sexta-feira, fevereiro 21, 2025

Natura avança com sua frota movida a biometano em parceria com a Ultragaz 

É difícil dissociar a Natura do conceito de sustentabilidade, já que a empresa constantemente associa suas iniciativas a esse compromisso em suas estratégias de marketing. Agora, essa preocupação se estende também à logística. 

Em comunicado oficial, a Natura anunciou uma parceria com a Ultragaz para a construção de uma central de armazenagem e distribuição, que abastecerá caldeiras e caminhões de transporte de carga com biometano. A operação está prevista para iniciar em maio de 2025. 

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Esta iniciativa, bastante relevante, segue os passos de outras indústrias, como L’Oréal e PepsiCo, que já adotam práticas similares há alguns anos, demonstrando um avanço significativo no setor. 

O impacto do biometano

O objetivo da Natura é substituir combustíveis fósseis pelo biometano em suas caldeiras e operações logísticas, reduzindo em 20% as emissões de carbono do complexo industrial. A adoção desse gás renovável contribui para a economia circular, uma vez que é obtido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como lixo urbano, dejetos agrícolas e resíduos industriais. 

Reconhecido como uma alternativa sustentável, o biometano reduz a emissão de gases de efeito estufa e promove uma matriz energética mais limpa e diversificada. Segundo a Abiogás (Associação Brasileira do Biogás), seu uso fortalece a sustentabilidade ao transformar resíduos operacionais em energia renovável, mitigando os impactos das mudanças climáticas. 

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Frota Natura

A partir deste ano, a Natura passa a integrar o grupo de empresas que investem em soluções mais sustentáveis para a logística. De acordo com Josie Peressinoto Romero, vice-presidente de Operações e Logística da companhia, além dos benefícios ambientais, a iniciativa reduzirá custos tanto na produção de vapor quanto no abastecimento da frota. 

Segundo a empresa, inicialmente, são 28 cavalos mecânicos, sendo 20 que já operam com biometano e não precisarão mais ir até um posto externo para o abastecimento.

O investimento na nova frota faz parte das metas da Visão 2030 da companhia, e representa 35% de toda a sua logística de fretes pesados no país. Os caminhões fazem cerca de 1.250 viagens mensais no estado de São Paulo. Os veículos trabalham com o transporte unificado de coleta e entrega de matéria-prima, insumos e produtos acabados da Natura e da Avon, conectando fornecedores, fábricas, centros de distribuição e terceiros.

A unificação dos três circuitos logísticos da empresa foi um dos principais desafios do projeto, segundo Eduardo Sá, diretor executivo de Operações e Logística da Natura. Para atender à demanda e aos requisitos operacionais da companhia, a Reiter Log foi a transportadora escolhida para viabilizar a iniciativa. Além dos benefícios ambientais, a nova configuração da frota resultará em uma economia de aproximadamente R$ 1,2 milhão anuais com fretes.

“Pretendemos ampliar ainda mais a nossa frota verde. Estamos estudando a rota São Paulo-Minas Gerais para estabelecer um corredor verde com pontos de abastecimento”, revela Sá.

Josie Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura, reforça a importância do projeto para a agenda de baixo carbono da empresa. “Nosso compromisso é zerar as emissões líquidas de carbono nos escopos 1 e 2 e reduzir em 42% as emissões do escopo 3 até 2030, conforme a iniciativa Science Based Targets (SBTi). Implementar essa frota verde melhora a qualidade e segurança do serviço e contribui para um futuro mais sustentável”, destaca.

Josie reforça que essa medida faz parte de um plano estratégico mais amplo: 

“Temos um plano de transição climática ousado para zerar nossas emissões de carbono e um compromisso público de tornar a Natura um negócio totalmente regenerativo até 2050. Isso só será possível por meio do trabalho coletivo, mobilização e colaborações estratégicas. Estamos muito felizes com essa parceria com a Ultragaz, que está totalmente alinhada à nossa agenda de regeneração e ao crescimento do biometano no Brasil, impulsionado pela criação da Lei dos Combustíveis do Futuro e pelos novos incentivos públicos.” 

Erik Trench, diretor de gases renováveis da Ultragaz, também celebrou a parceria: 

“Estamos muito orgulhosos dessa colaboração com a Natura, que reafirma o papel do biometano como solução estratégica para diversificar a matriz energética nacional. A integração da solução fábrica-frota da Ultragaz, pioneira no Brasil, demonstra nosso compromisso em liderar a transição energética do setor produtivo, proporcionando uma alternativa eficiente, sustentável e sob medida para nossos clientes.” 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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