Em encontro na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP), Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing, Peças e Serviços Caminhões, a Frota News traz mais informações sobre a renovação e novos modelos Atego, que passa a contar com um portfólio ampliado. O trabalho feito pela empresa trouxe mais otimismo para a fabricante, que busca a retomada no crescimento de suas vendas no Brasil. Segundo o executivo, esperam vender 1.000 unidades até o mês de dezembro. Até o momento foram efetivadas 300 vendas.
Os modelos da linha Atego atendem os segmentos médios, semipesado (principalmente) e pesados, compartilhando esta fatia do mercado com os modelos Actros e Arocs. De janeiro a julho de 2024, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a Mercedes-Benz emplacou 674 unidades entre os médios, incluindo modelos da linha Accelo, ocupando a segunda posição, atrás da Volkswagen Caminhões e Ônibus (3.923 caminhões) e Iveco. No segundo segmento mais importante do mercado, o de semipesados, a marca tem uma presença significativa com os modelos Atego, com 4.481 unidades, atrás apenas da VWCO, com 8.040 Constellation. Já em pesados, o mercado é mais competitivo, pois o segmento é liderado pelas suecas Volvo (10.332) e Scania (9.848), com a Mercedes-Benz na terceira posição, com 5.484 modelos das linhas Atego, Actros e Arocs.
No ranking dos 10 modelos mais emplacados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os Atego 1419 aparece em sexta posição com 261 unidades emplacadas no segmento de médios. É importante considerar que esta faixa de mercado, os caminhões leves redimensionados para PBT de médios dominam o mercado, como os Mercedes-Benz Accelo 1317 (315 unidades), VW Delivery 11.180 (3.150) e Iveco Tector 11-190 (440). Entre os semipesados, dois Atego se destacam, o 1719 com 1.571 unidades e Atego 2429, com 1.337 emplacamentos. Vale lembrar que este é um segmento que conta com muitas versões, portanto, as vendas são muito diluídas.
Sobre os novos Atego on-road e off-road
Com o lançamento dos novos modelos Atego 1933 e Atego 3133, a Mercedes-Benz reforça sua presença nos segmentos on-road e off-road. Anunciados como parte da renovação da linha Atego, os novos veículos chegam para substituir os consagrados Axor, mantendo a robustez que marcou a antiga linha, mas com adições significativas em termos de tecnologia, segurança e conforto. Com essas novidades, a marca alemã passa a oferecer 13 modelos diferentes da linha Atego, atendendo a diversas necessidades do mercado e reafirmando a versatilidade dos seus caminhões.
O Atego 1933 LS 4×2 foi desenvolvido especialmente para operações logísticas em curtas e médias distâncias, como em portos, centros de distribuição e indústrias. Equipado com o motor OM 926 LA BlueTec 6 de 321 cavalos e a caixa de mudanças automatizada Powershift Advanced G211 de 12 velocidades, este modelo promete eficiência e economia de combustível. Sua capacidade máxima de tração é de 45,1 toneladas, ideal para semirreboques de até 43,5 toneladas de PBTC. Além disso, o modelo conta com um chassi robusto, semelhante ao do Actros, garantindo maior durabilidade e menor necessidade de manutenção.
Já o Atego 3133 6×4 é voltado para operações off-road, oferecendo versões plataforma, basculante e betoneira, o que o torna ideal para aplicações em ambientes desafiadores como canteiros de obras e áreas de difícil acesso. Este modelo destaca-se por sua capacidade de enfrentar terrenos adversos, mantendo o conforto e a segurança característicos da linha Atego. Assim como o 1933, o 3133 foi projetado para substituir a linha Axor, trazendo avanços tecnológicos que elevam a produtividade e a confiabilidade nas operações.
Para o segmento off-road extrapesado, a Mercedes-Benz oferece a linha Arocs com os modelos 3351 6×4 (chassi rígido e cavalo mecânico), 3353 6×4 (cavalo mecânico), 4151 6×4 e o chassi rígido 8×4 58 toneladas com motor de 495 cv.
Participação nas vendas
A linha Atego responde por cerca de 40% das vendas da marca no país, agora conta com um portfólio ainda mais abrangente, capaz de atender desde pequenas operações logísticas até grandes empreendimentos de construção civil. Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, a renovação contínua da linha reflete o compromisso da empresa em ouvir as necessidades dos clientes e oferecer soluções que aliam tecnologia, robustez e rentabilidade. Seguindo a padronização de componentes da Linha Atego Euro 6, o novo extrapesado oferece os elevados níveis de segurança, conforto, robustez e produtividade desta família de caminhões Mercedes-Benz.
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