quinta-feira, dezembro 26, 2024

Iveco Bus apresenta 17-180 Full Air para a renovação de frota em BH

Belo Horizonte (MG) conta com uma das frotas de ônibus mais ultrapassadas entre as maiores capitais País, com idade média de 6 anos e 8 meses em julho de 2023. No entanto, desde a edição da Lei 11.458 sobre o transporte coletivo, as concessionárias deste serviço público estão obrigadas a melhorar o serviço de transporte público de passageiros na capital mineira. Com isso, a renovação de frota em BH começou já baixando para 5 anos e quatro meses em um ano.  

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A renovação de frota em BH não visa apenas reduzir a idade média dos ônibus, consequentemente, as emissões, já que os ônibus Euro 6 possuem bem menos do que os Euro 5, mas melhorar itens como conforto e segurança. Para mostrar as suas opções, as fabricantes têm mostrado as suas opções aos empresários. Mais recentemente, a Iveco Bus realizou com o concessionário DEVA um encontro de relacionamento com clientes de Minas Gerais. 

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Os ônibus com tecnologia Euro 6 são significativamente mais eficientes em termos de emissões de poluentes em comparação com os modelos Euro 5. Em média, os veículos Euro 6 emitem cerca de 80% menos óxidos de nitrogênio (NOx) e 72% menos hidrocarbonetos (HC) do que os veículos Euro 52. Além disso, a emissão de partículas finas (PM) também é reduzida drasticamente, contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade do ar. 

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 Essas reduções são alcançadas através de tecnologias avançadas como a Redução Catalítica Seletiva (SCR) e a Recirculação de Gases de Exaustão (EGR), que trabalham juntas para minimizar a emissão de poluentes. 

 Chassi Bus 17-280 Suspensão Pneumática 

Na oportunidade, a fabricante apresentou o chassi BUS 17-280 Suspensão Pneumática, que atende bem as necessidades para a renovação de frota em BH Aliás, a suspensão a ar deveria ser obrigatória no transporte público de passageiros, já que a suspensão metálica é uma adaptação da suspensão de caminhão de carga para chassi de ônibus.  

O novo modelo será testado em linhas do Grupo Rodap, um dos maiores operadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Neste caso, a reforça ocorre após ação do Tribunal de Contas de Minas Gerais e Ministério Público de Minas Gerais por contar com uma frota de ônibus bem mais antiga.  

Segmentos urbano, rodoviário, fretamento e turismo 

O evento da Iveco Bus reuniu cerca de 150 clientes dos segmentos de transporte urbano, rodoviário, de fretamento e turismo. Foi uma oportunidade única para os transportadores conheceram o portfólio de produtos ampliado e a estratégia. 

“Desde a Lat.Bus 2024, quando o BUS 17-280 Suspensão Pneumática foi apresentado pela primeira vez, os clientes estão entusiasmados com a solução robusta que nosso produto representa. No encontro promovido com nosso concessionário DEVA, ressaltamos o caminho de confiança da nossa marca, que possui uma estratégia consolidada e uma ampla rede de serviços”, afirma Danilo Maccachero, gerente Nacional de Vendas da Iveco Bus. 

Portfólio Iveco Bus 

Ao lado do Bus 17-280 Suspensão Pneumática, já encarroçado, foram exibidos na DEVA demais modelos do portfólio Iveco Bus, como unidades da Daily Minibus, já entregues para os clientes Expresso Santa Luzia, do Grupo Rodap, e RAD, e um dos BUS 17-280 que compõem a frota da NDI Turismo.  

Equipado com um robusto conjunto de bolsões de ar, batentes auxiliares e válvulas niveladoras de altura, o chassi BUS 17-280 Suspensão Pneumática foi dimensionado para a realidade brasileira, em que muitas das vezes o ônibus trafega em vias de pavimentação irregular ou em trechos de terra.  

A suspensão Full Air propicia melhor padrão de conforto, diminuindo as trepidações e reduzindo o nível de ruído a bordo, com ganhos na dirigibilidade e na produtividade do dia a dia. Na garagem, o operador conta com maior agilidade e a facilidade de manutenção da suspensão pneumática.  

O modelo é disponibilizado nas configurações urbano e rodoviário e atende a demanda de operadores que buscam um serviço cada vez melhor: uma nova realidade para ônibus de motor frontal. 

“A dispensa de necessidade de molas reduz os custos de aquisição e substituição de peças, resultando em menos tempo de ônibus parado para eventuais reparos”, ressalta Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da Iveco Bus. “Com o novo BUS 17-280 Suspensão Pneumática, ampliamos as opções de escolha. Os clientes continuam contando com a versão de suspensão metálica, selecionando a que melhor se encaixa às características da sua realidade”, explica. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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