A varejista sueca H&M anunciou a abertura de seu primeiro centro de distribuição no Brasil, localizado em Extrema, Minas Gerais, um dos principais polos logísticos do país. A operação será conduzida pela empresa francesa ID Logistics, que já assinou contrato com a H&M.
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O centro, situado na rodovia Fernão Dias, iniciará com uma área de 24 mil metros quadrados e 150 funcionários. Ao longo do contrato de longo prazo, está previsto um crescimento para 43 mil metros quadrados e 350 colaboradores. A estrutura será responsável pela armazenagem de produtos importados da Ásia, incluindo China, Bangladesh, Vietnã e Índia, além de possibilitar a aquisição de mercadorias de fabricantes locais, especialmente nos segmentos de malha e jeans .
A ID Logistics será encarregada dos serviços de distribuição e logística para as lojas físicas e para as vendas online da H&M no Brasil. A empresa destacou que essa parceria será significativa para seus resultados na região .
A H&M planeja abrir suas primeiras lojas no Brasil no segundo semestre de 2025, com unidades confirmadas nos shoppings Iguatemi e Anália Franco, em São Paulo, e no Shopping Dom Pedro, em Campinas. Além disso, está prevista a inauguração de uma loja no MorumbiShopping, também na capital paulista .
A empresa já iniciou o processo de contratação de funcionários para suas operações no país, com vagas abertas em São Paulo e Minas Gerais. As oportunidades abrangem diversas áreas, incluindo logística e vendas .
Com uma estratégia de expansão bem definida, a H&M pretende estabelecer presença em todo o território brasileiro nos próximos três anos, oferecendo produtos de moda com preços acessíveis e foco em sustentabilidade .
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O Grupo ID Logistics encerrou 2024 como uma das maiores potências no setor de logística contratual. Com receita anual de R$ 21,78 bilhões — um crescimento de 19,1% em relação ao ano anterior —, a empresa reforça sua presença no mercado brasileiro e em mais 17 países e avança com estratégia agressiva de expansão orgânica e aquisições seletivas, inclusive no Brasil, segundo Eric Hémar, fundador e presidente da ID Logistics.
O crescimento na região que o Brasil no balanço da empresa (América Latina e Ásia) faz parte foi de 26,6%, e a receita representou 8% do total.
Investimentos e perspectivas
Com um caixa fortalecido, a ID Logistics refinanciou sua linha de crédito sindicalizada (R$ 2,23 bilhões) com condições mais vantajosas e prazo estendido até 2029. Além disso, obteve uma linha rotativa de 100 milhões de euros e outra de 150 milhões voltada a investimentos operacionais. A companhia também concluiu um aumento de capital de R$ 666 milhões em setembro, reforçando sua capacidade de expansão.
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Com essa base sólida, o grupo projeta mais um ano de crescimento vigoroso em 2025, tanto orgânico quanto por meio de aquisições estratégicas.
A mente por trás da estratégia
Eric Hémar, fundador e CEO da ID Logistics, é considerado um dos empresários mais influentes do setor na Europa. Ex-aluno da tradicional ENA, ele criou a ID em 2001 com recursos próprios e da família. Hoje, detém 55% da empresa e lidera uma operação com 450 centros de distribuição, 40 mil funcionários e 8,5 milhões de m² operados.
Mesmo diante de turbulências econômicas e tensões internacionais — como as tarifas americanas que fizeram as ações da ID caírem 10,7% em 2024 —, Hémar mantém uma visão de longo prazo. Para ele, a chave do sucesso está na agilidade e no foco em serviço: “Nosso diferencial não está nos ativos, mas na nossa capacidade de adaptação às necessidades dos clientes.”
A relação da ID com gigantes como Amazon, Carrefour e Inditex, e sua expertise em gerenciar operações logísticas complexas, consolidam a empresa como um dos pilares globais da logística contratual. E, como afirma o CEO, “o setor é como um casamento: quando o cliente decide trabalhar com você, provavelmente vai continuar por muito tempo.”
No Brasil
A atuação da ID Logistics no Brasil também se destaca: são mais de 8 mil colaboradores em mais de 55 centros de distribuição, com um milhão de metros quadrados de armazenagem voltados a grandes players do varejo, indústria, cosméticos, FMCG e e-commerce. A operação é liderada por Gilberto Lima e segue alinhada ao modelo global de inovação e foco no cliente.