segunda-feira, janeiro 27, 2025

Cemig adota etanol e deixa de emitir mais de 100 toneladas de CO₂

A Cemig está abastecendo seus veículos apenas com o biocombustível de origem vegetal que libera menos gases poluentes.

A Cemig colocou em prática mais uma ação sustentável dentro de um conjunto de medidas que têm o objetivo de descarbonizar as atividades da empresa. Assim, desde meados de maio, a companhia começou a abastecer sua frota leve apenas com etanol, um biocombustível produzido a partir de vegetais e considerado carbono neutro, pois todo carbono liberado durante a queima no veículo é capturado durante o crescimento da planta. Com a adoção da iniciativa, a redução das emissões de gases de efeito estufa contribuiu para evitar o lançamento de mais de 112 toneladas de CO₂ na atmosfera apenas no primeiro mês.

Leia também:

FABET com apoio da FEAC abre as inscrições para o projeto Mulheres em Trânsito

A princípio, a nova diretriz adotada engloba o abastecimento exclusivo com etanol em mais de 460 carros próprios que circulam em Belo Horizonte e nas outras 773 cidades da área de concessão da Cemig em Minas Gerais. Desde a implantação da medida, cerca de 49 mil litros de gasolina deixaram de ser consumidos pela Companhia, sendo substituídos pelo etanol, um biocombustível obtido da cana-de-açúcar que possui diversas vantagens ambientais em relação aos combustíveis fósseis.

A saber, a partir dos resultados obtidos desde a implementação da medida de abastecimento da frota com etanol pela Cemig, podemos fazer outra comparação importante: o número de árvores. A não emissão das 112 toneladas de CO₂ na atmosfera, com a adoção dessa iniciativa pela companhia em um mês, equivale ao plantio de 784 árvores.

Saiba mais:

PACCAR e Cummins se unem para lançar motor a gás   

Esta medida já vem sendo adotada por outras empresas, como a Nestlé. Aliás, com uma frota de cerca de 1.700 veículos utilizados pelas forças de vendas e pós-vendas em todo o Brasil. As locadoras de automóveis também têm abastecido suas frotas somente com etanol.

Até então, considerava-se o preço do combustível na hora do abastecimento, ou mesmo a autonomia para viagens, na decisão. Já que os veículos abastecidos com gasolina conseguem um autonomia maior. No entanto, prioriza-se o etanol em detrimento das questões ambientais. Além disso, o biocombustível fazer parte da economia circular e reduz a dependência do Brasil em relação a importação de petróleo e gasolina.

Para mais informações sobre etanol clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X e no  Facebook

Quem somos

Fonte: Erika Silveira Torres, engenheira de Sustentabilidade da Cemig

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui