quinta-feira, novembro 21, 2024

CONCESSIONÁRIAS FOTON COMEÇAM A RECEBER O CAMINHÃO ELÉTRICO DA MARCA

  • O primeiro modelo apresentado é o Foton iBlue EV-6
  • Capacidade de 3,5 toneladas de carga útil
  • Motor elétrico de 115 kW (155 cv) e torque de 430 Nm
  • Muitos equipamentos de série, principalmente de segurança
  • O restante da linha Foton iBlue
  • Preço: R$ 439 mil

As concessionárias Foton já estão recebendo os primeiros do caminhão elétrico de 6 toneladas que começou a importar da China. Trata-se do Foton iBlue EV-6.

Ele é equipado com motor elétrico com potência de 115 kW (155 cv) e torque de 430 Nm. O motor é alimentado por baterias de lítio que proporcionam autonomia estimada entre 200 e 250 quilômetros com recarga das baterias por corrente alternada (AC) e contínua (DC).

Com PBT de 6.000 kg e o peso de ordem de marcha de 2.425, a capacidade de carga para instalação do implemento e para o transporte de carga útil é de 3.575 kg.

Os equipamentos de série: freio auxiliar, ESP (controle de estabilidade), ASR (de tração), controle de assistência em subida, acendimento dos faróis automático, faróis de milha, DLR (luz diurna), MP3 com USB, alerta de marcha ré, ACC (piloto automático preditivo), ar-condicionado, alarme e vidros elétricos.

Testes para certificações

O caminhão Foton iBlue passou por mais de 30 testes de itens para o certificado WVTA, como EMC, especificação de segurança elétrica, NVH, aviso de saída de faixa e frenagem de emergência avançada. Ele usa a bateria de energia de alta densidade e alta capacidade da CATL, sendo a maior empresa de baterias do mundo, e PMSM (Motor síncrono de ímã permanente). Ele consegue atender totalmente aos requisitos técnicos para aceleração de partida de 0 a 30 km/h, aceleração de ultrapassagem de 30 a 50 km/h e capacidade de partida em subida. Também possui uma estratégia avançada de recuperação de energia de frenagem e modo de direção ECO para se adaptar a diferentes condições de direção e fornecem maior eficiência e alcance 10% maior.

O veículo completo é submetido a um rigoroso teste de bateria, motor e sistema de controle eletrônico e a mais de 800 inspeções estáticas. A taxa de desvanecimento do alcance é menor ou igual a 35% em baixa temperatura. A forte adaptabilidade ao ambiente também melhora a eficiência operacional do veículo. E com 100.000 km de testes de resistência concluídos, a segurança do veículo completo também está garantida, segundo o fabricante.

Leia também: AVALIAÇÃO DO ELÉTRICO CITROËN Ë-JUMPY E OS DESAFIOS DA LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

Outros modelos da iBlue da marca apresentados na Alemanha

Há pouco mais de um ano, a Foton apresentou durante a feira IFAT, em Munique, os caminhões comerciais Iblue T5 e Iblue ST7. Isso marca a entrada oficial da fabricante chinesa de caminhões comerciais no mercado europeu, tornando-se assim um player global.

O Iblue T5 e o Iblue T7S completam a família que conta com chassis de 16 toneladas e 6 toneladas. Portanto, os veículos especiais foram desenvolvidos especificamente para eles e têm uma carga útil de 9,5 toneladas e 3,5 toneladas, respectivamente.

No Brasil, estão começando a comercializar o chassi multifuncional de 6 toneladas. Dessa forma, ele permite a instalação de diferentes implementos, como plataformas, lonas, guindastes ou contêineres de refrigeração.

Ademais, a bateria CATL alimenta o motor e inclui um sistema de resfriamento e aquecimento para garantir a segurança e a vida útil da bateria. Por fim, as mais recentes tecnologias de segurança, como AEBS, LDWS e sistemas avançados de frenagem auxiliar, também estão disponíveis no veículo.

Autor

América do Sul
Jornalista Marcos Villela (MTB 6.458/MG) atua no setor da mobilidade de cargas e pessoas desde 1989 e é sócio-fundador da plataforma de informações e consultoria Frota News. Já atuou em editorias de veículos de jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo. Foi editor da revista Transporte Mundial por 21 anos, diretor de redação do núcleo de revistas da filial brasileira do grupo alemão de revistas especializadas Motorpresse, e conta ampla experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em diversos países. É o representante do Brasil, como membro associado, na entidade internacional sem fins lucrativos ITOY (International Truck of the Year). Ela reúne jornalistas técnicos em transporte dos 34 maiores mercados do mundo para troca de experiências, conhecimento e conteúdos jornalísticos.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui