, faróis diurnos em LED, espelho com aquecimento e ajuste elétricos, limpador automático de para-brisas e rodas em alumínio.
A expectativa é que esses modelos cheguem bastante competitivos não só em tecnologia, mas em preço para competir com Ford E-Transit, Iveco eDaily, VW e-Delivery e com os modelos da JAC Motors do Brasil, com até então os mais baratos do mercado brasileiro. Os preços oficiais não foram divulgados, mas uma ideia de valor foi revelada. Por exemplo, o modelo de 6 toneladas vai custar menos do que os R$ 509 mil pedidos pela JAC para o iVE1200.

Caminhões pesados e extrapesados
Já para as aplicações rodoviárias, as opções incluem caminhões pesados e extrapesados elétricos de 437 e de 588 kWh, que se destacam pela potência excepcional, baixo consumo de energia e autonomia entre 350 e 500 km, com PBTC de 60.000 (pesados) a 120.000 kg (extrapesados).
O portfólio da marca inclui também caminhões pesados a diesel nas versões cavalo mecânico 6×4 (potência de 560 cv e PBTC de 74.000 kg) e 6x2R (potência de 490 cv e 58.500 kg de PBTC).
Caminhão pesado elétrico de 437 kWh
O modelo de 437 kWh está disponível em duas versões, ambas com tração 6X4: o pesado COMPOSITE, para 80.000 kg de PBTC, e extrapesado SUPER, para 120.000 kg de PBTC. Eles são indicados, principalmente, para os setores florestal, celulose, sucroalcooleiro, mineração, escoamento da produção portuária, além de outros, em operações dedicadas e com trajetos programados de 300 a 400 km de autonomia.
A potência máxima do veículo é excepcional, de 650 cv, com 2.800 Nm de torque máximo e capacidade de subida que excede 15% com carga total no que se refere aos 80.000 kg de PBTC da versão COMPOSITE ou 10% no caso dos 120.000 kg de PBTC do SUPER.
Outros diferenciais desse veículo são o baixo consumo de energia, alavanca de mudança AMT padrão, modo econômico e regeneração de energia de inércia em múltiplas marchas.
No interior da cabine, a aparência atrativa chama a atenção em itens, como painel de instrumentos em LCD de 12 polegadas, bicolor e de toque macio, no estilo de um automóvel, tela multimídia de ultra tamanho, WIFI e sistema de navegação, entre outros.
O sistema VCU e BMS da SANY inclui o resfriamento líquido e o gerenciamento térmico por zonas MTB, reduzindo o consumo de energia em 10% e prolongando a autonomia com a mesma capacidade da bateria.

Caminhão pesado elétrico de 588 kWh
O modelo de 588 kWh está disponível em três versões: COMPOSITE (para 80.000 kg de PBTC), STANDARD (60.000 kg) e SUPER (120.000 kg), com autonomia entre 350 e 500 km. Assim como os modelos de 437 kWh, as três versões de 588 kWh têm os setores florestal, celulose, sucroalcooleiro, mineração, escoamento da produção portuária, além de outros, em operações dedicadas e com trajetos programados de 300 a 400 km de autonomia. As demais características são similares ao do 437 kWh.

Caminhões pesados a diesel 6×4 e 6x2R
No portfólio de caminhões a diesel há dois cavalos mecânicos nas versões 6×4 (potência de 560 cv e PBTC de 74.000 kg) e 6x2R (potência de 490 cv e 58.500 kg de PBTC). Esses caminhões são indicados para transporte de carga e operações logísticas, em aplicações graneleira, canavieira, madeireira, tanques de combustível e de produtos químicos, baús carga seca e frigorificado, sider, porta-container, além de outras.
Os caminhões pesados a diesel possuem motor da DEUTZ, um dos fabricantes de motores mais antigos da Alemanha, com 155 anos de história, inclusive, com operação no Brasil desde 1960 — em São Bernardo do Campo, SP —, com a produção de motores, tratores agrícolas e geradores de energia.
Os modelos SANY a diesel contam com AEB, ACC, freios a disco em todas as rodas e suspensão a ar. A cabine é de teto alto e piso plano, com bancos com controle climático e cama ampliada. Outros destaques da cabine: painel de instrumentos LCD colorido de 12,3 polegadas, tela tátil do painel central de 12,1 polegadas, espelho retrovisor com ajuste e aquecimento elétricos, volante multifuncional, faróis automáticos com limpadores sensíveis à chuva, assentos ventilados com massagem, geladeira embutida (opcional) e luz de leitura na cama.

