quarta-feira, julho 24, 2024
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Michelin apresenta nova geração de pneus Multi com três modelos: Z2, Z e D

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Reportagem: Juliana Manuela – Fotos: Divulgação/Michelin

A Michelin lançou nova linha de pneus X Multi para frotas de caminhões com design e recursos mais avançados do que a linha anterior, a Multi Z+. Os novos pneus são Z2, Z e D.  

Conforme a Confederação Nacional do Transporte (CNT), a qualidade dos pneus tem um impacto significativo no consumo de combustível e, consequentemente, na redução das emissões de CO₂ dos veículos. Pneus de qualidade podem reduzir as emissões de CO₂ de um caminhão em até 13%. Além disso, altos custos operacionais, acidentes e paradas não planejadas são problemas recorrentes para os operadores de frotas. A CNT relata que 50% dos custos variáveis, como diesel, pneus, manutenção e lubrificantes, são afetados pela qualidade dos pneus.

Avanços tecnológicos 

Para enfrentar essas questões e atender às necessidades dos operadores de frotas, a Michelin desenvolveu novas soluções com tecnologias melhores do que as das linhas anteriores. Vamos explorar as principais tecnologias utilizadas:

A tecnologia Regenion reduz o desgaste da banda de rodagem dos pneus, reduzindo a resistência ao rolamento e o consumo de combustível. Além disso, essa tecnologia mantém a aderência dos pneus ao longo de sua vida útil, aprimorando a segurança nas estradas.

A Infinicoil, presente nos pneus direcionais X Multi da Michelin, utiliza um cabo de aço único que envolve a carcaça do pneu. Isso proporciona maior resistência à sobrecarga, reduz o desgaste irregular e aprimora a estabilidade ao longo da vida útil do pneu. Além disso, essa tecnologia contribui para a eficiência energética e aumenta a capacidade de carga dos pneus. Vamos conhecer as melhorias em cada um deles: 

X Multi Z2 

Em comparação com o modelo anterior, X Multi Z+, os pneus X Multi Z2 mostram uma redução de 13% na resistência ao rolamento. Além disso, a taxa de desgaste da banda de rodagem é 24% menor, resultando em uma vida útil mais longa do pneu. Essas mudanças levam a um aumento de 14% na quilometragem total do pneu, significando uma vida útil prolongada, redução na necessidade de substituição e custos operacionais mais baixos. 

Além disso, os pneus X Multi Z2 têm até 16% a menos de resistência ao rolamento em comparação com a versão anterior. Isso reduz o esforço do veículo para se movimentar, contribuindo para economia de combustível e emissões de CO₂ reduzidas. 

Os pneus X Multi Z2 passaram por rigorosos testes de eficiência energética e desgaste, tanto internamente quanto auditados pela DEKRA.  

Os testes dos três modelos de pneus envolveram o uso de 10 conjuntos de caminhões acoplados a 10 semirreboques de três eixos. 

Energy Z e D 

Os pneus X Multi Energy Z e D são 3,4 kg mais leves que a linha anterior, a Z+, com redução de 4% de matéria-prima. Também apresentam 14% de melhoria na taxa de desgaste por quilometragem e até 16% menor resistência ao rolamento que a versão anterior.  

Energy D 

Os pneus da linha X Multi Energy D são 3 kg mais leves que a linha anterior, a D2, e apresentam uma redução de 14% na resistência ao rolamento sem perder a aderência e mantendo a quilometragem. Possuem ainda taxa de desgaste 24% menor, apresentando redução de consumo de matéria-prima e menor geração de particulado no meio-ambiente. 

X Multi Z 

O pneu X Multi Z também apresenta uma taxa de desgaste da banda de rodagem 12% menor em comparação com a versão anterior. Isso significa que o pneu tem uma vida útil mais longa e gera menos partículas durante o uso. 

As tecnologias presentes na linha X Multi Z oferecem maior resistência a choques, furos e infiltrações, resultando em maior quilometragem total do pneu e custos operacionais reduzidos. Além disso, a arquitetura do pneu oferece maior capacidade de carga, cerca de 7,5 toneladas, e melhora a estabilidade do veículo. 

Os riscos de acidentes também foram mitigados graças ao uso de tecnologias avançadas. O design do pneu, com sulcos mais estreitos e ocultos, proporciona melhor controle do veículo em estradas molhadas, aprimorando a segurança e reduzindo o desgaste. 

Um de seus diferenciais é o desenho da banda de rodagem que, por meio dos sulcos mais fechados no início da vida e que se abrem ao longo de sua utilização. Isso permite com que o pneu tenha boa aderência no seco e no molhado ao longo de toda a sua utilização, reduza a resistência ao rolamento e melhora a taxa de desgaste. 

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