- O primeiro modelo apresentado é o Foton iBlue EV-6
- Capacidade de 3,5 toneladas de carga útil
- Motor elétrico de 115 kW (155 cv) e torque de 430 Nm
- Muitos equipamentos de série, principalmente de segurança
- O restante da linha Foton iBlue
- Preço: R$ 439 mil
As concessionárias Foton já estão recebendo os primeiros do caminhão elétrico de 6 toneladas que começou a importar da China. Trata-se do Foton iBlue EV-6.
Ele é equipado com motor elétrico com potência de 115 kW (155 cv) e torque de 430 Nm. O motor é alimentado por baterias de lítio que proporcionam autonomia estimada entre 200 e 250 quilômetros com recarga das baterias por corrente alternada (AC) e contínua (DC).
Com PBT de 6.000 kg e o peso de ordem de marcha de 2.425, a capacidade de carga para instalação do implemento e para o transporte de carga útil é de 3.575 kg.
Os equipamentos de série: freio auxiliar, ESP (controle de estabilidade), ASR (de tração), controle de assistência em subida, acendimento dos faróis automático, faróis de milha, DLR (luz diurna), MP3 com USB, alerta de marcha ré, ACC (piloto automático preditivo), ar-condicionado, alarme e vidros elétricos.
Testes para certificações
O caminhão Foton iBlue passou por mais de 30 testes de itens para o certificado WVTA, como EMC, especificação de segurança elétrica, NVH, aviso de saída de faixa e frenagem de emergência avançada. Ele usa a bateria de energia de alta densidade e alta capacidade da CATL, sendo a maior empresa de baterias do mundo, e PMSM (Motor síncrono de ímã permanente). Ele consegue atender totalmente aos requisitos técnicos para aceleração de partida de 0 a 30 km/h, aceleração de ultrapassagem de 30 a 50 km/h e capacidade de partida em subida. Também possui uma estratégia avançada de recuperação de energia de frenagem e modo de direção ECO para se adaptar a diferentes condições de direção e fornecem maior eficiência e alcance 10% maior.
O veículo completo é submetido a um rigoroso teste de bateria, motor e sistema de controle eletrônico e a mais de 800 inspeções estáticas. A taxa de desvanecimento do alcance é menor ou igual a 35% em baixa temperatura. A forte adaptabilidade ao ambiente também melhora a eficiência operacional do veículo. E com 100.000 km de testes de resistência concluídos, a segurança do veículo completo também está garantida, segundo o fabricante.
Leia também: AVALIAÇÃO DO ELÉTRICO CITROËN Ë-JUMPY E OS DESAFIOS DA LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL
Outros modelos da iBlue da marca apresentados na Alemanha
Há pouco mais de um ano, a Foton apresentou durante a feira IFAT, em Munique, os caminhões comerciais Iblue T5 e Iblue ST7. Isso marca a entrada oficial da fabricante chinesa de caminhões comerciais no mercado europeu, tornando-se assim um player global.
O Iblue T5 e o Iblue T7S completam a família que conta com chassis de 16 toneladas e 6 toneladas. Portanto, os veículos especiais foram desenvolvidos especificamente para eles e têm uma carga útil de 9,5 toneladas e 3,5 toneladas, respectivamente.
No Brasil, estão começando a comercializar o chassi multifuncional de 6 toneladas. Dessa forma, ele permite a instalação de diferentes implementos, como plataformas, lonas, guindastes ou contêineres de refrigeração.
Ademais, a bateria CATL alimenta o motor e inclui um sistema de resfriamento e aquecimento para garantir a segurança e a vida útil da bateria. Por fim, as mais recentes tecnologias de segurança, como AEBS, LDWS e sistemas avançados de frenagem auxiliar, também estão disponíveis no veículo.
[…] Leia também: CONCESSIONÁRIAS FOTON COMEÇAM A RECEBER O CAMINHÃO ELÉTRICO DA MARCA […]