segunda-feira, setembro 16, 2024

Lat.Bus 2024: as inovações reveladas para o transporte urbano de passageiros

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No dia 6, abertura da Lat.Bus, após diversas coletivas e entrevistas com muitos profissionais da indústria do setor. Certamente podemos afirmar dois fatos: os esforços para o transporte urbano de passageiros continuarão sendo para a eletrificação. Isso, enquanto houver dinheiro para financiamento, seja público ou privado. Para o setor rodoviário de passageiros, ainda não há alternativa ao diesel, então, os esforços serão por motores que poluem menos. Qualquer redução de emissões de poluentes vale a pena.  

Neste primeiro artigo pós coletivas de imprensa, preparamos um resumão das principais novidades para os lançamentos e tendências para o transporte urbano de passageiros. Destaques incluem o BZRT da Volvo, o Attack 9 Híbrido da Volare e inovações da Marcopolo, Iveco, Volkswagen, Scania e Mercedes-Benz. Confira!

O tema sustentabilidade no transporte de passageiros está apoiado no programa de Renovação de Frota do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), uma iniciativa do governo brasileiro para modernizar o transporte urbano. A primeira etapa do programa prevê um investimento de R$ 10,6 bilhões para a aquisição de 2.296 ônibus elétricos, 3.015 ônibus com tecnologia Euro 6 e 39 veículos sobre trilhos. É um dinheiro que a população vai devolver por meio de impostos, portanto, precisa ser muito bem utilizado.  

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Com este fôlego financeiro, um cenário positivo surgiu e muitas novidades foram apresentadas na Lat.Bus 2024.

Volvo biarticulado elétrico 

Atendendo assim à crescente demanda das cidades por redução de emissões de CO², a Volvo apresentou seu novo chassi elétrico de alta capacidade. Batizado de BZRT – Bus Zero Rapid Transit, o modelo estará disponível como biarticulado. Ele será produzido no complexo industrial da marca em Curitiba (PR), cidade ontem também nasceu o conceito do BRT em 1974. 

Essa unidade também servirá como base de exportações do modelo para mercados que demandam ônibus de alta capacidade, bem como, tecnologia avançada e zero emissões em seus sistemas de transporte de passageiros. Projetado para receber carrocerias de até 28 metros e transportar até 250 passageiros, o BZRT é o maior veículo elétrico do mundo. 

“A Volvo tem objetivos claros de sustentabilidade. Vamos reduzir as emissões de CO² em nossos veículos em 50% até 2030 e zerar em 2040. O lançamento do BZRT é parte desta estratégia. Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação sensivelmente menores e agora com zero emissões,” assegura André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina. 

 Aliás, o lançamento do BZRT marca um novo capítulo na bem-sucedida história da Volvo em ônibus de alta capacidade e tecnologia avançada. A novidade preserva características consagradas dos veículos articulados e biarticulados da marca, como o quadro de chassi, eixos e suspensão extremamente robustos. O motor elétrico está localizado na parte central, assegurando melhor distribuição de carga e permitindo carrocerias com salão livre para os passageiros. Com um projeto avançado, todos os componentes elétricos e mecânicos estão posicionados abaixo do piso. “É uma perfeita conciliação entre a base mecânica já consolidada nos veículos diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos Volvo,” afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo na América Latina. 

Volare elétrico a etanol 

A Volare, marca da Marcopolo, foi uma das mais inovadoras por apresentar uma alternativa focada na realidade brasileira: o micro-ônibus Attack 9 Híbrido que tem as suas baterias carregadas por um pequeno motor movido a etanol. Assim, ele é livre de tomadas de carregadores caros, podendo ter a sua energia recarregada em posto de combustível.  

Aliás, o Attack 9 Híbrido é o primeiro de seu tipo produzido no Brasil, utilizando tecnologia nacional e representando um avanço notável para a indústria automotiva do país. A Volkswagen Caminhões e Ônibus chegou a construir um protótipo similar que não foi adiante.  

A diferença entre os dois projetos é o motor utilizado como gerador. A Volare está utilizando um moderno motor turbo 1.0 de três cilindros da Horse, empresa fabricante de motores da Renault e Geely. O motor no protótipo da Volkswagen foi um motor maior e muito mais caro, o que fez a empresa seguir com o 100% elétrico a bateria. 

A solução é combinada com motores e geradores elétricos da Weg. Com isso, o modelo tem autonomia de até 450 km com um único abastecimento e apenas três pacotes de baterias armazenando 122 kWh. Isso não só proporciona uma maior capacidade de transporte de passageiros, mas também garante que o veículo seja uma opção viável em qualquer região do Brasil, graças à sua neutralidade no ciclo do CO² e à possibilidade de gerar créditos de carbono. Outra grande vantagem do Attack 9 Híbrido é o seu alto grau de nacionalização.  

Marcopolo Attivi Integral 

A Marcopolo apresentou o Attivi Integral, inovando com uma configuração interna inédita no mercado latino-americano em termos de conforto, bem como, segurança e praticidade. O modelo, com painel em PU e uso de materiais recicláveis como alumínio, destaca-se pela melhor ergonomia para o motorista.  

Além disso, atualizações em software, sistemas de gerenciamento de energia e refrigeração resultaram em menor consumo e maior eficiência.  

Com 12.950 mm de comprimento, capacidade para 89 passageiros, novo design de poltronas estofadas City e tomadas USB, o Attivi Integral também oferece total acessibilidade com rampa para cadeirante, sistemas de ar-condicionado e monitoramento com câmeras.  

Equipado com motor elétrico Síncrono de Relutância assistido por Imãs Permanente, baterias de 396,75 kWh e autonomia de até 250 km, o veículo assegura maior eficiência e segurança, incluindo suspensão Full Air e sistema de supressão de incêndio. O modelo é um dos poucos com desenvolvimento 100% brasileiros e que pode então receber financiamento do Finame pelo índice de nacionalização, segundo Luciano Ricardo Resner, diretor de engenharia da Marcopolo.  

Iveco Bus  

A divisão de ônibus do Iveco Group começa a escrever uma nova história na América Latina e, principalmente, nos países que possui fábrica: Brasil e Argentina, como base exportadora para os demais países. Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus, durante a coletiva com a imprensa foi objetivo e preciso em sua fala: “A Iveco Bus possui um portfólio gigante na Europa, continente que não tem muito espaço para crescer, e agora, toda a sua atenção está voltada para América Latina.  

Portanto, a empresa apresentou diversas novidades para agora e para breve, como o seu chassi elétrico 17-E BEV (Battery Electric Vehicle) e a eDaily Minibus, modelos desenvolvidos especificamente para atender às demandas do mercado brasileiro e latino-americano. 

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O chassi 17-E BEV é um veículo 4×2 concebido para aplicação urbana e, portanto, suporta carrocerias de 9,6 a 12 metros na configuração de piso normal. Além disso, é equipado com 4 ou 8 packs de baterias instaladas no chassi. Dessa forma, o modelo oferece uma autonomia que pode chegar a 250 km, destacando-se, assim, pela robustez e baixos custos operacionais. Vale destacar que o desenvolvimento do modelo está sendo realizado em parceria com a startup brasileira Gioffone Electric.

O motor elétrico do 17-E BEV, com potência de 145 kW e torque contínuo de 1.055 Nm, está instalado no entre eixos do chassi, permitindo mais espaço para portas de embarque e desembarque. A modularidade das baterias, instaladas entre as longarinas do chassi, elimina a necessidade de baterias no teto, reduzindo custos e facilitando a configuração interna do veículo. 

 Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da Iveco Bus, destaca: “Diferente do motor a combustão tradicional, que disponibiliza o torque sob aceleração, no motor elétrico o pico de torque já está disponível logo ao pisar no acelerador, entregando força máxima.” 

 A eDaily Minibus, apresentada como conceito pode vir com até 3 baterias de 37 kWh cada, proporcionando uma autonomia de até 300 km. Equipado com um motor de 140 kW e torque de 400 Nm, a eDaily Minibus oferece diferentes modos de condução e regeneração, otimizando o uso de energia e garantindo uma operação eficiente e silenciosa. Além disso, o modelo é flexível quanto ao carregamento, podendo ser recarregado em carregadores públicos, industriais e domésticos. 

 A linha Daily Minibus também foi ampliada com três novas versões: 30-160 Escolar, 50-180 sem Porta Lateral Corrediça (PLC) e 50-180 Hi-Matic Executive, desenvolvidas ouvindo as necessidades do mercado brasileiro. Em breve, mais informações sobre todas essas novidades. 

