quarta-feira, outubro 30, 2024

Nova Geração do Renault Kangoo E-Tech 100% Elétrico no Brasil

O furgão Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico lançado no Brasil compete em posição intermediária entre de capacidade de carga entre 3,3 m³ (BYD eT3) e os modelos irmãos da Stellantis (Fiat e-Scudo, Citroën Ë-Jumpy e Peugeot e-Expert) de 6,1 m³. No entanto, o novo Kangoo elétrico chega com preço, eficiência e uma ampla lista de equipamentos que o torna mais competitivo entre os modelos para entregas urbanas.

O preço do furgão elétrico da Renault é de R$ 259.990, o mesmo preço do BYD eT3, e cerca de R$ 70 mil mais barato do que os modelos de 6,1 m³. O primeiro lote de 200 unidades do Kangoo elétrico importado da França já foi comercializado e o próximo chega somente no início do próximo ano.

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O foco principal da Renault é empresas tem objetivos de redução do impacto ambiental e agenda ESG (boas práticas ambiental, social e governança corporativa). E vale lembrar que essas empresas contam com linhas de créditos com juros menores para compra de veículos para frotas sustentáveis.

O novo E-Tech substitui a geração lançada no Brasil em 2013, o Kangoo Z.E., que teve 100 mil unidades vendidas no mundo e 600 no Brasil, sendo 450 para o Mercado Livre.

“O Kangoo é um veículo emblemático para a Renault em todo mundo e, no Brasil, sua versão elétrica é reconhecida por grandes empresas que buscam atingir seus objetivos de descarbonização por sua praticidade, baixo custo de operação e por todo o suporte que a marca oferece, por meio de sua Rede Pro+”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

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Características técnicas

O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico vem equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgfm (245 Nm) de torque instantâneo. A nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes, possui autonomia de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e autonomia no ciclo urbano de até 329 km e de 300 km no ciclo combinado, conforme a norma do INMETRO (SAE J1634).

Aldo Costa, diretor de Marketing da Renault Brasil, destaca que a bateria possui sistema de refrigeração líquida e resistência elétrica, permitindo a utilização na zona de temperatura adequada, mantendo assim a sua autonomia e reduzindo o tempo de carregamento. As baterias têm garantia de oito anos ou 160.000 km. Durante este intervalo, eles são substituídos gratuitamente se a sua capacidade diminuir para menos de 70% do seu valor nominal (SOC).

Renault Kangoo E-Tech
Kangoo traz porta lateral mais larga. A bateria pode ser carregada em diferentes sistemas

Modos de frenagem regenerativa

Comparada a geração anterior, a bateria possui maior capacidade, de 45 kWh, anteriormente 33 kWh), refrigeração líquida, o que ampliou a autonomia e permitiu, também, um aumento da garantia, de cinco para oito anos.

O modo Eco, que limita a potência e a velocidade máxima do veículo, ajuda a otimizar a autonomia geral e pode ser utilizado ao transportar uma carga leve.

O condutor pode escolher entre três modos de frenagem regenerativa:

  • Cruzeiro (indicador luminoso B1): modo regenerativo limitado, adequado para condução em rodovias e vias rápidas
  • Drive (B2): modo regenerativo padrão para uso versátil com uma sensação de motor à combustão ao pisar no acelerador
  • Freio (B3): modo regenerativo máximo para uso em engarrafamentos e trechos de serra.

No novo Kangoo E-Tech, a frenagem hidráulica convencional é assistida por um sistema ARB (Adaptive Regenerative Brake System), que maximiza a quantidade de energia recuperada independentemente do regime de frenagem selecionado.

A gama de combinações de modo de condução/regime de frenagem regenerativa significa que os condutores podem escolher entre seis estilos de condução diferentes para um conforto e autonomia, consoante a utilização específica do veículo e as condições de trânsito.

As informações relativas ao modo de condução selecionado e gerenciamento de energia elétrica são exibidas em uma tela digital colorida de 4,2 polegadas (10,67 cm) no centro do painel.

Carregadores

Para recuperar, o novo Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece as seguintes opções de carregamento:

  • Carregamento de 2,3 kW para carregamento em tomadas domésticas de 220 volts e tempo 16h50 para o carregamento de até 80% da bateria.
  • Carregamento trifásico AC (corrente alternada) de 3,7 kW até 22 kW, configurado para carregamento em postos públicos e wallboxes.
  • Carregador rápido DC de 80 kW (corrente contínua) para carregadores ultrarrápidos de rodovias, com tempo de 30 minutos para carregamento de até 80%.

A bateria do novo Kangoo E-Tech leva 2h40 (02h30) para passar de 15% a 80% de carga quando conectada a uma Wallbox de 11 kW e menos de seis horas em uma Wallbox de 7,4 kW. O Kangoo E-Tech também pode ser recarregado em uma tomada doméstica padrão ABNT em 220 volts com o uso de um carregador portátil, comercializado separadamente como acessório.

Compartimento de carga

O espaço volumétrico de carga é de 4,3 m³, de peso de 800 kg e de reboque de 1.500 kg. As medidas internas são de 2,2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1,3 metro de altura. A área de carga possui portas traseiras 1/3 – 2/3 que podem abrir de 90.º a 180.º. A sua porta lateral deslizante extralarga (864 mm) permite a acomodação de grandes objetos e facilidade de carga e descarga em centros urbanos. No novo Kangoo a bitola traseira e mais larga que a anterior para oferecer mais espaço de carga.

