quinta-feira, novembro 21, 2024

ENTENDA OS CINCO NÍVEIS DE VEÍCULOS AUTÔNOMOS DEFINIDOS PELA SAE

O termo veículo autônomo e semiautônomo são usados de forma generalizadas, na maioria das vezes, confundindo o leitor. Porém, em 2014, a Sociedade Americana de Engenheiros (SAE) divulgou, pela primeira vez, as definições em 5 níveis para criar um parâmetro de entendimento pela indústria automotiva.

Os Estados Unidos são o país mais adiantado no tema, com cerca de 29.000 km já mapeados para o tráfego de caminhões autônomos Nível 4, inclusive, já com um ponto de parada tecnológico para este tipo de veículo.

Então, conheceremos os cinco níveis, conforme a SAE:

Nível 0: Sem automação. O veículo não possui nenhum sistema que auxilie o motorista na condução, sendo totalmente responsável por acelerar, frear, direcionar e monitorar o ambiente.

Nível 1: Assistência ao condutor. O veículo possui alguns recursos que auxiliam o motorista a controlar a velocidade ou a direção, mas não os dois ao mesmo tempo. Por exemplo, o piloto automático inteligente, alerta de colisão, entre outros.

Nível 2: Automação parcial. O veículo consegue controlar a velocidade, a direção e a posição na pista simultaneamente, mas apenas em algumas situações e condições, como em estradas com as faixas de rolagem visíveis. O motorista ainda precisa estar atento e pronto para assumir o controle a qualquer momento.

Nível 3: Automação condicional. O veículo consegue acelerar, desacelerar e até mesmo ultrapassar os outros veículos sem intervenção humana, mas apenas em certas condições e cenários. O motorista pode se distrair com outras atividades, mas eventualmente terá que assumir o controle em situações de risco.

O Brasil neste contexto

Neste Nível 3, as fabricantes Volvo, Mercedes-Benz e Volkswagen já contam com modelos autônomos para uso em automação condicional, ou seja, em ambiente controlado, como fazendas de cana-de-açúcar e outros ambientes fechados. O primeiro modelo para uso em indústria é um Mercedes-Benz Atego em operação dentro Ypê, em Amparo (SP).

Leia também: PRIMEIRO PONTO DE PARADA DE CAMINHÕES AUTÔNOMOS EM ESTRADA FOI ABERTO NOS EUA

Nível 4: Automação de alto nível. O veículo é capaz de se movimentar por conta própria em quase todas as situações e condições, sem necessidade de intervenção ou supervisão humana. O motorista pode até dormir durante a viagem, mas ainda há um volante e pedais disponíveis para emergências. Nos Estados Unidos já há alguns modelos neste nível sendo comercializados, como o Freightliner New Cascadia, do grupo Daimler Truck nas fotos deste artigo.

SAE

Nível 5: Automação total. O veículo é capaz de se movimentar por conta própria em qualquer situação e condição, sem necessidade de nenhum tipo de intervenção ou supervisão humana. O veículo não possui volante nem pedais, apenas botões para iniciar e parar a viagem.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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