 Volkswagen Caminhões e Ônibus 

Dois modelos, como já anunciado, são as propostas da Volkswagen Caminhões e Ônibus para maior eficiência no transporte de passageiros: o lançamento do e-Volksbus 22L, o primeiro modelo da família e-Volksbus, desenvolvido em Resende (RJ), e o Volksbus 22.260 6×2.  

Com capacidade para até 82 passageiros e peso bruto total técnico de 22 toneladas, o ônibus elétrico oferece alta eficiência energética e economia operacional. Além disso, é equipado com motor de 280 kW e torque de 2.300 Nm. Nesse sentido, o e-Volksbus 22L é alimentado por 12 packs de baterias de íons de Lítio Ferro Fosfato. Como resultado, o modelo possui autonomia de até 250 km e um tempo de recarga de até três horas. Entre as inovações, destacam-se o sistema de frenagem regenerativa, a direção com assistência hidráulica contínua e o ar-condicionado inteligente.  

A acessibilidade é facilitada pelo conceito “low entry” e suspensão pneumática integral, proporcionando maior conforto e segurança aos passageiros. A robustez e durabilidade do chassi, alinhadas à plataforma modular e-Delivery, asseguram a confiabilidade do veículo, já apoiada pela rede de concessionárias e centro de peças da VW. 

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Produção do ônibus elétrico e-Volksbus começará no segundo semestre desde ano

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) acaba de lançar o Volksbus 22.260 S. Também conhecido como o superônibus VW, certamente, por ter a maior capacidade técnica do seu segmento urbano com 15 metros no mercado brasileiro. Ele pode transportar até 115 passageiros, com encarroçamentos que podem chegar a 15 metros.  

“Já conquistamos algumas das principais praças do Brasil com seu antecessor, e a expectativa com o Volksbus 22.260 S está alta. Aliás, graças a uma configuração que entrega os anseios de nosso transporte de passageiros: mais eficiência e conforto, aliados à tecnologia e muita segurança. O modelo combina o aumento de 30% na capacidade de transporte com um custo operacional reduzido em comparação a outros veículos maiores, como os articulados”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO. 

Scania 100% elétrico produzido em São Bernado do Campo 

A Scania anunciou o início das vendas do seu lançamento: K 230E B4x2LB. Ele é o primeiro ônibus 100% elétrico da marca a ser fabricado no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Certamente como parte de um investimento de R$ 2 bilhões para o ciclo 2025-2028.  

A produção está prevista para começar em março de 2025 e com um intenso trabalho da engenharia brasileira para nacionalização de componentes.  

O K 230Eé a terceira geração de ônibus elétricos da Scania, baseado no chassi K. A empresa planeja vender 50 unidades no primeiro ano e entre 100 e 150 no ano seguinte. A princípio, com preços a partir de R$ 2 milhões para o chassi e R$ 3 milhões com a carroceria.  

O modelo possui autonomia de 250 a 300 km com packs de oito baterias. Além disso, apresenta capacidade para até 80 passageiros e tração 4×2, sendo disponível com quatro ou cinco pacotes de baterias. Por outro lado, a Scania também continua oferecendo ônibus a gás e a combustão Euro 6, ampliando, assim, suas opções para a transição energética no setor de transportes. As baterias do K 230E são do tipo NMC, desenvolvidas em parceria com a Northvolt e importadas da Suécia. A saber, com produção utilizando energia renovável, reforçando o compromisso da Scania com a sustentabilidade. 

Mercedes-Benz 

A principal novidade no estande da Mercedes-Benz do Brasil foi a a pré-estreia do ônibus articulado elétrico eO500UA. Além dele, foi realizado o lançamento dos chassis LO 1116 para micro-ônibus urbanos e rodoviários, e do OF 1619 L com suspensão pneumática integral.  

Outro destaque foi a introdução do sistema FleetBus, um sistema de telemetria para gestão de frotas de ônibus. Além de novos planos de manutenção e o Estoque Consignado, que armazena peças nas instalações dos clientes, garantindo, dessa forma, disponibilidade imediata.  

O eO500U, ônibus elétrico já em produção e operação em São Paulo, deve iniciar testes em outras grandes capitais brasileiras. A marca promete atender grandes capitais com o eO500UA, um articulado elétrico de piso baixo, e exportá-lo para outros países da América Latina a partir de 2026. A empresa reforçou seu compromisso com práticas ESG e continua a liderar o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o transporte coletivo. 

Todas essas notícias serão detalhas na edição da revista digital Frota News 43, em breve, gratuitamente, aqui no site.  

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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