sexta-feira, dezembro 5, 2025

Reiter Log acelera plano de descarbonização com crédito para causas ESG

- Publicidade -

Transportadora gaúcha reforça liderança na logística verde com empréstimo de R$ 85 milhões para ampliar frota elétrica e a gás, mirando neutralidade de carbono até 2035

Dentro da estratégia de apoiar setores-chave da economia em sua transição para modelos mais sustentáveis, o Bradesco estruturou recentemente duas operações de crédito rotuladas como ESG, voltadas para empresas da logística e da construção. No setor de transportes, a protagonista foi a Reiter Log, que recebeu um empréstimo verde de R$ 85 milhões destinado à aquisição de caminhões elétricos e movidos a biometano.

A operação financeira foi moldada às necessidades específicas da transportadora e está integrada ao programa Logística Verde, criado pela Reiter Log para reduzir a pegada de carbono das cadeias logísticas de seus clientes. O objetivo é ousado: atingir 100% da frota com combustíveis alternativos até 2035.

Leia também

Fundada em 2008, no Rio Grande do Sul, a Reiter Log atua em todo o território nacional e em países vizinhos como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, com infraestrutura que permite atendimento personalizado e escolha do modal mais adequado para cada cliente.

Reconhecida pelo pioneirismo em logística verde, a companhia afirma contar com a maior frota sustentável do Brasil. A trajetória da empresa é marcada por investimentos de peso na substituição da frota a diesel por veículos menos poluentes.

Caminhões a gás

  • 2021: aquisição inicial de 124 caminhões Scania a gás (GNV/Biometano);
  • 2023: novo pedido de mais 124 unidades, totalizando 248 veículos;

Os veículos a gás são destinados a médias e longas distâncias e podem rodar tanto com GNV quanto com biometano — este último 100% renovável, produzido a partir de resíduos orgânicos.

A empresa busca parcerias para ampliar o acesso ao biometano, reduzindo ainda mais sua pegada de carbono.

Seminário
Inscrição pelo Sympla

Caminhões elétricos

  • XCMG (2024): compra de 10 caminhões pesados elétricos 6×4 E7-49T, com capacidade de até 49 toneladas e autonomia de 150 km. A frota elétrica da empresa já ultrapassava 55 veículos naquele período.
  • Volvo (2024): início da operação de cinco caminhões FM Electric, em modelo de locação via Locadora Volvo, com manutenção, conectividade e treinamento inclusos. Potência de 660 cv e autonomia de até 300 km.
  • Scania (2024/2025): aquisição do primeiro caminhão elétrico Scania do Brasil, além do anúncio de 100 novos veículos durante a Fenatran, sendo 40 a gás e 60 modelos Super e Plus.

Mais do que modernizar sua frota, a Reiter Log vem firmando parcerias com clientes que também têm metas de descarbonização, como a Suzano. O objetivo é alinhar estratégias e viabilizar o uso de veículos elétricos e movidos a biometano em operações logísticas de grande escala.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui