A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil acaba de apresentar ao mercado a nova Sprinter com pacote Robustez, uma versão adaptada do furgão vidrado extralongo da linha Sprinter. Desenvolvido para atender demandas do agronegócio, da mineração e de operações em áreas remotas, o novo modelo, por enquanto disponível apenas na versão 4×2.
No Brasil, há empresas especializadas em fazer a adaptação da Sprinter 4×2 para 4×4. A transformação de um veículo 4X2 em um 4X4 é um processo complexo que exige conhecimentos de engenharia mecânica e experiência. Com o acréscimo de peso sobre o eixo adicional, é preciso reforçar a suspensão e outros elementos do conjunto, em função da mudança de perfil de utilização do furgão.
Porém, antes de fazer a conversão, é preciso negociar a questão da garantia com a Mercedes-Benz Cars & Vans, ou renunciar à garantia. Já na Europa, a linha Sprinter conta com opção 4×4 de fábrica.

Sertran adquire 25 unidades para o transporte agrícola
A Sertran Transportes foi uma das primeiras empresas a apostar na novidade. A companhia adquiriu 25 unidades da Sprinter Robustez para reforçar suas operações de fretamento agrícola, setor em que a empresa já atua com destaque. A primeira unidade já está em campo e, segundo a Sertran, os veículos irão melhorar a agilidade, segurança e padronização da frota em regiões de difícil acesso.
Baseada na versão 417 do furgão vidrado extralongo, a Sprinter Robustez recebeu uma série de ajustes técnicos e estruturais. Um dos principais destaques é a eliminação da porta lateral corrediça, com entrada feita exclusivamente pela porta dianteira. Essa modificação, aliada a uma estrutura reforçada, contribui para a redução da entrada de poeira e sujeira no habitáculo, fator essencial em ambientes rurais.

O interior é espaçoso e pode ser configurado com corredor central e múltiplas opções de layout, adequando-se ao transporte de passageiros em diferentes contextos operacionais. A título de comparação, a versão van passageiros com entrada frontal pode transportar até 19 passageiros, mais o motorista.
A versão Extralongo da Vidrado tem 6.967 mm de comprimento, 2.851 de altura com o ar-condicionado, 2.345 mm de largura com os retrovisores. O entre eixos é de 4.325 mm. Porém, aMercedes-Benz não informou dados técnicos, como ângulos de ataque e saída, e altura do solo. No entanto, já solicitamos essas informações à fabricante e assim que chegarem, atualizaremos este artigo.
Três níveis de personalização para usos extremos
A Sprinter Robustez também se destaca pela possibilidade de personalização em três níveis, realizados por implementadores especializados do mercado. São eles:
- Nível 1: adição de proteções inferiores contra impactos de pedras, galhos e água — para plantações, áreas florestais e minas a céu aberto.
- Nível 2: instalação de snorkel (que permite travessia em trechos alagados) e pneus desenvolvidos para terrenos instáveis.
- Nível 3: inclusão de para-choques de aço, conferindo resistência extra e proteção ao veículo em cenários de alto desgaste e risco.
Preço e disponibilidade
“A Sprinter pacote Robustez é destaque pela combinação entre resistência e versatilidade, sendo ideal para empresas que precisam de um transporte eficiente em condições de difícil acesso”, afirma Aline Rapassi, Head de Produto Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
A Sprinter com pacote Robustez já está disponível em toda a rede de concessionárias da Mercedes-Benz no Brasil, com preço público sugerido a partir de R$ 365.800,00, sem as customizações adicionais.
Pelo preço, a Sprinter realmente se mostra competitiva, pois, atualmente, o transporte de passageiros nessas situações de vias sem pavimento é configurado com a compra de chassi, que pode ser Agrale, Volkswagen ou Mercedes-Benz e o encarroçamento feito por empresas especializadas. A vantagem desses chassis é a maior robustez, e altura em relação ao solo, capacidade de peso e passageiros, além da maior facilidade para conversão 4×4.
Para acessos a lugares mais difíceis, ainda existe a opção do Agrale Marruá AM200 Passageiros, com tração 4×4, capacidade para 11 pessoas, incluindo o motorista, com opção de câmbio manual ou automático. O Marruá tem 55º de ângulo de ataque e 20º de ângulo de saída. O seu preço é a partir de R$ 767 mil.