sexta-feira, dezembro 13, 2024

Novo VW Constellation 33.260 8×4 para construção civil em análise técnica

Conheça mais, tecnicamente, o novo VW Constellation 33.260 8×4. O modelo foi apresentado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) na 15ª edição do Concrete Show realizado em paralelo a Lat.Bus, entre os dias 6 e 8 de agosto no São Paulo Expo. Agora, a empresa confirma o lançamento comercial do veículo e o Frota News apresenta o modelo de forma mais detalhada, com sua ficha técnica ampliada. 

O modelo faz parte da linha de caminhões vocacionais da VWCO, um braço forte de customização de modelos tanto para o mercado interno, como para o externo. Recentemente, a montadora ampliou sua linha vocacional com o lançamento do VW Constellation 33.260 8×4, um modelo especialmente projetado para o setor da construção civil. O novo veículo chega ao mercado com a promessa de entregar mais robustez, força e versatilidade, características indispensáveis para enfrentar as exigências desse ramo. 

Análise técnica  

O Volkswagen Constellation 33.260 8×4 é um caminhão robusto e confiável, ideal para operações pesadas e exigentes. Equipado com o motor MAN D0836LF18, este modelo oferece uma potência máxima líquida de 255 cv (191 kW) a 2.200 rpm, proporcionando um desempenho sólido para enfrentar as mais variadas condições de trabalho. 

O torque máximo líquido de 950 Nm, disponível entre 1.000 e 1.800 rpm, garante força significativa para cargas pesadas e terrenos difíceis, assegurando que o Constellation 33.260 mantenha a eficiência e a estabilidade necessárias dentro do limite do seu PBT de 29.000 kg. Na aplicação que o VW Constellation 33.260 8×4 se propõe em ambientes de baixa velocidade, o torque se torna mais importante ainda, sendo uma alternativa interessante em vez do modelo com potência de 320 cv ou 380 cv, também disponíveis na família Constellation para quem precisa unir força e velocidade na operação.

VW Constellation 33.260
Fonte: VWCO

Este caminhão é equipado com a transmissão ZF 9S 1310 TD, conhecida por sua durabilidade e precisão. Com um Peso Bruto Total (PBT) homologado de 29.000 kg, o Constellation 33.260 8×4 é projetado para suportar grandes volumes e pesos, tornando-se uma escolha ideal para transporte de cargas pesadas e operações logísticas exigentes. Poderia haver a opção de transmissão automática ou automatizada, no entanto, o mercado pode sinalizar esta necessidade para a fabricante, que pode trazer mais conforto e segurança para o motorista.

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 O VW Constellation 33.260 8×4 foi concebido com tração 8×4, entre-eixo reduzido e suspensão reforçada, características que garantem durabilidade e alto desempenho em terrenos acidentados e em obras de construção civil. A configuração do modelo também assegura uma melhor distribuição e uma maior capacidade de carga, atendendo às necessidades específicas dos profissionais do setor. 

VW Constellation 33.260
Fonte: VWCO

Análise das principais características 

  1. Tração 8×4: Essa configuração oferece maior aderência e estabilidade, essencial para terrenos acidentados e operações que exigem alta capacidade de carga.
  2. Entre-eixos reduzidos: Facilita a manobrabilidade em espaços confinados, como canteiros de obras e áreas urbanas, permitindo que o caminhão se mova com mais facilidade em locais estreitos e com maior concentração de carga.
  3. Suspensão reforçada: Garante durabilidade e alto desempenho, mesmo em condições adversas, aumentando a vida útil do veículo e reduzindo a necessidade de manutenção frequente.
  4. Suspensão dianteira: Eixo rígido, molas parabólicas com amortecedores
    hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra
    estabilizadora.
  5. Suspensão traseira: Tandem tipo bogie com molas semielípticas
    invertidas, com ação progressiva e amortecedores
    hidráulicos telescópicos de dupla ação.
  6. Chassi: cada, longarinas duplas reforço em “C”, superfície plana,
    perfil “U” constante, rebitado e parafusado, com aço LNE 280 (longarinas e reforços).
  7. Sistema de freios: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras
    com ABS + EBD (sistema eletrônico de distribuição de força) + ATC (controle de tração) + HSA (auxílio de partida em rampa) + ESC (controle de estabilidade) e freio motor de cabeçote.

Confira todas as principais medidas:

VW Constellation 33.260
Fonte: VWCO

“Desenvolvemos o caminhão em estreita colaboração com muitos clientes do ramo, buscando atender às suas necessidades e cumprir com as normas da legislação brasileira. Como a cada novo projeto, foi um trabalho de bastante escuta e pesquisa. Com base nessas informações, o time se dedicou a entregar um produto que supere expectativas e performe de maneira excelente em campo”, explica Paulo Perin, supervisor de Engenharia de Veículos Especiais da Volkswagen Caminhões e Ônibus. 

 Um dos grandes diferenciais do VW Constellation 33.260 8×4 é a sua excelente manobrabilidade. Com um raio de giro reduzido, o caminhão se movimenta com agilidade em espaços confinados, como canteiros de obras, subsolos e áreas urbanas. Para garantir a segurança dos operadores e a eficiência das operações, o veículo vem equipado com freios ABS, controle de tração e assistência de partida em rampa. A cabine, projetada com foco na ergonomia, oferece acessibilidade, maior conforto e ampla visibilidade, o que contribui para reduzir a fadiga do motorista e aumentar a produtividade. 

Outro ponto de destaque dos caminhões VW vocacionais é que eles saem de fábrica já prontos para a instalação de implementos, o que reduz o tempo e o investimento necessário para essa etapa, além de diminuir os custos operacionais. Em 2023, a Volkswagen Caminhões e Ônibus liderou o mercado de implementações destinadas a diferentes segmentos, de acordo com dados da Associação Nacional de Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir). A marca foi responsável por 36,7% do volume total de veículos emplacados pelos associados, totalizando mais de 22.200 unidades. 

Ainda de acordo com a Anfir, de janeiro a julho de 2024, foram comercializados 4.421 basculantes sobre chassi e 973 betoneiras. Os modelos mais comuns para o setor de construção civil, além de modelos mais específicos, como guindastes e outros. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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