Goiânia entra para a história da eletromobilidade urbana mundial. A capital goiana recebeu nesta quinta-feira (30) a primeira frota de articulados e biarticulados 100% elétricos do mundo em operação regular. No total, são 21 ônibus Volvo BZRT entregues à concessionária Metrobus, sendo 16 articulados e 5 biarticulados, todos equipados com carrocerias Marcopolo Attivi Express.
O evento de entrega, realizado na sede da Metrobus, contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, do prefeito Sandro Mabel, de executivos da Volvo e da Marcopolo. Durante o evento, também foi inaugurado a maior estação de carregamento de baterias para veículos pesados, com capacidade para recarregar as baterias de 46 ônibus simultaneamente.
Leia também:
- Caminhões e ônibus fecham 2025 sob pressão dos juros, aponta Anfavea
- Exportações de ônibus crescem 33,8% em 2025 e Chile amplia compras de micro-ônibus Volare para mineração
“Temos orgulho de participar desta nova fase do transporte público de Goiânia. É o início de uma era de zero emissões e alto conforto para os passageiros”, destacou André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.
Integração dentro da indústria brasileira
Os veículos foram produzidos no Brasil, com chassis fabricados na planta da Volvo em Curitiba (PR) e carrocerias desenvolvidas pela Marcopolo, em Caxias do Sul (RS).
Os novos biarticulados medem 28 metros de comprimento e têm capacidade para 250 passageiros. Os articulados, com 21 metros, transportam até 180 pessoas. Ambos os modelos contam com motores elétricos duplos de 200 kW cada (total de 400 kW, equivalentes a 540 cv), podendo receber até oito baterias com capacidade total de 720 kWh.
Além do desempenho, o conforto interno recebeu atenção especial. Os ônibus Attivi Express contam com piso amadeirado, iluminação full LED, poltronas estofadas com entradas USB, ar-condicionado e sistemas de acessibilidade com rampas e elevador. Há ainda câmeras embarcadas e tecnologia de reconhecimento facial para monitoramento dos passageiros, reforçando a segurança.
Segurança ativa
Os ônibus elétricos BZRT seguem o conceito Volvo Safety Vision – Zero Acidentes, incorporando recursos como câmeras de visão ampliada, sensores frontais e laterais contra colisões, leitura automática de placas de trânsito e assistência de direção Volvo Dynamic Steering (VDS), que aumenta a precisão e reduz o esforço do motorista.
A operação comercial foi conduzida pela concessionária Suécia Veículos, representante Volvo na região, com apoio da Volvo Financial Services, responsável pelo financiamento dos chassis por meio do Banco Volvo. O fornecimento das carrocerias teve intermediação da Topline, representante Marcopolo em Goiás.
Para Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais e Marketing da Marcopolo, o projeto reafirma o protagonismo da empresa na transição para uma mobilidade de baixo impacto ambiental: “Os Attivi Express mostram a capacidade da Marcopolo em desenvolver soluções inovadoras que unem sustentabilidade, tecnologia e conforto”.


