domingo, julho 7, 2024
- Publicidade -

MAN Atlas-L4 e ANITA vencem o Prêmio Truck Innovation 2024

- Publicidade -

Os projetos de condução autônoma da MAN ATLAS-L4 e ANITA foram reconhecidos como os mais inovadores do setor de caminhões, recebendo o Prêmio Truck Innovation 2024. O prêmio foi entregue aos representantes da MAN Truck & Bus, do Grupo TRATON, durante a feira Solutrans, em Lyon, França, que reúne os profissionais do transporte rodoviário e urbano.

Leia também:

Volvo FH Eletric ganha prêmio de Caminhão Internacional do Ano 2024

Os projetos da MAN superaram os concorrentes ZF eletrificou eAxle, Quantron-as-a-service (QaaS), Westwell Q-Truck, que também apresentaram soluções para a transição energética e a automação no setor automotivo. O júri do prêmio foi composto por 25 jornalistas especializados em veículos comerciais, representando as principais revistas de transporte rodoviário da Europa e da África do Sul.

O projeto ANITA (Inovação Autônoma em Operações de Terminais) visa automatizar o manuseio de contêineres entre diferentes modos de transporte, usando caminhões autônomos para transferir as cargas da rodovia para a ferrovia, e vice-versa. O objetivo é tornar os processos mais eficientes, fáceis de planejar e flexíveis, reduzindo os custos e o tempo de espera.

O projeto ATLAS-L4 (Transporte Automatizado entre Centros Logísticos em Rodovias Expressas de Nível 4) tem como meta colocar caminhões autônomos de nível 4 em operações reais, seguindo rotas definidas sob supervisão técnica. O projeto se baseia na lei alemã sobre direção autônoma, aprovada em 2021, que permite a condução autônoma em condições específicas.

Iveco renova seus caminhões, principalmente, o pesado S-Way a diesel, gás e elétrico

Os jornalistas do Caminhão Internacional do Ano elogiaram as características avançadas de ambos os projetos, a contribuição para a automação de transporte hub-to-hub e intermodal, e a frutífera cooperação de projetos entre a MAN Truck & Bus, fornecedores de logística, fornecedores de componentes, instituições de pesquisa e operadores de infraestruturas públicas.

Resumindo a votação do júri, o presidente do Caminhão Internacional do Ano, Gianenrico Griffini, comentou: “Os projetos ANITA e ATLAS-L4 da MAN provam que a condução autônoma é viável hoje e pode desempenhar um papel no sentido de tornar as operações de transporte mais seguras e eficientes, lançando as bases para conceitos inovadores de transporte e logística”.

Truck of the Year Latin America

A versão latino-americano do IToY, coordenada por este jornalista, foi lançada em 2019. Devido a pandemia e as crises no Brasil, houve uma interrupção. No então a retomada está pronta para acontecer e, em breve, será anunciada.
Sobre o Prêmio Internacional de Caminhão do Ano. A versão sobre inovação, devido as características da nossa região, será sobre inovação em uso de energia renovável.

Sobre o IToY

O Prêmio Internacional de Caminhão do Ano (IToY) foi estabelecido em 1977. Na época, sob a iniciativa do renomado jornalista britânico e editor lendário da revista Truck, Pat Kennett. Atualmente, os 24 jurados do IToY representam as mais respeitadas revistas de veículos comerciais em toda a Europa. Ao longo dos anos, o Grupo IToY expandiu sua influência, integrando membros associados que representam mercados em crescimento, como China, Índia, África do Sul, Austrália, Brasil, Japão, Irã, Nova Zelândia, Israel e Malásia. Juntos, os leitores das revistas dos 24 jurados permanentes do IToY, bem como aquelas pertencentes aos oito membros associados, ultrapassam a marca de um milhão.

Sobre a Dekra

O Grupo IToY expressa sua gratidão à Dekra. Ela coordena de maneira independente todos os votos dos membros do júri do IToY e certificar o resultado. A história da Dekra teve início no setor automotivo, em 1925. Na época como a Deutsche Kraftfahrzeug-Überwachungs-Verein e.V fundada em Berlim com o objetivo de assegurar a segurança viária diante do rápido desenvolvimento da mobilidade. Hoje, as oito divisões de serviços da Dekra, incluindo inspeção de veículos. Além disso, as reclamações e especialização, teste de produtos e inspeção industrial. Ainda mais, consultoria, auditorias, formação e trabalho temporário. Dessa foram, a empresa oferece um amplo portfólio de serviços para segurança nas estradas, abrangendo mais de 60 países. A Dekra conta, por fim, com aproximadamente 44.000 funcionários e alcança uma receita anual de cerca de 3,4 bilhões de euros.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

1 COMENTÁRIO

  1. You actually make it appear really easy with your presentation but I in finding this matter to be really something that I believe I’d never understand. It seems too complicated and very broad for me. I’m looking ahead in your next post, I will try to get the hold of it!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui