A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) alcançou em 2024 um novo marco e superou 40 modelos vocacionais em seu portfólio global. Além disso, duplicou seu volume de produção em apenas um ano.
Em 2023, a montadora havia produzido cerca de 3.750 unidades desses veículos especializados. Já em 2024, esse número saltou para mais de 8.500 unidades, o que representa aproximadamente 20% do total de veículos fabricados pela empresa no ano.
O principal fator por trás desse desempenho é a velocidade com que os novos modelos vocacionais chegam ao mercado. Segundo a montadora, os veículos são lançados, em média, seis meses após o modelo de série no qual se baseiam.
Com isso, a VWCO passou a oferecer um dos maiores portfólios vocacionais do mercado, com soluções específicas para aplicações off-road, construção civil, coleta de resíduos, combate a incêndios, transporte de valores e veículos com tração diferenciada.
Leia também:
Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series
MAN vai lançar novo motor D30 diesel para pesados desenvolvido com VW e Scania
Entrevista: Fernando Valiate lidera virada na área de serviços da Scania
Mercado de caminhões elétricos recua 25,4% no primeiro trimestre de 2025
O mercado brasileiro de caminhões elétricos atravessa um momento de retração. Segundo dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as vendas desse tipo de veículo somaram apenas 85 unidades entre janeiro e março de 2025 — uma queda de 25,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram emplacadas 114 unidades.
A tendência de recuo foi sentida de forma ainda mais intensa em março. No mês, foram licenciados apenas 26 caminhões elétricos, contra 42 em fevereiro. O recuo mensal foi de expressivos 38,10%. Na comparação com março de 2024, quando 37 unidades foram vendidas, a redução foi de 29,7%.
Preço e infraestrutura explicam retração
O desempenho fraco do setor revela uma postura mais cautelosa por parte das empresas, que avaliam não apenas o preço dos veículos, mas também as limitações de infraestrutura para recarga. Caminhões maiores, com maior autonomia, exigem pontos de carregamento mais robustos — algo ainda escasso no Brasil.
“A infraestrutura de recarga ainda é voltada majoritariamente para frotas urbanas e pátios logísticos próprios”, explica um especialista do setor ouvido pela reportagem. “Isso favorece marcas que atuam com veículos menores e voltados à distribuição de curta distância.”
É exatamente nesse nicho que a JAC Motors tem se destacado. A montadora chinesa liderou o ranking de emplacamentos tanto em março (13 unidades) quanto no acumulado do primeiro trimestre, com 42 unidades vendidas. Os modelos da JAC atendem às demandas da chamada “última milha” da logística, operando principalmente em centros urbanos onde há alguma estrutura de recarga já estabelecida.
Volkswagen perde a liderança para a JAC
Em 2024, a liderança pertencia à Volkswagen Caminhões, com a família Delivery somando 86 unidades emplacadas no primeiro trimestre. Contudo, em 2025, a marca caiu para a segunda colocação, com apenas 21 unidades vendidas. Apesar da qualidade dos modelos, o preço mais elevado parece ter sido um fator decisivo para a mudança de cenário.
Mesmo a Volvo, que apostou em um modelo de negócio baseado na locação de caminhões elétricos, não apareceu no ranking de emplacamentos divulgado pela Fenabrave.
Marcas e emplacamentos
Confira abaixo o desempenho dos principais fabricantes em março e no primeiro trimestre de 2025:

Perspectivas
Com o avanço da eletrificação no setor automotivo, espera-se que o mercado de caminhões elétricos volte a crescer nos próximos anos. No entanto, para isso, será necessário investimento pesado em infraestrutura de recarga e políticas de incentivo que tornem os modelos mais acessíveis às transportadoras e operadores logísticos.
Até lá, o mercado seguirá concentrado em nichos específicos e em marcas que oferecem soluções mais viáveis para a realidade atual das cidades brasileiras.
Se quiser, posso montar uma versão para web com elementos visuais como gráficos e cards de destaque. Deseja isso?