Próximos lançamentos em pesados
“Para 2026, estamos programando a ampliação do portfólio de caminhões pesados elétricos com um cavalo mecânico de 636 kWh para 120.000 kg de PBTC, com autonomia média de 425 km”, ressalta Dieter Martin Lommer. “Este modelo, na versão 4×2, receberá um design específico para logística de longa distância. Destaque para a velocidade máxima de 110 km/h, peso de série de 10.680 kg, PBT de 42.000 kg e potência nominal/pico do motor elétrico de 210 kW (280 cv) e 320 kW (429 cv)”.
Um grande diferencial de mercado do caminhão pesado elétrico de 588 kWh da SANY é a capacidade de bateria massiva. Ele possui o maior SWAP de bateria do setor, além da inovação MTB e de toda a estrutura em alumínio, o que aumenta a densidade de energia em 30%. A vida útil ultralonga suporta um rendimento energético total de 2 milhões de kWh.
O consumo de energia ultrabaixo deve-se ao sistema VCU e BMS da SANY, que integra o resfriamento líquido e o gerenciamento térmico por zonas MTB. Isso reduz o consumo de energia em 10% e prolonga a autonomia com a mesma capacidade da bateria. Também possui recuperação de energia de cinco níveis.
Carregadores e estações de troca de baterias

Além das estações de SWAP (que faz a troca da bateria dos caminhões pesados em cinco minutos), a SANY lança também com um novo carregador DC e a inédita Mini Station. O carregador SANY DC de 400 kW foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil, apresentando com duas pistolas de 7 metros e compatibilidade de tensão para super carga rápida.
A segunda novidade é a SANY Mini Station com dois modelos, SY312 e SY 510, que visam reduzir significativamente o alto custo de utilização de estações de troca de baterias. O modelo SY312 possui 4 estações de troca, atendendo de 5 a 30 veículos, enquanto o SY 510 oferece 6 estações, para frotas de 5 a 80 veículos. Com um tempo de substituição de bateria inferior a cinco minutos e recarga em menos de 99 minutos.
Banco próprio
O projeto do SANY BANCO, iniciado em 2023, tem objetivo de viabilizar a venda de máquinas e equipamentos da marca por meio de soluções financeiras dedicadas. A SANY obteve sua aprovação formal pelo Banco Central em maio de 2025, com o deferimento do pleito para funcionar como banco múltiplo (segmento S4), resultando na constituição da empresa Banco Sany Brasil S.A. O investimento inicial da matriz no SANY BANCO é de R$ 100 milhões. S
Sediado em São Paulo, o SANY BANCO está na fase final de implantação de seu sistema e tem previsão de rodar as primeiras operações-piloto ainda em 2025. O CEO Daniel Coimbra afirmou que a missão principal da instituição é fornecer soluções de financiamento para clientes que adquirem equipamentos SANY, focando inicialmente em dois produtos principais: CDC (Crédito Direto ao Consumidor) com taxas pré e pós-fixadas, e Leasing Financeiro, também com opções pré e pós-fixadas. Para o primeiro ano de funcionamento, o banco projeta alcançar um volume de R$ 300 milhões em novos negócios.
Fábrica no Brasil
Durante o lançamento dos caminhões, o presidente da SANY do Brasil, Alex Xiao, disse: “A SANY, com mais de 15 anos de atuação no mercado brasileiro, continua a expandir sua presença, ativa na área de logística, notavelmente no setor portuário. Para dar suporte a essas operações, a SANY está fortalecendo sua equipe profissional com o apoio de seu próprio banco, visando financiar futuras operações e aderir aos projetos do governo”, disse.
“Olhando para o futuro, a SANY está trabalhando para atender as questões de licenciamento ambiental para sua futura unidade de fabricação, a Fábrica SANY do Brasil. A expectativa é que, em breve, seja feito um anúncio oficial sobre o início das obras desta nova planta no país”, concluiu.
Sobre a SANY global
“Referência global em descarbonização e eletrificação, a SANY é líder de mercado em caminhões pesados elétricos na China”, prossegue Dieter Martin Lommer. “Trouxemos essa expertise para o Brasil, onde atuamos desde 2007 com máquinas pesadas e, a partir de agora, com uma linha de caminhões eficientes, econômicos e sustentáveis”.
O compromisso da SANY com a inovação está refletido também no forte investimento em desenvolvimento de produto e tecnologia, como, por exemplo, em telemetria avançada, e também em suas fábricas farol com forte automação de produção. No total, são 49 fábricas (46 de produção inteligente e 3 fábricas farol) em várias partes do mundo, como na China, Índia, Alemanha e Estados Unidos, entre outros. Em breve, a empresa terá uma fábrica no Brasil.
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