sexta-feira, dezembro 5, 2025

Rodonaves celebra 45 anos e projeta nova fase de crescimento com foco em digitalização e sustentabilidade

- Publicidade -

A Rodonaves, transportadora que deu origem ao Grupo Rodonaves, completa 45 anos de operação e entra em um novo ciclo de expansão guiado por tecnologia, eficiência e compromisso socioambiental, e uma meta de dobrar o faturamento até 2030. Além de contar uma história de inspiração, a Frota News conversou com o fundador e presidente do grupo, João Neves, e o CEO do grupo, Régis Tiecher, para conhecer mais sobre os planos e expectativas para os próximos anos.

Com seis empresas integradas — RTE Rodonaves, RTE Agro, IVECO Rodonaves, Rodonaves Locação de Veículos, Rodonaves Restauradora Multimarcas e Rodonaves Corretora de Seguros — o grupo consolidou em 2024 um faturamento de R$ 2,6 bilhões, crescimento de 9,5% em relação ao ano anterior. O plano estratégico prevê R$ 2,8 bilhões em 2025 e R$ 3,23 bilhões em 2026, com alta de 15% no período.

Quando comecei a Rodonaves, há 45 anos, com uma bicicleta de carga chamada Charmosinha, não imaginava que chegaríamos até aqui com esse histórico. Mas o que sempre esteve claro para mim é que o trabalho, a confiança e o cuidado com as pessoas são o que movem uma empresa de verdade”, afirma João Naves.

Planejamento até 2030 e nova fase de expansão

À frente da gestão executiva desde 2023, o CEO Régis Tiecher traça um horizonte ambicioso. “Estamos lançando um plano até 2030, com o objetivo de elevar o faturamento do grupo de aproximadamente R$ 3 bilhões para R$ 6 bilhões. É um salto importante, sustentado por tecnologia, pessoas e eficiência operacional”, explica.

Segundo ele, o crescimento será impulsionado pelo ecossistema Rodonaves, que integra soluções de transporte, locação, concessionárias, corretora de seguros e serviços de manutenção. “Nosso ecossistema é uma vantagem competitiva. Ele conecta todas as etapas da cadeia logística, do transporte à manutenção de frota e seguros, gerando valor contínuo para os clientes.”

Tiecher também antecipa que a empresa lançará, em 2026, uma plataforma própria 100% digital, consolidando a transição para uma transportadora mais digital. “Será uma plataforma que facilitará cotação, rastreamento, pagamento e fidelização de clientes. Vamos atender com a mesma eficiência desde grandes contas até pequenos embarcadores”, afirma.

Sustentabilidade e renovação de frota

Com uma governança estruturada e metas de crescimento sustentável, a Rodonaves reforça seu compromisso com o ESG. Em 2025, destinou R$ 63 milhões à renovação da frota, adquirindo 108 novos caminhões e mantendo a idade média em quatro anos — bem abaixo da média nacional. Atualmente, 97% dos veículos do grupo — com uma frota em torno de 3 mil veículos — já utilizam motores Euro 5 e Euro 6, reduzindo emissões e consumo de combustível.

Rodonaves
Em 2011, João Naves começa a parceria com a Iveco. Atualmente, com seis concessionárias da marca e cerca de 70% da frota com modelos fabricados pela montadora italiana

A companhia também aposta em inovação verde, com o desenvolvimento de um projeto de caminhões movidos a biometano, previsto para 2026. “O biometano é, sem dúvida, o caminho mais limpo e viável para o Brasil. Estamos trabalhando para alavancar essa tecnologia, em parceria com a Iveco, que já oferece soluções nesse segmento”, afirma Tiecher.

O grupo também lançará seu segundo Relatório de Sustentabilidade, consolidando a transparência de suas ações ambientais e sociais.

Formação e inclusão: legado de João Naves

A cultura de valorização das pessoas é um dos pilares que sustentam os 45 anos da Rodonaves. “Cuidar de pessoas sempre foi o que me moveu. Nosso carisma e a proximidade com as equipes são o que nos diferenciam. É isso que faz a Rodonaves ser o que é hoje”, diz João Naves.

Entre as iniciativas sociais, destacam-se o Programa Movimenta, criado em 2023, que oferece formação teórica e prática para jovens ingressarem na área de logística — muitos deles já contratados pela própria empresa — e o Programa Tração, que desde 2010 formou mais de 500 motoristas, incluindo turmas exclusivas para mulheres, em parceria com o SEST SENAT e a Fabet.

Nosso compromisso é com a educação e a formação. Nem sempre é só capacitar; é educar. Temos programas de aprendizes, parcerias com instituições e ampliamos em 50% o número de mulheres na operação em 2024, inclusive motoristas. É motivo de muito orgulho”, destaca Tiecher.

Valorização e retenção de motoristas

A relação da Rodonaves com seus motoristas é considerada uma extensão da cultura da empresa, baseada em respeito, cuidado e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. “O motorista é a peça principal do nosso negócio. Cuidamos dessas pessoas, ouvimos suas dificuldades, inclusive familiares, e buscamos oferecer as melhores condições possíveis. Quando ele viaja, a família sabe que pode contar conosco”, afirma João Naves.

Uma das principais políticas da companhia é garantir que os motoristas passem o fim de semana em casa com suas famílias. “Temos uma logística cuidadosamente planejada. As rotas são organizadas para que todos possam retornar para casa no sábado ou no domingo. É uma forma de valorizar a família, o descanso e a segurança”, explica Naves.

Segundo o empresário, a rota mais longa da empresa — Ribeirão Preto a Porto Alegre — é estruturada em dois turnos, com trocas em Curitiba, para assegurar essa rotina familiar. “É uma cultura que vem desde o início da Rodonaves e não pode ser mudada”, reforça o fundador.

Para o CEO Régis Tiecher, a valorização e retenção de motoristas também dependem de um ambiente de trabalho acolhedor e moderno. “Preocupamo-nos com a qualidade dos caminhões, o conforto nos pontos de descanso e o reconhecimento constante. É um trabalho de longo prazo, voltado para garantir que nossos motoristas se sintam respeitados e queiram continuar crescendo com a empresa.”

Atualmente, a Rodonaves mantém cerca de 1.500 motoristas e um total de 6.292 colaboradores diretos — sendo 1.157 (18,4%) mulheres e 5.135 (81,6%) homens — e cerca de 5 mil terceiros, entre parceiros e agregados.

Expansão logística e centros estratégicos

Com 427 unidades entre filiais, parceiros e Centros de Transferência de Cargas (CTCs), a Rodonaves realiza 84 mil operações de coleta e entrega por dia, somando 1,6 milhão por mês. São 15 CTCs, totalizando 73 mil m² e 845 docas, com recentes ampliações em Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO).

Para 2026, a companhia planeja inaugurar o CTC de Farroupilha (RS) e expandir sua operação em Chapecó (SC), reforçando o atendimento em até 24 horas no Rio Grande do Sul.

Olhar para o futuro

Estamos construindo uma Rodonaves preparada para o futuro, dando sequência à trajetória iniciada há 45 anos, com tecnologia, sustentabilidade e eficiência como motores”, afirma Tiecher. “A combinação de pessoas, propósito e inovação é o que continuará nos diferenciando.”

Para João Naves, a essência do sucesso está em manter a cultura da empresa e a transparência nas relações. “Nunca quisemos parecer maiores do que somos. O segredo foi sempre dizer a verdade, cuidar das pessoas e acreditar que tudo pode dar certo. A Rodonaves é feita de gente boa, comprometida e feliz por fazer parte dessa história”, conclui o fundador, aos 77 anos, que promete seguir “na ativa até os 100”.

Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui