sexta-feira, junho 20, 2025

Mercedes-Benz lança Sprinter Robustez para operações off-road no agro e na mineração 

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil acaba de apresentar ao mercado a nova Sprinter com pacote Robustez, uma versão adaptada do furgão vidrado extralongo da linha Sprinter. Desenvolvido para atender demandas do agronegócio, da mineração e de operações em áreas remotas, o novo modelo, por enquanto disponível apenas na versão 4×2. 

No Brasil, há empresas especializadas em fazer a adaptação da Sprinter 4×2 para 4×4. A transformação de um veículo 4X2 em um 4X4 é um processo complexo que exige conhecimentos de engenharia mecânica e experiência. Com o acréscimo de peso sobre o eixo adicional, é preciso reforçar a suspensão e outros elementos do conjunto, em função da mudança de perfil de utilização do furgão. 

Porém, antes de fazer a conversão, é preciso negociar a questão da garantia com a Mercedes-Benz Cars & Vans, ou renunciar à garantia. Já na Europa, a linha Sprinter conta com opção 4×4 de fábrica.

Sprinter Robustez
Fonte: Mercedes-Benz Cars & Vans

Sertran adquire 25 unidades para o transporte agrícola

A Sertran Transportes foi uma das primeiras empresas a apostar na novidade. A companhia adquiriu 25 unidades da Sprinter Robustez para reforçar suas operações de fretamento agrícola, setor em que a empresa já atua com destaque. A primeira unidade já está em campo e, segundo a Sertran, os veículos irão melhorar a agilidade, segurança e padronização da frota em regiões de difícil acesso. 

Baseada na versão 417 do furgão vidrado extralongo, a Sprinter Robustez recebeu uma série de ajustes técnicos e estruturais. Um dos principais destaques é a eliminação da porta lateral corrediça, com entrada feita exclusivamente pela porta dianteira. Essa modificação, aliada a uma estrutura reforçada, contribui para a redução da entrada de poeira e sujeira no habitáculo, fator essencial em ambientes rurais. 

Sprinter Robustez
Na versão Vedrado, o interior é limpo para que o cliente faça a configuração em fornecedores homologados pela fabricante

O interior é espaçoso e pode ser configurado com corredor central e múltiplas opções de layout, adequando-se ao transporte de passageiros em diferentes contextos operacionais. A título de comparação, a versão van passageiros com entrada frontal pode transportar até 19 passageiros, mais o motorista.  

A versão Extralongo da Vidrado tem 6.967 mm de comprimento, 2.851 de altura com o ar-condicionado, 2.345 mm de largura com os retrovisores. O entre eixos é de 4.325 mm. Porém, aMercedes-Benz não informou dados técnicos, como ângulos de ataque e saída, e altura do solo. No entanto, já solicitamos essas informações à fabricante e assim que chegarem, atualizaremos este artigo.  

Três níveis de personalização para usos extremos

A Sprinter Robustez também se destaca pela possibilidade de personalização em três níveis, realizados por implementadores especializados do mercado. São eles: 

  • Nível 1: adição de proteções inferiores contra impactos de pedras, galhos e água — para plantações, áreas florestais e minas a céu aberto. 
  • Nível 2: instalação de snorkel (que permite travessia em trechos alagados) e pneus desenvolvidos para terrenos instáveis. 
  • Nível 3: inclusão de para-choques de aço, conferindo resistência extra e proteção ao veículo em cenários de alto desgaste e risco. 

Preço e disponibilidade

“A Sprinter pacote Robustez é destaque pela combinação entre resistência e versatilidade, sendo ideal para empresas que precisam de um transporte eficiente em condições de difícil acesso”, afirma Aline Rapassi, Head de Produto Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. 

A Sprinter com pacote Robustez já está disponível em toda a rede de concessionárias da Mercedes-Benz no Brasil, com preço público sugerido a partir de R$ 365.800,00, sem as customizações adicionais. 

Pelo preço, a Sprinter realmente se mostra competitiva, pois, atualmente, o transporte de passageiros nessas situações de vias sem pavimento é configurado com a compra de chassi, que pode ser Agrale, Volkswagen ou Mercedes-Benz e o encarroçamento feito por empresas especializadas. A vantagem desses chassis é a maior robustez, e altura em relação ao solo, capacidade de peso e passageiros, além da maior facilidade para conversão 4×4.  

Para acessos a lugares mais difíceis, ainda existe a opção do Agrale Marruá AM200 Passageiros, com tração 4×4, capacidade para 11 pessoas, incluindo o motorista, com opção de câmbio manual ou automático. O Marruá tem 55º de ângulo de ataque e 20º de ângulo de saída. O seu preço é a partir de R$ 767 mil. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui