domingo, dezembro 14, 2025

Lecar revela como será a primeira picape híbrida flex brasileira

- Publicidade -

A Lecar anunciou que apresentará, durante a Fenasucro & Agrocana 2025, o mockup — tipo uma maquete em tamanho real — da Campo, primeira picape cabine dupla híbrida flex a etanol com tração elétrica traseira desenvolvida no país. O modelo, que chega ao mercado em agosto de 2026, promete unir tecnologia nacional, sustentabilidade e independência energética, com um apelo estratégico para o agronegócio e operações de longa distância no interior do Brasil.

Temos a ambição de expandir o uso do etanol para a mobilidade global e tornar esse combustível brasileiro a energia da mobilidade sustentável global. O mundo não conhece o uso do etanol na mobilidade como temos no Brasil, e o uso desse combustível em muitos casos é mais sustentável que os carros 100% elétricos”, afirmou Flávio Assis, CEO e fundador da Lecar.

A escolha da Fenasucro & Agrocana — maior evento mundial da bioenergia — para a apresentação não é por acaso. Sertãozinho (SP), sede do evento de 12 a 15 de agosto, é um polo estratégico da produção de etanol e bioenergia no país. “Queremos que os usineiros e todos do interior vejam de perto uma tecnologia que permite rodar até 1.000 km com apenas 30 litros de etanol, reforçando o protagonismo brasileiro no uso desse biocombustível”, destacou Assis.

Autonomia inédita e soluções avançadas

O grande destaque da Campo será sua autonomia de até 1.000 km, combinando motor elétrico e motor a combustão. O sistema motriz traz um motor elétrico HEPU POWER de 165 cv e 26,3 kgfm de torque, alimentado por uma bateria LiFePO4 WINSTON de 18,4 kWh, com recarga rápida e alta durabilidade. O motor HORSE HR10DDT de 122 cv atua como gerador de energia, sendo o extensor de autonomia.

Esta solução é a mesma utilizada no Lecar 459 e pela Marcopolo no Volare Attack 9 Híbrido:

Além da performance, a picape contará com seis airbags e ADAS nível 2, conjunto de tecnologias que inclui controle de velocidade adaptativo, alerta de ponto cego, frenagem automática e assistência semiautônoma via Open Pilot. Suspensão independente nas quatro rodas, direção eletroassistida e freios a disco ventilado na dianteira completam o conjunto.

Com DNA voltado ao campo, a Lecar mira o público do agronegócio e regiões com forte produção de etanol. “Será possível abastecer em um posto local ou até mesmo dentro das usinas, fortalecendo a autonomia energética e reduzindo custos logísticos”, ressaltou Assis.

Fenasucro 2025: um palco estratégico

A 31ª edição da Fenasucro & Agrocana deve superar os R$ 10,7 bilhões em negócios gerados em 2024. O evento contará com mais de 600 marcas expositoras e três mil produtos, atraindo visitantes de 60 países e consolidando sua importância para o setor sucroenergético e para a economia regional.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui