sexta-feira, dezembro 5, 2025

Por dentro da bateria Blade: a tecnologia que equipa os novos ônibus elétricos da BYD no Brasil

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A BYD Brasil anuncia a produção dos chassis de ônibus da marca com bateria Blade. A fabricante chinesa não apenas utiliza a tecnologia em seus próprios modelos, mas também fornece a solução para outras gigantes do setor por meio da sua subsidiária FinDreams Battery. Nomes como Weichai, em caminhões leves, e XCMG, em veículos pesados e máquinas de construção com sistema de troca rápida, já apostam na Blade. Até Tesla e Toyota incorporaram a inovação em alguns de seus modelos.

No transporte coletivo brasileiro, a tecnologia estreia equipando toda a linha de ônibus elétricos da marca. Produzida com células LFP (lítio-ferro-fosfato) dispostas horizontalmente — uma solução que inspira o próprio nome “Blade” (lâmina) —, a bateria combina rigidez estrutural, alta segurança e eficiência no aproveitamento de espaço. Testes extremos, como perfuração por prego e aquecimento a 300 °C, comprovaram que ela mantém estabilidade térmica e elimina riscos de incêndio ou explosão, superando padrões internacionais.

Autonomia

Nos modelos BC12, a capacidade varia entre 425 e 499 kWh; no BC22, vai de 542 a 642 kWh, garantindo autonomias de 270 a 350 km e recargas completas em até duas horas com carregamento rápido. Os chassis com a Blade serão montados na fábrica de Campinas (SP), e a produção local dos packs começa em 2026, em Manaus.

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Marcello Schneider, diretor de Veículos Comerciais e da Divisão Solar da BYD Brasil

O ganho ambiental é significativo: cada ônibus equipado com a Blade evita cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano — o equivalente ao plantio de 847 árvores — e pode operar por até 15 anos, frente à média de 10 anos dos modelos a diesel. “A Blade é um divisor de águas em desempenho, eficiência e inovação. Ver essa tecnologia chegar aos ônibus é motivo de orgulho e um passo decisivo para transformar o transporte coletivo em algo mais limpo e acessível”, afirma Marcello Schneider, diretor de Veículos Comerciais e da Divisão Solar da BYD Brasil.

E qual diferença da nova bateria Blade para utilizada atualmente nos modelos BYD, a LiFePO4?

LiFePO₄: Esta é a fórmula química para o fosfato de ferro-lítio. Na nomenclatura científica, o símbolo ‘Li’ representa o lítio, ‘Fe’ o ferro, ‘P’ o fósforo e ‘O₄’ o oxigênio, formando o composto.

LFP: Esta é a sigla (ou acrônimo) de Lítio-Ferro-Posfato, que é a tradução literal da fórmula química LiFePO₄.

Portanto, quando você vê o termo LFP ou LiFePO₄, ambos se referem exatamente à mesma química de bateria. As baterias Blade da BYD utilizam, de fato, células com essa composição química, que é a principal responsável por suas vantagens de segurança e longevidade em relação a outras baterias de íons de lítio. A bateria Blade, portanto, não é um novo tipo de química, mas sim uma inovação no design estrutural das células LFP, que são longas e finas como lâminas e dispostas horizontalmente.

 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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