Depois de sete anos ausente do calendário brasileiro, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo retorna em 2025 prometendo uma edição que une lançamentos, experiências interativas e supermáquinas que fazem brilhar os olhos de qualquer apaixonado por carros. De 22 a 30 de novembro, o Distrito Anhembi será tomado por cerca de 67 mil metros quadrados de exposição, distribuídos em cinco pavilhões, onde estarão reunidos mais de 300 veículos — entre elétricos, híbridos, SUVs, picapes, clássicos e superesportivos.
Se nas décadas passadas o Salão era dominado pelas grandes montadoras tradicionais, em 2025 o destaque fica por conta da força das marcas asiáticas, especialmente as chinesas. BYD, GWM, Geely, Omoda & Jaecoo, Denza e Leapmotor (do grupo Stellantis) ocupam lugar de protagonismo, refletindo a rápida expansão dessas importadoras no Brasil. Além delas, nomes consolidados como Fiat, Jeep, Honda, Hyundai, Kia, Mitsubishi, Renault, Toyota e RAM também confirmaram presença.
Leia também:
- Frota News anuncia o Senac como parceiro estratégico no Seminário Educação para Logística
- Os carros elétricos com maior autonomia em 2025
Em paralelo, o evento terá um espaço dedicado ao Dream Lounge, área premium com modelos de Ferrari, Lamborghini, McLaren, Aston Martin e até Bugatti — alguns deles apresentados por importadores, e não por estandes oficiais. Para os amantes da história, haverá ainda uma exposição de clássicos icônicos, que vai de supercarros lendários a modelos nacionais que marcaram época.
As ausências sentidas
Se por um lado o Salão comemora a diversidade, por outro chama atenção a ausência de pesos-pesados como Volkswagen, Ford e Chevrolet, além das marcas premium Audi, BMW, Mercedes-Benz, Volvo e Land Rover. Essas lacunas devem ser notadas tanto pelos entusiastas quanto pelo mercado, já que a participação em eventos desse porte também é uma vitrine de intenções comerciais.
Experiência ampliada
O conceito de 2025 vai além da exposição estática: o visitante poderá participar do Drive Experience, pista indoor para test-drive de modelos elétricos, híbridos e 4×4. Simuladores, ativações tecnológicas e espaços “instagramáveis” fazem parte da estratégia de engajamento, transformando a visita em uma experiência de imersão no futuro da mobilidade.
O transporte para o público também recebeu atenção: haverá transfer gratuito entre o metrô Portuguesa–Tietê e o Anhembi. A organização espera superar a marca de 700 mil visitantes, alcançada na edição de 2018.

Quanto custa viver essa experiência?
Os ingressos variam de acordo com a data e a experiência escolhida:
- Meia-entrada: a partir de R$ 58 (dias de semana).
- Inteira: R$ 116 (dias de semana) e R$ 145 (fins de semana).
- VIP/Dream Lounge: R$ 440 (dias úteis) e R$ 530 (fins de semana).
- Pré-estreia, em 21 de novembro: R$ 1.000, com abertura solene e acesso exclusivo.
O que esperar desta edição?
Mais do que revelar carros, o Salão do Automóvel 2025 pretende mostrar um retrato do mercado brasileiro e seus rumos. A forte presença de marcas chinesas evidencia a disputa pelo segmento de eletrificação e mobilidade acessível, enquanto os superesportivos mantêm vivo o lado emocional e aspiracional do setor. Já as ausências de marcas tradicionais levantam questionamentos sobre novas estratégias de marketing no Brasil.
O que está claro é que, após anos de incerteza, o Salão volta a ser um símbolo de celebração do automóvel no País. E em 2025, essa celebração tem mais cara de futuro do que nunca.


