domingo, julho 7, 2024
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eActros 600 elétrico é a proposta da Mercedes-Benz para longa distância

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A Mercedes-Benz Trucks apresentou o seu mais recente avanço tecnológico: o eActros 600, um caminhão pesado elétrico movido a bateria, projetado para longas distâncias. O destaque do eActros 600 é sua capacidade de bateria de mais de 600 kWh, o que lhe rendeu o nome “600”. Essa característica permite que o caminhão alcance uma autonomia de 500 quilômetros sem a necessidade de recarga intermediária. Isso significa que o eActros 600 pode viajar mais de 1.000 quilômetros por dia, graças às recargas realizadas durante as pausas dos motoristas ao longo de suas jornadas.

A Mercedes-Benz Trucks identificou que aproximadamente 60% das viagens de longas distâncias realizadas pelos clientes na Europa são inferiores a 500 quilômetros. Isso indica que a infraestrutura de recarga de baterias já existente nos transportadores e nos locais de entrega é suficiente para atender às necessidades do novo modelo. Para atender às demais aplicações, certamente, a expansão contínua da infraestrutura de recarga pública se torna vital para tornar o transporte de longa distância com caminhões elétricos uma realidade em toda a Europa.

Além das recargas convencionais com carga CCS de até 400 kW, o eActros 600 também permitirá recargas de Megawatts (MCS). Assim que essa tecnologia estiver disponível e for padronizada entre os fabricantes, ela será integrada às versões do eActros 600. Isso significa que as baterias podem ser carregadas de 20% a 80% em aproximadamente 30 minutos em uma estação adequada com uma potência de um Megawatt.

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Capacidade de carga útil

Projetado para um Peso Bruto Total (PBT) combinado de até 44 toneladas, o eActros 600 oferece uma carga útil de cerca de 22 toneladas quando equipado com um semirreboque padrão. A alta Tara da composição ainda se deve pelo peso das baterias, já que uma composição similar a diesel tem capacidade de carga útil em torno de 30 toneladas. Este é o preço a ser pega para a transição energética.

eActros 600
As telas digitais focam nas informações da gestão da energia das baterias e dos motores elétricos

As vendas do eActros 600 estão previstas para começar ainda este ano, com a produção em série planejada para o final de 2024. Além dos cavalos mecânicos, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá versões de caminhões rígidos do eActros 600, ampliando as opções de aplicação para o transporte totalmente elétrico. Atualmente, cerca de 50 protótipos estão sendo produzidos, alguns dos quais serão disponibilizados para testes práticos com clientes.

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, enfatizou o papel do eActros 600 no setor de transporte de mercadorias, afirmando: “O eActros 600 representa a transformação do transporte rodoviário de mercadorias para a neutralidade de CO₂ como nenhum outro caminhão com a estrela de três pontas.”

A influência da fonte de energia

A rentabilidade dos caminhões elétricos em comparação com os modelos a diesel depende da região e, principalmente, dos custos de eletricidade e diesel. Em países com eletricidade acessível, podem ser mais rentáveis a longo prazo, especialmente considerando o período médio de manutenção do veículo, assim como, a marca de 600.000 quilômetros.

A pegada de carbono do eActros 600 depende da eletricidade usada em sua operação. Com o mix energético europeu atual, o eActros 600 consegue uma economia de CO₂ de cerca de 40% em comparação com um caminhão a diesel. Por certo, no Brasil poderia conseguir 100% no uso local.

O eActros 600 é equipado com três baterias, cada uma com 207 kWh, totalizando uma capacidade de 621 kWh. Essas baterias são baseadas na tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP), conhecidas por sua longa vida útil. Os engenheiros da Mercedes-Benz Trucks projetaram o eActros 600 para atender aos mesmos requisitos de durabilidade de um caminhão a diesel de longa distância, com a expectativa de chegar a 1,2 milhão de quilômetros em 10 anos de operação. Além disso, após esse período, a bateria ainda deve manter mais de 80% de sua capacidade.

Os motores

A Mercedes-Benz Trucks desenvolveu um novo eixo elétrico de 800 Volts com dois motores elétricos e uma transmissão de quatro velocidades específica para o transporte pesado de longa distância. Sobretudo, esses motores geram uma potência contínua de 400 kW (equivalente a 536 cv) e uma potência máxima de 600 kW (816 cv).

O eActros 600 também consegue recuperar energia durante a condução, realimentando as baterias. Afinal, isso reduz a pressão sobre os freios do caminhão, resultando em maior eficiência. Os motoristas podem escolher entre cinco níveis diferentes de recuperação, dependendo da situação. Além disso, a condução com um pedal pode ser ativada via touchscreen no painel digital. Isso permite desaceleração por meio de recuperação, reduzindo a necessidade de uso do freio mecânico.

O eActros 600 é notavelmente silencioso na estrada, proporcionando benefícios para o motorista e o meio ambiente. No entanto, para garantir a segurança de pedestres e ciclistas, o caminhão está equipado com um Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS) externo. Ele emite sons dependendo das condições de condução a fim de alertar os outros usuários da estrada.

Por fim, A fábrica da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, na Alemanha, produzirá o eActros 600. Será ao lado da produção dos caminhões a diesel. Além disso, realizam a produção em várias etapas. Entre elas, a montagem do eixo elétrico, das baterias e da caixa frontal.

Marcos Villela | LinkedIn

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