quarta-feira, dezembro 11, 2024

Dia do Motorista: Bracell mostra diversidade e investimento em treinamento 

No dia 25 de julho, comemora-se o Dia do Motorista, uma data para homenagear os profissionais que movem o Brasil. Contudo, a profissão de caminhoneiro enfrenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito à renovação de seus quadros. Segundo a Confederação Nacional do Transporte e Logística (CNT), há uma preocupante diminuição no interesse dos jovens pela profissão. Hoje, cerca de 60% dos caminhoneiros têm mais de 50 anos. 

Nos últimos 10 anos, o perfil etário dos motoristas mudou drasticamente. Houve um aumento na faixa etária de 51-60 anos e uma queda impressionante de 64,1% no número de novos motoristas entre 18-21 anos. Esses números evidenciam um futuro incerto para a profissão, que pode enfrentar uma escassez de profissionais nos próximos anos. 

Larissa da Silva, de 23 anos, é um exemplo. Realizando seu sonho de ser motorista com CNH E na Bracell, ela transporta celulose de Lençóis Paulista a Pederneiras, em São Paulo. “Sempre quis ser motorista de caminhão. É uma profissão que exige responsabilidade e dedicação, mas que também oferece uma sensação única de liberdade”, conta Larissa. 

Outra história inspiradora vem de Água Clara, no Mato Grosso do Sul. Sônia Ferreira Vida, de 47 anos, é a única mulher entre os comboistas da MS Florestal, uma empresa do grupo Bracell. Diariamente, Sônia percorre 300 km com um caminhão comboio de combustível. “Ser a única mulher na equipe é desafiador, mas também muito gratificante. Espero que minha trajetória incentive outras mulheres a ingressarem nessa profissão”, afirma Sônia. 

A Bracell, além de reconhecer a importância da diversidade e da inclusão, destaca que essas histórias são apenas o começo. A empresa é um dos exemplos de investimento em treinamento. Para isso, ela conta com a parceria com a Fabet, fundação de educação no setor de transporte.  

Leia também: 

Em Ação Pioneira, Bracell Implementa Programa de Formação para Motoristas de Transporte Florestal CNH E

Pioneirismo da Fabet 

A Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) é uma instituição que se destaca no cenário brasileiro pela sua dedicação à educação e ao treinamento de profissionais do setor de transporte, especialmente motoristas, mas também a nível de gestão para construir equipes de alta performance em segurança, eficiência e produtividade.

Com uma história de contribuições significativas para a segurança no trânsito e a eficiência logística, a Fabet SP oferece uma gama de cursos presenciais na sua estrutura e na modalidade In Company, bem como cursos on-line, abrangendo desde a formação de novos motoristas em trilha de carreira, o aperfeiçoamento e especialização de condutores experientes e programas para as lideranças operacionais (SSMA, frotas, manutenção, RH, operação).

No Dia do Motorista, a Fabet reafirma seu compromisso com a valorização desses profissionais essenciais, desenvolvendo não apenas habilidades técnicas, mas também promovendo a conscientização sobre a importância da segurança e do respeito no trânsito.

Por meio de programas inovadores, como a formação de mulheres para o transporte de cargas e a formação avançada de condutores para veículos truck, articulados e biarticulados, a fundação se posiciona como um pilar no desenvolvimento de um transporte mais humano e eficiente. Além disso, a Fabet colabora com empresas para maximizar resultados por meio de uma gestão competente, refletindo a crença de que a educação é a chave para um setor de transporte mais seguro e sustentável.

Siga o Frota News no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui