quarta-feira, fevereiro 4, 2026

Juiz de Fora é a quarta cidade aprovar o Volare Fly 10 movido a gás

Além de Juiz de Fora (MG), três cidades brasileiras já aprovaram ou operam o modelo de micro-ônibus Volare Fly 10 GV movido a GNV e biometano no transporte urbano: Belo Horizonte (MG), Guarulhos (SP) e Vitória (ES). O veículo tem se destacado pela viabilidade técnica e econômica e pelo desempenho ambiental superior em relação aos modelos convencionais a diesel.

Em Belo Horizonte, a Superintendência de Mobilidade (Sumob) aprovou o modelo para o transporte suplementar após dois meses de testes em seis linhas urbanas. O micro-ônibus percorreu 7.804 quilômetros, registrando bom desempenho operacional e índices positivos de eficiência e custo. Já em Guarulhos, unidades do Fly 10 GV estão em operação comercial desde março de 2025, integradas ao sistema urbano local. Na Grande Vitória, o modelo completou 30 dias de testes nas linhas 101 e 111 do sistema Transcol, dentro do programa de demonstração da marca, com resultados que levaram à aprovação técnica para operação.

Saiba mais: Frota Sustentável: mais de 210 artigos sobre descabonização do transporte

As condições da avaliação em JF

Em Juiz de Fora (MG), a operação assistida do modelo foi realizada dentro do Projeto de Mobilidade Verde, iniciativa da Prefeitura em parceria com a Volare, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o apoio técnico da Gasmig, responsável também pelo abastecimento. O Fly 10 GV circulou em quatro linhas urbanas — 640 (Rodoviária/Rio Branco), 535 (Universidade/UFJF), 118 (Parque Independência/Cidade Nova/Vale Verde) e 740 (Humaitá) — em trajetos de diferentes características topográficas e condições de tráfego, inclusive zona rural.

Durante os 30 dias de testes, o micro-ônibus percorreu 2.974 quilômetros, consumindo 1.159,48 m³ de gás natural. De acordo com relatório técnico da Gasmig, validado pela UFJF por meio do convênio Ótima Energia, os resultados demonstraram desempenho equivalente ao diesel, com maior eficiência energética e redução de custos operacionais após a estabilização dos procedimentos de abastecimento.

“O desenvolvimento e produção do Volare Fly 10 GV faz parte do compromisso da empresa com a descarbonização e uma mobilidade mais sustentável. Demonstra também os investimentos robustos que a marca vem fazendo para oferecer modelos com tecnologias que promovam eficiência na operação”, destaca Sidnei Vargas, gerente executivo da Volare.

Os ganhos com o biometano

Resultado de quatro anos de desenvolvimento, o Volare Fly 10 GV é equipado com motorização otimizada para uso de GNV e biometano em qualquer proporção, garantindo a relação de potência e economia operacional. O modelo proporciona a redução de até 96% das emissões de material particulado e 84% dos gases de efeito estufa em comparação com modelos a diesel.

Com três cilindros de combustível e autonomia de até 450 quilômetros, o veículo incorpora ainda sistemas eletrônicos de tração e estabilidade, bloqueio de portas e controle embarcado, priorizando segurança e conforto aos passageiros.

➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui