quinta-feira, novembro 21, 2024

Lançamento: Ankai apresentam inovação com quatro modelos de ônibus elétricos no Brasil

A Ankai, fabricante de ônibus da China fundada em 1966, lançou no Brasil sua linha de ônibus 100% elétricos, com modelos que variam de 6 a 12 metros de comprimento. Representada pelo Grupo SHC, que também representa a JAC Motors, a Ankai expande suas operações internacionalmente, marcando presença em mais de 100 países.

A empresa apresenta uma gama diversificada de veículos, incluindo ônibus elétricos de dois andares e veículos movidos a gás e hidrogênio. No Brasil, os modelos lançados são: de 6 metros (micro), 8 m (mini), 10 m (midi) e 12 m (urbano), com opções de piso alto e piso baixo para se adaptarem a diferentes cidades e percursos. Ele têm autonomias de 250 km a 350 km, adaptados para diferentes usos urbanos e configurações de cidades.

Ankai
Os ônibus contam com autonomia entre 250 km e 350 km

Durante um evento em São Paulo, o Frota News, com jornalistas de outras publicações, teve a oportunidade de experimentar a viagem em um dos novos ônibus, destacando a ausência de ruídos e vibrações típicos dos motores a combustão, além de um desempenho suave e constante.

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A introdução dos ônibus elétricos da Ankai acrescenta uma nova opção ao mercado brasileiro, que já conta com outros fabricantes como Mercedes-Benz, Volvo Buses e Volkswagen, entre outros. Sergio Habib, presidente do Grupo SHC, enfatiza que a aposta nos elétricos não é meramente estratégica, mas certamente um passo em direção a um transporte mais limpo e sustentável.

Entretanto, a substituição da frota existente por veículos elétricos enfrenta desafios significativos, principalmente devido ao alto custo dos novos ônibus e à necessidade de investimento em infraestrutura de recarga. Os ônibus elétricos são substancialmente mais caros do que os modelos a diesel e a gás, com preços variando entre R$ 2 milhões e R$ 3,5 milhões, portanto, o triplo do similar com motor a combustão.

Ankai
Painel do OE-12, sendo similar nos demais modelos

Algumas cidades, como São Paulo, estabeleceram metas ambiciosas para tornar quase 19% de sua frota de ônibus elétrica, mas até o momento, apenas uma fração dessa meta foi alcançada. Isso evidencia as dificuldades financeiras e de produção enfrentadas.

Os ônibus da Ankai não só atendem a todas as normas de segurança vigentes. Por certo, também introduzem tecnologias avançadas no mercado brasileiro, como sistemas de assistência ao condutor e proteção de baterias. Além disso, a estrutura monobloco dos veículos oferece vantagens em termos de peso e desempenho, uma abordagem comum na Europa, mas ainda nova no Brasil.

A capacidade técnica dos ônibus inclui baterias de íon-lítio e motores elétricos de alto desempenho. Eles são capazes de fornecer uma experiência de condução eficiente e ambientalmente responsável.

Torque e potência

Equipados com bateria de íon-lítio, da CATL, os modelos da Ankai possuem a seguinte característica técnica no Brasil. Eles sempre equipam com motores elétricos da Dana, de acionamento síncrono de ímã permanente.

  • OE-6 – 190 kW (258 cv) de potência e 1.900 Nm (193,9 kgfm) de torque máximo. A capacidade máxima de carga da bateria pode variar de 141 kWh a 210 kWh.
  • OE-8 – 200 kW (272 cv) de potência e 2.500 Nm (255,1 kgfm) de torque máximo. A capacidade máxima de carga da bateria pode variar de 210,6 kWh a 282 kWh.
  • OE-10 – 245 kW (333 cv) de potência e 3.329 Nm (339,7 kgfm) de torque máximo. A capacidade máxima de carga da bateria pode variar de 281,9 kWh a 338,4 kWh.
  • OE-12 – 245 kW (333 cv) de potência e 3.329 Nm (339,7 kgfm) de torque máximo. A capacidade máxima de carga da bateria pode variar de 300,8 kWh a 422,9 kWh.

A reportagem completa estará disponível na revista digital edição 40 da Newsletter Frota News.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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