A Ford inicia a venda nova Ranger e redefine os padrões do segmento
As versões topo de linha, XLT e Limited, são as primeiras da Ford Ranger a serem lançadas neste mês de junho. Esta nova geração do modelo representa um salto em termos de qualidade, desempenho, capacidade, design, segurança, conforto, dirigibilidade, tecnologia e conectividade.
Ambas as versões vêm equipadas com um motor diesel V6 3.0 de 250 cv e 600 Nm de torque. A transmissão é transmissão automática de 10 velocidades. Os preços iniciais são de R$ 289.990 e R$ 319.990, respectivamente.
Os aprimoramentos da Nova Ford Ranger
“A Ford é uma autoridade global em picapes e utilizou toda a sua experiência de mais de 100 anos no segmento para criar a Nova Ranger”, afirma Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul. “Esta picape foi desenvolvida sem fazer concessões, trazendo inovação em todos os aspectos e estabelecendo um novo padrão para a categoria. Ela reforça o papel da Ranger como referência entre as picapes médias, oferecendo potência, tecnologia e desempenho incomparáveis.”
A Nova Ranger 2024 apresenta uma série de aprimoramentos em relação ao modelo anterior. A suspensão, direção e freios foram refinados, proporcionando uma dirigibilidade ainda mais suave e confortável em diversos tipos de terrenos. Além disso, a picape conta com um design moderno e robusto, com linhas aerodinâmicas e detalhes sofisticados que conferem um visual impactante.
Conectividade
No interior, a Ranger oferece um ambiente superior e tecnologia avançada. O destaque fica por conta da multimídia com uma tela vertical de 12 polegadas, que oferece uma interface intuitiva e de fácil navegação. Além disso, a conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay permite que os usuários sincronizem seus smartphones e desfrutem de todos os recursos de entretenimento e comunicação enquanto estão a bordo.
A segurança também é uma prioridade na Nova Ranger. A picape vem equipada com tecnologias já utilizadas em veículos da mesma faixa de preço, como o piloto automático adaptativo com função para e anda (muito útil em engarrafamentos), que ajusta automaticamente a velocidade de acordo com o tráfego, e o assistente de frenagem de ré, que auxilia o motorista em manobras de estacionamento.
Segurança
Além disso, o monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque e as câmeras 360° proporcionam uma visão ampla e clara do ambiente ao redor do veículo, aumentando a segurança durante as manobras.
A Nova Ranger também se destaca pela sua capacidade de carga e tração. Com um sistema de tração 4WD inédito, segundo a fabricante. Além disso, o motor diesel V6 3.0 proporciona uma potência, com torque de 600 Nm, o mesmo de um caminhão médio, como o VW Delivery 13.180 6×2 e com capacidade de 13.200 kg de PBT.
Mercado
O mercado de picapes total nos cinco primeiros meses de 2023 foi de 144.342 unidades, sendo que 55.995 foram de picapes pequenas, como a Fiat Strada, líder deste subsegmento com 41.521 emplacamentos. E 88.347 unidades foram de picapes médias e grandes.
Entre as picapes médias, a Ford Ranger foi a terceira mais vendida nos primeiros cinco meses de 2023, atrás apenas da líder Toyota Hilux e da Chevrolet S10. Foram 6.901 unidades emplacadas de janeiro a maio deste ano. A expectativa para até o final de 2023, após o início das vendas da nova geração, é de que esses números sejam maiores para a picape fabricada na vizinha Argentina, na planta de Pacheco.
Tamanho intermediário
A picape traz um design totalmente renovado, inspirado nas irmãs Maverick e F-150. Em tamanho, a Ranger ocupada uma posição intermediária entre essas duas outras opções da marca.
Leia também: avaliação da Ford Maverick
A dianteira tem uma grade ampla com uma barra horizontal que invade os faróis em forma de grampo, de LED matriciais. A traseira tem lanternas e tampa da caçamba cheias de vincos. As rodas podem ser de até 20 polegadas (50,8 cm), dependendo da versão.
Por dentro, a nova Ranger oferece um acabamento primoroso, com bancos de couro e um painel digital de 12,4 polegadas (31,5 cm). Certamente, a central multimídia também é de 12 polegadas (30,48 cm). Aliás, ela fica na posição vertical, e conta com o sistema SYNC 4, que permite controlar diversos parâmetros da picape, como as câmeras 360.º, as luzes externas e os modos off-road.
Motores da Nova Ford Ranger
Por fim, em termos de motorização, a Ford anunciou três opções de motores turbodiesel: o V6 3.0 já citado e duas variações de um 2.0 de quatro cilindros em linha com uma ou duas turbinas. Além disso, eles ainda não divulgaram a potência e o torque dos motores 2.0.
Por que anunciar no Frota News?
Autor: Editor e Publisher