O utilitário chassi-cabine de até 3.500 kg de Peso Bruto Total (PBT) ganha espaço nas frotas urbanas de veículos comerciais e no portfólio das marcas. Dessa forma, no mercado brasileiro já são sete opções com a chegada do Ford Transit Chassi. Neste comparativo técnico, vamos fazer a análise da versão de 3,5 t deste lançamento com um dos líderes em vendas nesta categoria, o Iveco Daily 30-160. Ambos oferecem características competitivos em desempenho, motorização, conforto e sistemas de segurança. Porém, um só reúne no mesmo produto maior capacidade técnica de peso, maior número de equipamentos de série, maior conectividade e menor preço. Qual deles é a melhor escolha?
Potência e desempenho
Começando pelo motor, o Iveco Daily 30-160 é equipado com um motor FPT F1C Max de 160 cv a 3.500 rpm e um torque máximo de 380 Nm entre 1.600 rpm e 2.900 rpm.
O Ford Transit Chassi apresenta um motor Diesel 2.0 EcoBlue que entrega 165 cv a 3.500 rpm e 389 Nm de torque entre 1.750.
Aparentemente, o Ford Transit leve vantagem em potência e torque. No entanto, a faixa de torque do motor FPT é mais ampla, favorecendo para melhor dirigibilidade por exigir menos trocas de marcas. Outra vantagem do motor F1C é o fato dele já contar com uma história mais antiga no Brasil e, inclusive, passou a equipar o VW Express na geração Euro 6.
Ambos os veículos oferecem uma transmissão manual de 6 velocidades e tração traseira, mais adequada para veículos comerciais em regiões com aclives e em pisos com menos atrito.
Equipamentos para conforto e conectividade
Todas as informações abaixo são colhidas das fichas técnicas produzidas e disponibilidades ao público pelos próprios fabricantes. O Ford Brasil apresenta uma ficha bastante completa. No caso da Iveco, a ficha é mais resumida, mas já solicitamos para a empresa as informações faltantes e, assim que formos respondidos, atualizemos este artigo.
Iveco Daily 30-160 | Ford Transit Chassi |
Não informado na ficha técnica – em breve as informações sobre os equipamentos da Daily City serão incluídas neste comparativo técnico | 2 alto-falantes e 2 tweeters; ar-condicionado frontal e banco do motorista com ajuste de distância, altura, encosto e lombar. Além disso, conta com chave canivete, comandos de áudio no volante, direção elétrica e entradas USB. Para facilitar a condução e a carga, o veículo dispõe de gancho para reboque dianteiro, ganchos para amarração de cargas, retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e indicador de direção, porta copos e garrafas, vidros elétricos dianteiros com sistema de abertura / fechamento com um toque para cima / baixo e volante com ajuste de altura e profundidade. |
Não informado na ficha técnica – em breve as informações sobre os equipamentos da Daily City serão incluídas neste comparativo técnico | Computador de bordo em tela TFT 2,3”. O FordPass™ permite que você controle o seu veículo remotamente, verificando o condição do hodômetro, do combustível, do travamento e da localização. O proprietário também pode receber alerta de funcionamento do veículo e agendar serviços. O MyKey é uma chave programável que permite que você defina limites de velocidade e volume do som, entre outras configurações. O Start & Stop desliga o motor automaticamente quando o veículo está parado, economizando combustível e reduzindo as emissões. O Sync Move é um sistema multimídia que integra comandos de voz em português, conexão Android Auto / Apple Car Play, conexão Bluetooth, conexão Wifi, rádio AM/FM e tela multifuncional de LCD touchscreen com 8″. Com o Sync Move, você pode acessar seus aplicativos favoritos, fazer ligações, enviar mensagens e ouvir música com facilidade e segurança. |
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Sistemas de segurança
Iveco Daily 30-160 | Ford Transit Chassi |
