segunda-feira, dezembro 15, 2025

Primeiro ônibus rodoviário elétrico começa a operar em linha regular em SP

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Uma nova etapa da mobilidade sustentável começou a ganhar força na Baixada Santista com ônibus rodoviário elétrico. A parceria entre a montadora chinesa Higer e a Viação Ultra, integrante do grupo Metrópole Paulista, colocou em operação o primeiro ônibus 100% elétrico em uma linha rodoviária regular que cruza a Serra do Mar. A novidade atende a rota entre São Paulo, Santos e São Vicente, com embarque e desembarque na Rodoviária do Jabaquara, na Zona Sul da capital paulista.

De acordo com a operadora, essa iniciativa é uma evolução natural das experiências bem-sucedidas já realizadas em operações urbanas do grupo. “Decidimos aplicar também em uma realidade que conhecemos, sabendo que é uma linha complicada por ter descida e subida de serra, além de trânsito intenso”, explicou Antonio Carlos Kazmoz, gerente geral da Viação Metrópole Paulista, em comunicado. O executivo afirma que os resultados iniciais são promissores: os passageiros têm elogiado o conforto e o silêncio do veículo, enquanto os motoristas destacam a suavidade na condução e a regeneração de energia das baterias como um diferencial positivo.

O ônibus elétrico FE10BR, da Higer, realiza três viagens diárias entre o litoral e a capital, percorrendo cerca de 220 quilômetros por dia. A operação tem se mantido eficiente, com o veículo completando o trajeto de ida e volta com uma única carga. A média de consumo registrada é de 0,74 kWh por quilômetro.

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Kazmoz adianta que o grupo pretende expandir os testes para trajetos mais longos: “Acreditamos que ainda podemos melhorar à medida que aprimoramos a dirigibilidade do carro. Queremos, agora, experimentar outras condições, como as linhas mais longas ligando São Paulo ao Guarujá e Bertioga”.

Modelo rodoviário com conforto e tecnologia

Projetado para o transporte rodoviário, o modelo FE10BR tem 10,76 metros de comprimento, capacidade para 41 passageiros mais o motorista e velocidade máxima de 90 km/h. O conjunto é impulsionado por um motor DANA TM4 com potência máxima de 350 kW e torque de até 3.000 Nm. A bateria CATL LFP, com capacidade de 385 kWh, oferece autonomia estimada de até 450 quilômetros, com tempo de recarga entre 2 e 3 horas, dependendo do sistema utilizado (GBT ou CSS2).

Entre os destaques do modelo estão a suspensão pneumática com sistema de ajoelhamento para facilitar o embarque, freios a disco com ABS, EBS e ESC, câmera de ré e pneus 295/80R22,5. A acessibilidade também é garantida com recursos modernos para o embarque de passageiros com mobilidade reduzida.

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No quesito conforto, o ônibus não deixa a desejar: possui ar-condicionado ecológico, poltronas revestidas em couro com maior distanciamento lateral, banco pneumático para o motorista, conectores USB em todos os assentos, geladeira frontal, wi-fi e sistema de áudio e vídeo como opcionais.

ônibus rodoviário elétrico
Painel do Higer rodoviário

Sustentabilidade e inovação em foco

A entrada do ônibus elétrico na linha São Paulo–Santos–São Vicente representa um passo importante para a descarbonização do transporte rodoviário de passageiros no Brasil, especialmente em rotas com grande fluxo e exigência técnica. Com autonomia, conforto e menor impacto ambiental, a iniciativa reforça a viabilidade da eletrificação também fora dos centros urbanos, promovendo uma mobilidade mais limpa, silenciosa e eficiente.

A Higer e a Viação Ultra apostam que o sucesso do projeto pode abrir caminho para novas aplicações em corredores rodoviários no estado de São Paulo e outras regiões do país. O futuro do transporte rodoviário passa, cada vez mais, por soluções sustentáveis — e ele já começou a subir e descer a Serra do Mar.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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