terça-feira, abril 8, 2025

Mercedes-Benz adota tecnologia que recebe alertas de perigos nas estradas

Os caminhões Mercedes-Benz ganham reforço mais avançado com tecnologia que recebe alertas de perigos nas estradas com a nova função Connected Traffic Warnings, desenvolvida pela Daimler Truck. O sistema permite detectar e repassar avisos de perigo, ajudando os motoristas a evitarem situações de risco antes mesmo de visualizá-las. 

Se o serviço estiver ativado no veículo, os motoristas de caminhão receberão informações atualizadas sobre o trânsito no mapa digital do veículo ou como um alerta pop-up no cockpit mais avançados do que os da atual geração. Além disso, um aviso sonoro é emitido dez segundos antes do evento de perigo, permitindo uma reação antecipada. O módulo pode alertar sobre diversas situações, como acidentes, neblina, chuva forte, obras, motoristas na contramão e estradas escorregadias. 

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Comparativo de caminhões 8×2:  Scania P 320, VW Constellation 30.320, Volvo VM 360 Mercedes-Benz Atego 3033 

Tecnologia de ponta para prevenir acidentes

De acordo com Stefan Engelen, engenheiro de desenvolvimento em engenharia avançada da Daimler Truck, a solução faz parte do serviço TruckLive e permite a troca de informações entre os caminhões conectados via nuvem e operadores de infraestrutura rodoviária. “Veículos e operadores, como a Autobahn GmbH na Alemanha, podem alertar uns aos outros sobre situações perigosas na rota atual, mesmo que ainda não estejam visíveis para o motorista”, explica. 

alertas de perigo
Stefan Engelen, Development Engineer in advanced engineering at Daimler Truck and responsible for the development of connectivity applications,

A detecção das situações de risco ocorre automaticamente, com base nos sinais internos do caminhão. Por exemplo, se o veículo identificar uma frenagem brusca ou um acidente, essas informações são enviadas para a Connected Traffic Warnings Cloud, que distribui os avisos para outros veículos na região. O motorista recebe a notificação diretamente no painel de instrumentos e via mensagem de voz. 

Compatibilidade e expansão do sistema

Para utilizar essa tecnologia, é necessário que o caminhão seja um Actros equipado com o novo Multimedia Cockpit Interactive 2, serviço de navegação e um contrato TruckLive ativo. A transmissão dos alertas ocorre via conexão móvel, através da plataforma telemática da marca. 

O sistema é compatível com outros fabricantes de veículos e também com informações fornecidas por operadores de infraestrutura e empresas de construção de estradas. Segundo Engelen, a Mercedes-Benz é a primeira fabricante de caminhões a oferecer esse tipo de solução de alertas de perigos, embora sistemas similares já estejam disponíveis em automóveis. “Compartilhamos as informações de risco com veículos de terceiros para aumentar ainda mais a segurança no trânsito”, destaca. 

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Futuro da segurança rodoviária

A expectativa é que o Connected Traffic Warnings abra caminho para novas funcionalidades que ampliem a visão de condução sem acidentes. “Ao fornecer informações antecipadas sobre áreas perigosas, podemos preparar melhor os motoristas e seus veículos para riscos iminentes, reduzindo a necessidade de frenagens de emergência”, afirma Engelen. 

O sistema está incluído no preço do serviço de navegação por três anos, com possibilidade de renovação anual após esse período. 

Considerando a baixa aplicação de tecnologias de alertas de perigos em novas rodovias, mesmo as que estão sob concessão privada, não pode-se criar muitas expectativas que essa nova tecnologia chegue o Brasil. No entanto, o Ministério dos Transportes já poderia colocar no planejamento para que tecnologias como esta sejam programas para um futuro próximo.  

ITOY
Jornalista Marcos Villela é membro associado desde 2018
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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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