HHC (Hill Hold Control) mantém a pressão nos freios, auxiliando na partida do veículo; HBA (Hydraulic Brake Assist) aumenta a pressão do freio quando o pedal de freio for acionado de forma rápida; HFC (Hydraulic Fading Compensation) detecta condições anormais do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS; HRB (Hydraulic Rear Wheel Boost) aumenta a pressão nos freios traseiros em caso de uma frenagem de emergência, aumentando sua capacidade de manobra; EUC (Extended Understeering Control) atua intervindo no torque e no freio do veículo quando perder aderência das rodas dianteiras, aumentando sua capacidade de manobra; RMI (Roll Movement Intervention) mitiga situações de rolagem perigosa; ROM (Roll Over Mitigation) mitiga situações de rolagem perigosa durante situações quase estacionárias; TSM (Trailer Sway Mitigation) detecta a presença de um reboque; Por fim, o LAC (Adaptive Load Control) estima a distribuição de carga no veículo. | Assistência em frenagens de emergência: ajuda a reduzir a distância de frenagem em situações críticas; Assistente de partidas em rampas: evita que o veículo recue ou avance em aclives, ou declives quando o motorista solta o pedal do freio; Controle adaptativo de carga: ajusta a pressão dos freios segundo o peso e a distribuição da carga no veículo; Controle eletrônico anti-capotamento: detecta e previne situações de risco de capotamento, aplicando os freios individualmente e reduzindo o torque do motor; Controle eletrônico de estabilidade: monitora e corrige a trajetória do veículo em curvas ou manobras bruscas, evitando derrapagens ou saídas de pista; Estabilização de vento lateral: compensa os efeitos de ventos fortes ou turbulências, mantendo o veículo na direção desejada; Luz de emergência em frenagens bruscas: acende as luzes traseiras intermitentemente para alertar os veículos que vêm atrás. Além disso, a Ford Transit possui alerta de limite de velocidade, luz de condução diurna, trava elétrica das portas e travamento automático das portas. |
Capacidades
A Lei da Balança não deixa dúvidas com relação à superioridade da Transit Chassi. Por quê? Segundo as últimas resoluções do Contran (210 e 211), o PBT técnico é o limite máximo aceito para veículos com PBT legal até 23.000 kg. Então, o que significa isso? O PBT homologado da Transit e da Daily em 3.500 kg é valido para legislações relativas a CNH categoria B. Assim como, para circulação de veículos em cidades com restrições aos caminhões. Por outro lado, se a operação vai incluir reboque, o CMT do Daily é maior.
Ademais, outra característica é para pagamento de pedágio, já que o rodado do eixo traseiro é simples. No entanto, para efeitos de fiscalização de peso, vale o PBT técnico. Porém, não se deve abusar dele, pois o PBT técnico é o limite máximo de carga sobre o chassi, suspensão, eixos e pneus. Além disso, esses modelos estão com rodado simples no eixo traseiro e o sobrepeso pode comprometer a segurança.
Capacidades | Iveco Daily 30-160 | Ford Transit Chassi |
PBT legal | 3.500 kg | 3.500 kg |
PBT técnico | 3.900 kg | 4.700 kg |
CMT – capacidade máxima de tração – para tracionar o próprio mais reboque | 6.500 kg | 4.700 kg |
Peso em ordem de marcha (o peso do veículo sem implemento, acessórios e ocupantes) | 1.990 kg | 2.099 kg |
Conclusão
Os dois chassis são, sem dúvida, duas das melhores opções do mercado brasileiro. A vantagem da Ford Transit Chassi está no maior PBT técnico, na superior quantidade de equipamentos de série e no menor preço: R$ 250 mil. O Iveco Daily 30-160 City pode ser uma excelente opção do preço for inferior aos R$ 250 mil. No entanto, segundo a pesquisa Fipe, o Daily 30-160 está cotado em mais de 276 mil. Este preço deve cair com a chegando deste novo concorrente.
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