É difícil dissociar a Natura do conceito de sustentabilidade, já que a empresa constantemente associa suas iniciativas a esse compromisso em suas estratégias de marketing. Agora, essa preocupação se estende também à logística.
Em comunicado oficial, a Natura anunciou uma parceria com a Ultragaz para a construção de uma central de armazenagem e distribuição, que abastecerá caldeiras e caminhões de transporte de carga com biometano. A operação está prevista para iniciar em maio de 2025.
Esta iniciativa, bastante relevante, segue os passos de outras indústrias, como L’Oréal e PepsiCo, que já adotam práticas similares há alguns anos, demonstrando um avanço significativo no setor.
O impacto do biometano
O objetivo da Natura é substituir combustíveis fósseis pelo biometano em suas caldeiras e operações logísticas, reduzindo em 20% as emissões de carbono do complexo industrial. A adoção desse gás renovável contribui para a economia circular, uma vez que é obtido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como lixo urbano, dejetos agrícolas e resíduos industriais.
Reconhecido como uma alternativa sustentável, o biometano reduz a emissão de gases de efeito estufa e promove uma matriz energética mais limpa e diversificada. Segundo a Abiogás (Associação Brasileira do Biogás), seu uso fortalece a sustentabilidade ao transformar resíduos operacionais em energia renovável, mitigando os impactos das mudanças climáticas.
Frota Natura
A partir deste ano, a Natura passa a integrar o grupo de empresas que investem em soluções mais sustentáveis para a logística. De acordo com Josie Peressinoto Romero, vice-presidente de Operações e Logística da companhia, além dos benefícios ambientais, a iniciativa reduzirá custos tanto na produção de vapor quanto no abastecimento da frota.
Segundo a empresa, inicialmente, são 28 cavalos mecânicos, sendo 20 que já operam com biometano e não precisarão mais ir até um posto externo para o abastecimento.
O investimento na nova frota faz parte das metas da Visão 2030 da companhia, e representa 35% de toda a sua logística de fretes pesados no país. Os caminhões fazem cerca de 1.250 viagens mensais no estado de São Paulo. Os veículos trabalham com o transporte unificado de coleta e entrega de matéria-prima, insumos e produtos acabados da Natura e da Avon, conectando fornecedores, fábricas, centros de distribuição e terceiros.
A unificação dos três circuitos logísticos da empresa foi um dos principais desafios do projeto, segundo Eduardo Sá, diretor executivo de Operações e Logística da Natura. Para atender à demanda e aos requisitos operacionais da companhia, a Reiter Log foi a transportadora escolhida para viabilizar a iniciativa. Além dos benefícios ambientais, a nova configuração da frota resultará em uma economia de aproximadamente R$ 1,2 milhão anuais com fretes.
“Pretendemos ampliar ainda mais a nossa frota verde. Estamos estudando a rota São Paulo-Minas Gerais para estabelecer um corredor verde com pontos de abastecimento”, revela Sá.
Josie Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura, reforça a importância do projeto para a agenda de baixo carbono da empresa. “Nosso compromisso é zerar as emissões líquidas de carbono nos escopos 1 e 2 e reduzir em 42% as emissões do escopo 3 até 2030, conforme a iniciativa Science Based Targets (SBTi). Implementar essa frota verde melhora a qualidade e segurança do serviço e contribui para um futuro mais sustentável”, destaca.
Josie reforça que essa medida faz parte de um plano estratégico mais amplo:
“Temos um plano de transição climática ousado para zerar nossas emissões de carbono e um compromisso público de tornar a Natura um negócio totalmente regenerativo até 2050. Isso só será possível por meio do trabalho coletivo, mobilização e colaborações estratégicas. Estamos muito felizes com essa parceria com a Ultragaz, que está totalmente alinhada à nossa agenda de regeneração e ao crescimento do biometano no Brasil, impulsionado pela criação da Lei dos Combustíveis do Futuro e pelos novos incentivos públicos.”
Erik Trench, diretor de gases renováveis da Ultragaz, também celebrou a parceria:
“Estamos muito orgulhosos dessa colaboração com a Natura, que reafirma o papel do biometano como solução estratégica para diversificar a matriz energética nacional. A integração da solução fábrica-frota da Ultragaz, pioneira no Brasil, demonstra nosso compromisso em liderar a transição energética do setor produtivo, proporcionando uma alternativa eficiente, sustentável e sob medida para nossos clientes.”
A Frota News incentiva a educação no transporte:

Chegou a hora de dar o próximo passo! Fevereiro vem aí e as inscrições para os nossos cursos de formação e capacitação já estão abertas!