A Iveco Group anunciou que expandiu suas iniciativas de reúso de água no Complexo Industrial de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Alcançando assim, uma economia de mais de 170 mil metros cúbicos de água por ano, o equivalente a 68 piscinas olímpicas. A empresa, que inclui as marcas Iveco, FPT Industrial e IDV, implementou projetos como a osmose reversa para filtrar impurezas da água e reutilizá-la em processos industriais, além de irrigação de áreas verdes, limpeza de pisos e abastecimento de tanques de teste.
O complexo industrial de Sete Lagoas abriga a Ilha Ecológica, uma instalação para tratamento sustentável de resíduos industriais, e possui a certificação ISO 14000. Além disso, segundo Lucilene Carvalho, Gerente de Sustentabilidade do Iveco Group, a planta utiliza 100% de energia elétrica renovável certificada e busca reduzir o impacto ambiental de suas operações, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com o reconhecimento da certificação EcoVadis.
Leia também:
Brasil de fora? O desafio de entrar na revolução do aço de baixo carbono pela Volvo Trucks
Investimentos no Brasil que vão gerar mais transporte: atualizado em 10/03
Leia mais:
Ford Trucks e Iveco firmam parceria para desenvolver nova cabine de caminhão
A Ford Trucks e a Iveco anunciaram oficialmente um acordo de desenvolvimento conjunto para a criação de uma nova cabine de caminhão. A saber, a colaboração, que vinha sendo discutida desde o ano passado, agora se concretiza e promete impactar o setor de transportes com inovações tecnológicas e avanços em segurança e eficiência energética. Aliás, vale lembrar que as duas empresas já tiveram parcerias no passado e, que a atual Ford Trucks evoluiu muito em relação a Ford Caminhões que existiu no Brasil.
Cada fabricante será responsável por produzir e montar a cabine em suas respectivas instalações, garantindo um design personalizado alinhado à identidade visual de cada marca. O projeto tem como objetivo principal reforçar a competitividade de ambas as montadoras, ao mesmo tempo em que atende à nova Norma Europeia de Visão Direta e melhora a aerodinâmica dos veículos, contribuindo para a redução das emissões de CO₂.
A segurança e o conforto dos motoristas também estão no centro do desenvolvimento da nova cabine. Aliás, o projeto prevê um ambiente mais ergonômico, espaçoso e modular, adaptável a diferentes necessidades de uso. Além disso, a cabine será compatível com todas as opções de motorizção, garantindo versatilidade e eficiência para os transportadores.
Com um investimento estimado em € 343 milhões (R$ 2,175 bilhões), a previsão é que as primeiras unidades da nova cabine entrem em produção em 2028. Na cerimônia de assinatura do contrato, Emrah Duman, Vice-Presidente da Ford Trucks, e Luca Sra, Presidente da unidade de Caminhões da Iveco, enfatizaram a importância da parceria para o desenvolvimento de veículos mais modernos, eficientes e sustentáveis.
Nova era para o conforto e segurança dos caminhoneiros
A evolução das normas de dimensão dos conjuntos rodoviários pode redefinir o padrão de habitabilidade dos caminhões de longa distância. A nova cabine promete oferecer um espaço otimizado para atender às necessidades dos motoristas, garantindo mais conforto durante as viagens. Essa iniciativa reforça o compromisso das montadoras em criar soluções que aliam segurança, desempenho e bem-estar dos profissionais do transporte.
