sexta-feira, dezembro 5, 2025

Kia lança Bongo 2026 mais competitivo no segmento cabine chassi 4×4

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A Kia Brasil anunciou nesta segunda-feira (12) duas atualizações para o utilitário leve Bongo Bongo 2026: a ampliação da garantia de fábrica de 3 para 4 anos (ou 100 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro) e a extensão dos intervalos de manutenção periódica, que passam de 10 mil km para 15 mil km. As novidades valem para unidades ano/modelo 2025/2026. Vale lembrar que a garantia é valida para os clientes que fazem todas as manutenções nas concessionárias autorizadas.

Segundo Gabriel Loureiro, diretor técnico da Kia Brasil, as mudanças só foram possíveis graças às melhorias implementadas no trem de força do modelo. “Os componentes e sistemas receberam ajustes que aumentaram a durabilidade e permitiram nova calibração. Com isso, conseguimos garantir 50% a mais de quilometragem entre as revisões”, explica o executivo.

Para Daniel Brenn, diretor de Vendas da Kia Brasil, os novos parâmetros representam um avanço significativo em termos de custo-benefício para quem utiliza o Bongo 4×4 como ferramenta de trabalho. “A extensão dos programas de garantia e de manutenção é mais um benefício relevante aos profissionais autônomos e aos frotistas, porque quanto mais garantia de fábrica e menores os intervalos de parada para manutenção, melhores serão os índices de TCO – Total Cost of Ownership (custo total de propriedade)”, destaca.

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Desempenho reconhecido no campo e na cidade

Com capacidade para até três ocupantes — e agora também disponível em versão de dois lugares —, o modelo é utilizado tanto na distribuição urbana quanto em operações no campo, com destaque para a logística agrícola e a agricultura familiar. Além disso, vem sendo bastante utilizado para implementação de motorhome.

Equipado com tração integral com reduzida, o Bongo 4×4 pode ser configurado com baú, carroceria metálica ou de madeira, e tem capacidade de carga no chassi de até 1.811 kg. O motor é um 2.5 litros, turbo diesel intercooler de 4 cilindros, com injeção eletrônica Common Rail da Bosch, que entrega 130,5 cv de potência a 3.800 rpm e torque de 26 kgf.m a apenas 1.250 rpm.

Assim como todos os utilitários com PBT até 3.500 kg, o modelo pode circular em áreas restritas a caminhões e a condução com CNH categoria B, mesma exigida para automóveis de passeio. Vale lembrar que se for de uso profissional, a CNH B precisa ser com EAR (Exerce Atividade Remunerada). No ambiente rural, destaca-se a aptidão para enfrentar terrenos irregulares, especialmente em regiões produtoras.

Equipamentos e versões

Dos itens de série Kia Bongo K2500 4×4, os seguintes são obrigatórios por lei em veículos comerciais leves no Brasil:

  1. Cintos de segurança de três pontos – Obrigatórios para todos os ocupantes desde 1999 (Resolução Contran nº 14/1998).

  2. Controle de estabilidade (ESC) – Obrigatório para todos os veículos novos homologados a partir de 2020 e para todos os veículos leves zero-quilômetro vendidos desde 2024 (Resolução Contran nº 903/2022).

  3. Alerta de frenagem de emergência (ESS) – Obrigatório para veículos leves fabricados a partir de 2023 (Resolução Contran nº 918/2022).

  4. Luzes diurnas (DRL) – Obrigatórias para novos projetos desde 2021, e gradualmente exigidas em todos os modelos a partir de 2023 (também conforme a Resolução nº 918/2022).

Os demais itens, como computador de bordo com nível de ureia, volante multifuncional, bancos em vinil, faróis de neblina, chave com controle remoto e para-brisa degradê, são itens de conforto ou conveniência, não obrigatórios por lei, embora possam ser exigidos em aplicações específicas ou por clientes corporativos.

O modelo é comercializado em quatro versões:
  • R$ 174.990,00 – 2 lugares, sem ar-condicionado
  • R$ 177.990,00 – 3 lugares, sem ar-condicionado
  • R$ 181.990,00 – 2 lugares, com ar-condicionado
  • R$ 184.990,00 – 3 lugares, com ar-condicionado

Concorrentes

O Kia Bongo 4×4 não conta com corrente direto, considerando o seu tipo de cabine, mas são da mesma categoria as picapes cabine simples Toyota Hilux 4×4 e Chevrolet S10 4×4.

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A Toyota Hilux Chassi Cabine Simples 4×4 é uma versão voltada ao trabalho pesado, ideal para aplicações comerciais e rurais que exigem robustez e tração integral. Equipada com motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 42,8 kgf.m de torque, traz câmbio manual de seis marchas e tração 4×4 com reduzida. Oferece estrutura de chassi reforçada para receber implementos como baús, carrocerias metálicas ou de madeira, e tem capacidade de carga aproximada de 1.000 kg, dependendo da configuração final. Mesmo mais espartana, mantém a confiabilidade mecânica e a durabilidade reconhecidas da linha Hilux, sendo amplamente utilizada em frotas, agricultura e serviços públicos. Preço público:
R$ 246.190,00.

A Chevrolet S10 Cabine Simples Chassi 4×4 é uma picape voltada para uso comercial e rural, com estrutura preparada para receber carrocerias personalizadas. Equipada com motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgf.m de torque, oferece câmbio manual de seis marchas e tração 4×4 com reduzida, garantindo bom desempenho em terrenos irregulares. Sua capacidade de carga é de cerca de 1.000 kg, variando conforme o implemento instalado. Com foco na funcionalidade, essa versão prioriza resistência, força e baixo custo operacional, sendo amplamente utilizada por frotistas, produtores rurais e prestadores de serviço. Preço público: R$ 253.290.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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