Em um passo significativo para melhorar a segurança nas estradas. O Euro NCAP anunciou a introdução do seu novo padrão de classificação de segurança para caminhões, denominado “Truck Safe”. A medida visa responder as estatísticas preocupantes que apontam que, embora os caminhões representem apenas uma pequena fração dos veículos nas estradas, eles estão envolvidos em uma proporção desproporcional de acidentes fatais.
Em um evento que reuniu especialistas em segurança viária e líderes da indústria automotiva. O Euro NCAP revelou que os caminhões são responsáveis por quase 15% de todas as mortes rodoviárias na União Europeia. Apesar de constituírem apenas cerca de 3% dos veículos em circulação. No Brasil, as estatísticas não são muito diferentes. Aliás, o trabalho da Euro NCAP é válido para o nosso mercado, já que a maioria dos caminhões vendidos no mercado brasileiro são derivados dos projetos europeus.
MAIS DUAS TECNOLOGIAS QUE AUMENTAM A SEGURANÇA DOS IMPLEMENTOS NOMA
Desenvolvimento da classificação Truck Safe
O Secretário Geral do Euro NCAP, Dr. Michiel van Ratingen, destacou que o novo padrão é uma evolução natural dos esforços contínuos da organização para aprimorar a segurança viária.
“O Truck Safe vai além dos atuais regulamentos da UE, incentivando a inovação e abordando as necessidades específicas dos veículos comerciais pesados”, explicou van Ratingen.
A abordagem inclui critérios rigorosos para a prevenção de acidentes, bem como, visibilidade aprimorada e eficácia dos sistemas de resgate após acidentes.
Impacto nas políticas e inovações industriais
Representantes de fabricantes de renome, como DAF, Scania, Volvo e ZF, participaram do evento. A princípio, demonstraram suas tecnologias mais recentes, alinhadas às expectativas do novo programa. O Euro NCAP e os fabricantes de veículos têm mantido uma colaboração intensiva, realizando várias consultas a partes interessadas, como distribuidores, seguradoras e autoridades.
“Nosso objetivo é estabelecer melhores práticas de segurança que ultrapassem os padrões mínimos e liderem pelo exemplo, assim como fizemos com os carros de passageiros”, disse Matthew Avery, Diretor de Desenvolvimento de Estratégia do Euro NCAP.
Reações da indústria e próximos passos
A iniciativa foi bem recebida pelos participantes da indústria. Jacob Thärnå, Chefe de Transportes Sustentáveis da Scania Trucks, expressou entusiasmo com o programa. “Esperamos que o Truck Safe motive toda a indústria a elevar seus padrões de segurança”, afirmou Thärnå.
Até 2027, o Euro NCAP planeja introduzir requisitos mais rigorosos de segurança ativa, e a partir de 2030, serão realizados testes de colisão, focados especificamente em melhorar a segurança passiva dos caminhões.
O novo padrão não apenas aumentará a segurança dos condutores e outros usuários da estrada, mas também proporcionará vantagens econômicas para as empresas que investem em veículos mais seguros. Afinal, o sucesso deste programa poderá transformar significativamente o mercado de veículos comerciais, promovendo veículos mais seguros como uma escolha lucrativa para as frotas.
A saber, a primeira divulgação de classificações sob o esquema Truck Safe está programada para novembro de 2024, marcando um capítulo importante na jornada da Euro NCAP para uma Europa com zero mortes relacionadas ao trânsito.
Nos siga no LinkedIn!