Transportadora gaúcha reforça liderança na logística verde com empréstimo de R$ 85 milhões para ampliar frota elétrica e a gás, mirando neutralidade de carbono até 2035
Dentro da estratégia de apoiar setores-chave da economia em sua transição para modelos mais sustentáveis, o Bradesco estruturou recentemente duas operações de crédito rotuladas como ESG, voltadas para empresas da logística e da construção. No setor de transportes, a protagonista foi a Reiter Log, que recebeu um empréstimo verde de R$ 85 milhões destinado à aquisição de caminhões elétricos e movidos a biometano.
A operação financeira foi moldada às necessidades específicas da transportadora e está integrada ao programa Logística Verde, criado pela Reiter Log para reduzir a pegada de carbono das cadeias logísticas de seus clientes. O objetivo é ousado: atingir 100% da frota com combustíveis alternativos até 2035.
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Fundada em 2008, no Rio Grande do Sul, a Reiter Log atua em todo o território nacional e em países vizinhos como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, com infraestrutura que permite atendimento personalizado e escolha do modal mais adequado para cada cliente.
Reconhecida pelo pioneirismo em logística verde, a companhia afirma contar com a maior frota sustentável do Brasil. A trajetória da empresa é marcada por investimentos de peso na substituição da frota a diesel por veículos menos poluentes.
Caminhões a gás
- 2021: aquisição inicial de 124 caminhões Scania a gás (GNV/Biometano);
- 2023: novo pedido de mais 124 unidades, totalizando 248 veículos;
Os veículos a gás são destinados a médias e longas distâncias e podem rodar tanto com GNV quanto com biometano — este último 100% renovável, produzido a partir de resíduos orgânicos.
A empresa busca parcerias para ampliar o acesso ao biometano, reduzindo ainda mais sua pegada de carbono.

Caminhões elétricos
- XCMG (2024): compra de 10 caminhões pesados elétricos 6×4 E7-49T, com capacidade de até 49 toneladas e autonomia de 150 km. A frota elétrica da empresa já ultrapassava 55 veículos naquele período.
- Volvo (2024): início da operação de cinco caminhões FM Electric, em modelo de locação via Locadora Volvo, com manutenção, conectividade e treinamento inclusos. Potência de 660 cv e autonomia de até 300 km.
- Scania (2024/2025): aquisição do primeiro caminhão elétrico Scania do Brasil, além do anúncio de 100 novos veículos durante a Fenatran, sendo 40 a gás e 60 modelos Super e Plus.
Mais do que modernizar sua frota, a Reiter Log vem firmando parcerias com clientes que também têm metas de descarbonização, como a Suzano. O objetivo é alinhar estratégias e viabilizar o uso de veículos elétricos e movidos a biometano em operações logísticas de grande escala.


