quinta-feira, novembro 21, 2024

CHASSI-CABINE: FORD TRANSIT OU IVECO DAILY?

O utilitário chassi-cabine de até 3.500 kg de Peso Bruto Total (PBT) ganha espaço nas frotas urbanas de veículos comerciais e no portfólio das marcas. Dessa forma, no mercado brasileiro já são sete opções com a chegada do Ford Transit Chassi. Neste comparativo técnico, vamos fazer a análise da versão de 3,5 t deste lançamento com um dos líderes em vendas nesta categoria, o Iveco Daily 30-160. Ambos oferecem características competitivos em desempenho, motorização, conforto e sistemas de segurança. Porém, um só reúne no mesmo produto maior capacidade técnica de peso, maior número de equipamentos de série, maior conectividade e menor preço. Qual deles é a melhor escolha?

Potência e desempenho

Começando pelo motor, o Iveco Daily 30-160 é equipado com um motor FPT F1C Max de 160 cv a 3.500 rpm e um torque máximo de 380 Nm entre 1.600 rpm e 2.900 rpm.

O Ford Transit Chassi apresenta um motor Diesel 2.0 EcoBlue que entrega 165 cv a 3.500 rpm e 389 Nm de torque entre 1.750.

Aparentemente, o Ford Transit leve vantagem em potência e torque. No entanto, a faixa de torque do motor FPT é mais ampla, favorecendo para melhor dirigibilidade por exigir menos trocas de marcas. Outra vantagem do motor F1C é o fato dele já contar com uma história mais antiga no Brasil e, inclusive, passou a equipar o VW Express na geração Euro 6.

 Ambos os veículos oferecem uma transmissão manual de 6 velocidades e tração traseira, mais adequada para veículos comerciais em regiões com aclives e em pisos com menos atrito.

Equipamentos para conforto e conectividade

Todas as informações abaixo são colhidas das fichas técnicas produzidas e disponibilidades ao público pelos próprios fabricantes. O Ford Brasil apresenta uma ficha bastante completa. No caso da Iveco, a ficha é mais resumida, mas já solicitamos para a empresa as informações faltantes e, assim que formos respondidos, atualizemos este artigo.

Iveco Daily 30-160Ford Transit Chassi
Não informado na ficha técnica – em breve as informações sobre os equipamentos da Daily City serão incluídas neste comparativo técnico2 alto-falantes e 2 tweeters;
ar-condicionado frontal e banco do motorista com ajuste de distância, altura, encosto e lombar.
Além disso, conta com chave canivete, comandos de áudio no volante, direção elétrica e entradas USB.
Para facilitar a condução e a carga, o veículo dispõe de gancho para reboque dianteiro, ganchos para amarração de cargas, retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e indicador de direção, porta copos e garrafas, vidros elétricos dianteiros com sistema de abertura / fechamento com um toque para cima / baixo e volante com ajuste de altura e profundidade.
Não informado na ficha técnica – em breve as informações sobre os equipamentos da Daily City serão incluídas neste comparativo técnicoComputador de bordo em tela TFT 2,3”.
O FordPass™ permite que você controle o seu veículo remotamente, verificando o condição do hodômetro, do combustível, do travamento e da localização.
O proprietário também pode receber alerta de funcionamento do veículo e agendar serviços.
O MyKey é uma chave programável que permite que você defina limites de velocidade e volume do som, entre outras configurações.
O Start & Stop desliga o motor automaticamente quando o veículo está parado, economizando combustível e reduzindo as emissões.
O Sync Move é um sistema multimídia que integra comandos de voz em português, conexão Android Auto / Apple Car Play, conexão Bluetooth, conexão Wifi, rádio AM/FM e tela multifuncional de LCD touchscreen com 8″.
Com o Sync Move, você pode acessar seus aplicativos favoritos, fazer ligações, enviar mensagens e ouvir música com facilidade e segurança.
Fonte: ficha técnica dos fabricantes

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Sistemas de segurança

Iveco Daily 30-160Ford Transit Chassi
HHC (Hill Hold Control) mantém a pressão nos freios, auxiliando na partida do veículo;
HBA (Hydraulic Brake Assist) aumenta a pressão do freio quando o pedal de freio for acionado de forma rápida;
HFC (Hydraulic Fading Compensation) detecta condições anormais do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS;
HRB (Hydraulic Rear Wheel Boost) aumenta a pressão nos freios traseiros em caso de uma frenagem de emergência, aumentando sua capacidade de manobra;
EUC (Extended Understeering Control) atua intervindo no torque e no freio do veículo quando perder aderência das rodas dianteiras, aumentando sua capacidade de manobra;
RMI (Roll Movement Intervention) mitiga situações de rolagem perigosa;
ROM (Roll Over Mitigation) mitiga situações de rolagem perigosa durante situações quase estacionárias;
TSM (Trailer Sway Mitigation) detecta a presença de um reboque;
Por fim, o LAC (Adaptive Load Control) estima a distribuição de carga no veículo.
Assistência em frenagens de emergência: ajuda a reduzir a distância de frenagem em situações críticas;
Assistente de partidas em rampas: evita que o veículo recue ou avance em aclives, ou declives quando o motorista solta o pedal do freio;
Controle adaptativo de carga: ajusta a pressão dos freios segundo o peso e a distribuição da carga no veículo;
Controle eletrônico anti-capotamento: detecta e previne situações de risco de capotamento, aplicando os freios individualmente e reduzindo o torque do motor;
Controle eletrônico de estabilidade: monitora e corrige a trajetória do veículo em curvas ou manobras bruscas, evitando derrapagens ou saídas de pista;
Estabilização de vento lateral: compensa os efeitos de ventos fortes ou turbulências, mantendo o veículo na direção desejada;
Luz de emergência em frenagens bruscas: acende as luzes traseiras intermitentemente para alertar os veículos que vêm atrás.
Além disso, a Ford Transit possui alerta de limite de velocidade, luz de condução diurna, trava elétrica das portas e travamento automático das portas.
Fonte: ficha técnica dos fabricantes

Capacidades

A Lei da Balança não deixa dúvidas com relação à superioridade da Transit Chassi. Por quê? Segundo as últimas resoluções do Contran (210 e 211), o PBT técnico é o limite máximo aceito para veículos com PBT legal até 23.000 kg. Então, o que significa isso? O PBT homologado da Transit e da Daily em 3.500 kg é valido para legislações relativas a CNH categoria B. Assim como, para circulação de veículos em cidades com restrições aos caminhões. Por outro lado, se a operação vai incluir reboque, o CMT do Daily é maior.

Ademais, outra característica é para pagamento de pedágio, já que o rodado do eixo traseiro é simples. No entanto, para efeitos de fiscalização de peso, vale o PBT técnico. Porém, não se deve abusar dele, pois o PBT técnico é o limite máximo de carga sobre o chassi, suspensão, eixos e pneus. Além disso, esses modelos estão com rodado simples no eixo traseiro e o sobrepeso pode comprometer a segurança.

CapacidadesIveco Daily 30-160Ford Transit Chassi
PBT legal3.500 kg3.500 kg
PBT técnico3.900 kg4.700 kg
CMT – capacidade máxima de tração – para tracionar o próprio mais reboque6.500 kg4.700 kg
Peso em ordem de marcha (o peso do veículo sem implemento, acessórios e ocupantes)1.990 kg2.099 kg
Fonte: ficha técnica dos fabricantes

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Conclusão

Os dois chassis são, sem dúvida, duas das melhores opções do mercado brasileiro. A vantagem da Ford Transit Chassi está no maior PBT técnico, na superior quantidade de equipamentos de série e no menor preço: R$ 250 mil. O Iveco Daily 30-160 City pode ser uma excelente opção do preço for inferior aos R$ 250 mil. No entanto, segundo a pesquisa Fipe, o Daily 30-160 está cotado em mais de 276 mil. Este preço deve cair com a chegando deste novo concorrente.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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