O governo federal anunciou ontem, quinta-feira (10), no Palácio do Planalto, o programa Carro Sustentável, que prevê a isenção total do IPI para veículos compactos com alta eficiência energética e ambiental fabricados no Brasil. A medida entra em vigor nesta sexta-feira (11) e vale até o fim de 2026, com o objetivo de estimular a produção nacional de automóveis menos poluentes e mais acessíveis.
O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que normalmente varia entre 7% e 13% para veículos leves a combustão, será zerado para os modelos enquadrados no programa. Atualmente, o preço de um automóvel no Brasil também inclui outros tributos, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que varia de 12% a 18% dependendo do estado, o PIS/Cofins (cerca de 11,6%) e o imposto de importação, quando aplicável — juntos, esses tributos podem representar até 44% do valor final pago pelo consumidor.
Modelos que terão isenção do IPI
Além do VW Polo, conforme antecipado pela própria montadora, estão na relação dos modelos aprovados pelo MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, os subcompactos Fiat Mobi e Renault Kwid e os compactos Hyundai HB20 e HB20S, Chevrolet Onix e Onix Plus e o Fiat Argo (menos a versão 1.3 CVT).
As 10 maiores empresas de transporte do mundo
Por que anunicar na plataforma Frota News?
As 100 maiores empresas globais de autopeças: uma é brasileira
Diesel Inverno
A Vibra, maior distribuidora de combustíveis do Brasil, lançou o Diesel Inverno para clientes da região Sul, um combustível desenvolvido para garantir o desempenho de motores em temperaturas de até –10°C. Disponível de abril a setembro nas versões S10 e S500, o produto evita a formação de cristais de parafina que podem entupir filtros e comprometer a ignição, especialmente em climas rigorosos. Indicado para veículos leves, pesados e maquinário agrícola e industrial, o Diesel Inverno reduz falhas, melhora a eficiência operacional e ajuda a diminuir custos de manutenção.


