Uma nova etapa da mobilidade sustentável começou a ganhar força na Baixada Santista com ônibus rodoviário elétrico. A parceria entre a montadora chinesa Higer e a Viação Ultra, integrante do grupo Metrópole Paulista, colocou em operação o primeiro ônibus 100% elétrico em uma linha rodoviária regular que cruza a Serra do Mar. A novidade atende a rota entre São Paulo, Santos e São Vicente, com embarque e desembarque na Rodoviária do Jabaquara, na Zona Sul da capital paulista.
De acordo com a operadora, essa iniciativa é uma evolução natural das experiências bem-sucedidas já realizadas em operações urbanas do grupo. “Decidimos aplicar também em uma realidade que conhecemos, sabendo que é uma linha complicada por ter descida e subida de serra, além de trânsito intenso”, explicou Antonio Carlos Kazmoz, gerente geral da Viação Metrópole Paulista, em comunicado. O executivo afirma que os resultados iniciais são promissores: os passageiros têm elogiado o conforto e o silêncio do veículo, enquanto os motoristas destacam a suavidade na condução e a regeneração de energia das baterias como um diferencial positivo.
O ônibus elétrico FE10BR, da Higer, realiza três viagens diárias entre o litoral e a capital, percorrendo cerca de 220 quilômetros por dia. A operação tem se mantido eficiente, com o veículo completando o trajeto de ida e volta com uma única carga. A média de consumo registrada é de 0,74 kWh por quilômetro.
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Kazmoz adianta que o grupo pretende expandir os testes para trajetos mais longos: “Acreditamos que ainda podemos melhorar à medida que aprimoramos a dirigibilidade do carro. Queremos, agora, experimentar outras condições, como as linhas mais longas ligando São Paulo ao Guarujá e Bertioga”.
Modelo rodoviário com conforto e tecnologia
Projetado para o transporte rodoviário, o modelo FE10BR tem 10,76 metros de comprimento, capacidade para 41 passageiros mais o motorista e velocidade máxima de 90 km/h. O conjunto é impulsionado por um motor DANA TM4 com potência máxima de 350 kW e torque de até 3.000 Nm. A bateria CATL LFP, com capacidade de 385 kWh, oferece autonomia estimada de até 450 quilômetros, com tempo de recarga entre 2 e 3 horas, dependendo do sistema utilizado (GBT ou CSS2).
Entre os destaques do modelo estão a suspensão pneumática com sistema de ajoelhamento para facilitar o embarque, freios a disco com ABS, EBS e ESC, câmera de ré e pneus 295/80R22,5. A acessibilidade também é garantida com recursos modernos para o embarque de passageiros com mobilidade reduzida.

No quesito conforto, o ônibus não deixa a desejar: possui ar-condicionado ecológico, poltronas revestidas em couro com maior distanciamento lateral, banco pneumático para o motorista, conectores USB em todos os assentos, geladeira frontal, wi-fi e sistema de áudio e vídeo como opcionais.

Sustentabilidade e inovação em foco
A entrada do ônibus elétrico na linha São Paulo–Santos–São Vicente representa um passo importante para a descarbonização do transporte rodoviário de passageiros no Brasil, especialmente em rotas com grande fluxo e exigência técnica. Com autonomia, conforto e menor impacto ambiental, a iniciativa reforça a viabilidade da eletrificação também fora dos centros urbanos, promovendo uma mobilidade mais limpa, silenciosa e eficiente.
A Higer e a Viação Ultra apostam que o sucesso do projeto pode abrir caminho para novas aplicações em corredores rodoviários no estado de São Paulo e outras regiões do país. O futuro do transporte rodoviário passa, cada vez mais, por soluções sustentáveis — e ele já começou a subir e descer a Serra do Mar.