As fechaduras das portas lateral e traseiras foram removidos para aumentar a resistência à intrusão e ao roubo. Um sistema de travamento oferece um nível mais alto de proteção: os controles internos de destravamento das portas só ativam-se se a chave for utilizada. Com isso, em caso de arrombamento da cabine, a área de carga permanece fechada.

Renault Kangoo E-Tech
Traseira conta com lanternas em LED. Fotos: Marcelo Machado de Melo/Renault

Equipamentos de segurança

Os ocupantes também viajarão com toda a segurança, pois o Kangoo E-Tech está equipado com diversas tecnologias, incluindo quatro airbags, controles de tração e estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA). Além disso, uma estrutura de alta resistência abriga a bateria, que possui um plugue de desconexão do sistema de alta voltagem e um dispositivo de extinção rápida de incêndio. Esse dispositivo contém um disco de ruptura que se rompe com a pressão da mangueira dos bombeiros, inundando o interior da bateria e auxiliando na contenção das chamas.

Os espelhos laterais mais largos (+35 mm de comprimento e +22 mm de largura) melhoram a visibilidade traseira em 35%.

Interior mais equipado

Claro! Aqui está a frase na voz ativa:

Atualizaram o interior com um painel horizontal e um novo volante que abriga os controles principais. O banco do motorista é regulável em altura e profundidade. O volante também é ajustável em altura e profundidade, para maior conforto em longas jornadas.

A cabine dispõe de amplo espaço com mais espaço para objetivos, como a bandeja de teto, área central do painel, nas porta e compartimento fechado do lado do motorista.

Para melhorar o conforto a bordo e reduzir o cansaço durante as jornadas, concebemos a acústica para reduzir as perturbações sonoras: reforçamos o isolamento acústico do painel e dos painéis das portas, aumentamos a espessura dos vidros (+11%) e utilizamos estofamento de espuma, entre outras medidas.

A acústica do sistema de som também foi aprimorada com dois alto-falantes nos painéis das portas e dois alto-falantes na base do para-brisa. Reformularam os dutos de ar para distribuir o fluxo de ar de forma mais uniforme entre as aberturas laterais e centrais. A fim de impedir a entrada de poluição externa, o Kangoo está equipado com ar-condicionado digital automático, com filtro de pólen integrado.

Multimídia

O Kangoo E-Tech 100% elétrico também vem equipado com o novo sistema multimídia Renault EASY LINK e tela de 8” para maior comodidade. O Renault EASY LINK, bem como, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, pode ser ativado por voz. Dessa forma, há acesso à todas as funcionalidades multimídia, navegação e infotainment. O motorista também pode fazer e receber chamadas usando o volante, a tela sensível ao toque ou comandos de voz, com o fim de, ouvir e ditar mensagens de texto.

Um suporte para smartphones. Ele pode colocar-se na frente do motorista, à esquerda ou à direita (dependendo se ele é destro ou canhoto). Assim permite a acomodação correta do aparelho e conta com tomada USB. Bem como, o carregamento para automaticamente quando a bateria está cheia, eliminando o risco de sobrecarga.

Ademais, o Kangoo E-Tech conta ainda com sensores de chuva e luminosidade, além de vidros e travas elétricas.

Custo operacional

Apesar do investimento inicial maior em veículo elétrico, ao passo que, pode ser até o dobro em relação a um veículo a gasolina. E mesmo com o custo do sistema de carregamento, assim como, o custo operacional é muito mais baixo em toda a vida útil do furgão elétrico.

Segundo a Renault, o Kangoo E-Tech possui, acima de tudo, um baixo custo por quilômetro rodado. De R$ 0,15 (contra R$ 0,50 de um modelo similar à combustão), além disso, um custo 45% menor nos valores das seis primeiras revisões. Certamente, este custo é ainda menor para quem possui produção de energia elétrica própria. A mais comum é a usina de painéis solares, por exemplo, ou aquisição de energia renovável no mercado livre.

Além disso, por ser elétrico, possui isenção de IPVA em alguns estados. Assim como, não possui rodagem restrita em capitais que adotam o rodízio veicular, reduzindo significativamente o custo total de rodagem.

“A Renault possui grande experiência no desenvolvimento, ao mesmo tempo, fabricação e comercialização de veículos elétricos. Decerto, esse pioneirismo nos permite oferecer soluções para empresas com objetivos de redução do impacto ambiental”, afirma Alex Dias, diretor para vendas a empresas da Renault do Brasil.

Disponível em versão única, o Kangoo E-Tech está disponível em duas cores: Branco Glacier e Cinza Urban. O modelo equipa rodas de aço de 16 polegadas (40,64 cm) com o preço sugerido de R$ 259.990. Ao mesmo tempo, a Renault conta com 270 concessionárias em todo o Brasil. 43 são da rede Renault Pro+, ou seja, com áreas especializadas para atendimento exclusivo aos modelos comerciais da marca. Ademais, também há 45 concessionárias Full E-Tech, especializadas no atendimento aos modelos elétricos.

Evolução Kangoo Z.E vs. E-Tech

Por fim, o novo Kangoo teve uma evolução notável em diversos aspectos, como mostra a tabela abaixo:

Renault Kangoo E-Tech
Fonte: Renault Brasil

 

 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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