Os caminhões Mercedes-Benz ganham reforço mais avançado com tecnologia que recebe alertas de perigos nas estradas com a nova função Connected Traffic Warnings, desenvolvida pela Daimler Truck. O sistema permite detectar e repassar avisos de perigo, ajudando os motoristas a evitarem situações de risco antes mesmo de visualizá-las.
Se o serviço estiver ativado no veículo, os motoristas de caminhão receberão informações atualizadas sobre o trânsito no mapa digital do veículo ou como um alerta pop-up no cockpit mais avançados do que os da atual geração. Além disso, um aviso sonoro é emitido dez segundos antes do evento de perigo, permitindo uma reação antecipada. O módulo pode alertar sobre diversas situações, como acidentes, neblina, chuva forte, obras, motoristas na contramão e estradas escorregadias.
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Tecnologia de ponta para prevenir acidentes
De acordo com Stefan Engelen, engenheiro de desenvolvimento em engenharia avançada da Daimler Truck, a solução faz parte do serviço TruckLive e permite a troca de informações entre os caminhões conectados via nuvem e operadores de infraestrutura rodoviária. “Veículos e operadores, como a Autobahn GmbH na Alemanha, podem alertar uns aos outros sobre situações perigosas na rota atual, mesmo que ainda não estejam visíveis para o motorista”, explica.

A detecção das situações de risco ocorre automaticamente, com base nos sinais internos do caminhão. Por exemplo, se o veículo identificar uma frenagem brusca ou um acidente, essas informações são enviadas para a Connected Traffic Warnings Cloud, que distribui os avisos para outros veículos na região. O motorista recebe a notificação diretamente no painel de instrumentos e via mensagem de voz.
Compatibilidade e expansão do sistema
Para utilizar essa tecnologia, é necessário que o caminhão seja um Actros equipado com o novo Multimedia Cockpit Interactive 2, serviço de navegação e um contrato TruckLive ativo. A transmissão dos alertas ocorre via conexão móvel, através da plataforma telemática da marca.
O sistema é compatível com outros fabricantes de veículos e também com informações fornecidas por operadores de infraestrutura e empresas de construção de estradas. Segundo Engelen, a Mercedes-Benz é a primeira fabricante de caminhões a oferecer esse tipo de solução de alertas de perigos, embora sistemas similares já estejam disponíveis em automóveis. “Compartilhamos as informações de risco com veículos de terceiros para aumentar ainda mais a segurança no trânsito”, destaca.
Futuro da segurança rodoviária
A expectativa é que o Connected Traffic Warnings abra caminho para novas funcionalidades que ampliem a visão de condução sem acidentes. “Ao fornecer informações antecipadas sobre áreas perigosas, podemos preparar melhor os motoristas e seus veículos para riscos iminentes, reduzindo a necessidade de frenagens de emergência”, afirma Engelen.
O sistema está incluído no preço do serviço de navegação por três anos, com possibilidade de renovação anual após esse período.
Considerando a baixa aplicação de tecnologias de alertas de perigos em novas rodovias, mesmo as que estão sob concessão privada, não pode-se criar muitas expectativas que essa nova tecnologia chegue o Brasil. No entanto, o Ministério dos Transportes já poderia colocar no planejamento para que tecnologias como esta sejam programas para um futuro próximo.
