quinta-feira, novembro 21, 2024

DAF LANÇA SÉRIE XB HVO E ELECTRIC QUE SÃO NOVA REFERÊNCIA EM ATÉ 19 T

A DAF Trucks lançou a nova geração de caminhões de distribuição urbana DAF XB movido a HVO e XB Electric. Esta série de veículos elétricos surge como um divisor de águas no setor, pois pode ser considerada um novo referencial em elevado padrão tecnológico em caminhões elétricos urbanos.

A nova série DAF XB não é apenas uma simples evolução dos caminhões de distribuição, mas sim uma redefinição dos padrões de eficiência e sustentabilidade.

Projetada para aplicações de 7,5 a 19 toneladas, esta série abrangente de veículos elétricos. Os modelos de 12, 16 e 19 toneladas com alcance de até 350 quilômetros com uma única carga. O carregamento da bateria é otimizado para ser atingindo de 20% a 80% entre 40 e 70 minutos. Essa rápida recarga é crucial para manter as operações em andamento, sem comprometer a eficiência.

Motores PACCAR PX-5 e PX-7

Os motores a combustão PACCAR PX-5 e PX-7 impulsionam a nova geração de caminhões DAF XB.

Eles oferecem potências variando de 124 kW (170 cv) a 227 kW (310 cv). Esses motores apresentam torque máximo em baixas rotações, permitindo uma condução eficiente e econômica.

Além disso, eles estão prontos para utilizar HVO, um combustível alternativo que pode reduzir as emissões de CO₂ em até 90%, desde o processo de produção até a rodagem.

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Sistemas de assistência ao motorista

Os novos caminhões de distribuição DAF XB estão disponíveis com um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor para segurança e conforto.

O sistema AEBS (Advanced Emergency Braking System) possui um radar e uma câmera que sinalizam os usuários vulneráveis da estrada à frente do veículo (Drive-off Assist).

O Event Data Recorder registra imagens e dados quando ativa o aviso de freio ABS, e o DAF Turn Assist avisa se houver ciclistas nos pontos cegos dos veículos.

A nova Detecção de Sonolência DAF avalia o estado de alerta do condutor e avisa quando é necessária uma pausa.

Além disso, cada XB vem com Reconhecimento de Limite de Velocidade que informa o motorista sobre os limites de velocidade reais, enquanto o Lane Change Assist passivo ajuda a evitar manobras perigosas

O Event Data Recorder registra imagens e dados quando ativa o aviso de freio ABS, e o DAF Turn Assist alerta caso os ciclistas estejam nos pontos cegos dos veículos.da a evitar manobras perigosas alertando para mudanças de faixa potencialmente não intencionais.

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Cabines verdadeiramente urbanas

O posicionamento baixo da cabine, os grandes para-brisas e janelas laterais, e as linhas baixas das janelas proporcionam a obtenção da visão direta. Como opção, está disponível uma janela de visualização do meio-fio para uma visão desobstruída dos outros veículos da estrada do lado do acompanhante. O design fino dos novos espelhos permite a combinação perfeita de visão direta e indireta.

As cabines Day, Extended Day e Sleeper têm degraus de entrada posicionados em uma posição de cabine baixa para melhor acessibilidade.

Os assentos apresentam o mesmo estofamento dos caminhões DAF XD, XF, XG e XG+, com os quais o New Generation XB também compartilha o nível de ajuste e acabamento, o novo volante e o atraente display digital do painel de 12 polegadas (30,48 cm). Ele mostra todas as informações relacionadas ao veículo de uma só vez e é configurável conforme a preferência do motorista.

XBC para aplicações de construção

Juntamente com a série XB para aplicações em estrada, a DAF também apresentou a série XBC. Esta é para operações severas, como no segmento de construção. O XBC tem um chassis de 19 toneladas e apresenta uma elevada distância ao solo de 255 milímetros, um grande ângulo de ataque de 25 graus, uma placa de radiador dianteira em aço para proteger o compartimento do motor e um robusto para-choques em aço.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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