O mercado de caminhões seminovos (com até três anos de uso) e usados ganhou ainda mais tração em 2025. As vendas totalizaram 444.792 unidades no ano, ante 348.186 caminhões pesados comercializados em 2024. O avanço foi de 27,7%, segundo dados da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), entidade que reúne cerca de 48 mil revendedores em todo o País.
Embora as vendas de caminhões novos tenham recuado 9,2% no período, o forte desempenho dos seminovos indica um movimento consistente de renovação de frota. Empresas e transportadores estão substituindo modelos mais antigos por usados mais novos e, principalmente, por seminovos, que oferecem melhor relação entre custo, tecnologia e disponibilidade.
Leia também:
- Caminhões e ônibus fecham 2025 sob pressão dos juros, aponta Anfavea
- Frota News amplia alcance global ao firmar parceria com a Newstex
FH lidera ranking de vendas
Entre os modelos mais negociados no mercado de revendedores, o Volvo FH mantém a liderança absoluta, evidenciando a preferência do setor por caminhões pesados voltados ao transporte de longa distância. É importante destacar que o alto volume de vendas também está relacionado à ampla disponibilidade do modelo nos estoques — reflexo direto dos elevados níveis de comercialização registrados pelas montadoras nos últimos anos.
Confira os 10 caminhões seminovos e usados mais vendidos em 2025:
- FH – Volvo: 30.825 unidades
- Cargo – Ford: 29.581
- F4000 – Ford: 17.094
- Axor – Mercedes-Benz: 15.573
- Atego – Mercedes-Benz: 14.963
- 1113 – Mercedes-Benz: 14.381
- 1620 – Mercedes-Benz: 10.809
- 710 – Mercedes-Benz: 9.700
- VM – Volvo: 8.761
- Actros – Mercedes-Benz: 6.599
Montadoras ampliam atuação no mercado de usados
Além dos revendedores independentes, algumas montadoras passaram a atuar diretamente no mercado de seminovos. O objetivo é facilitar a aceitação de caminhões usados na troca por veículos zero quilômetro, apoiar a rede de concessionários e assumir o custo de estoque desses ativos.
A Volvo do Brasil é uma das marcas pioneiras nesse modelo de negócio.
Seminovos Volvo batem recorde histórico

Em 2025, a grife Seminovos Volvo alcançou o maior volume de vendas de sua história. A rede formada pela Volvo e suas 108 concessionárias no Brasil comercializou 2.669 caminhões no ano, recorde absoluto desde a criação da operação.
“Esse resultado é fruto da excelente reputação da Volvo, da qualidade dos produtos e do criterioso trabalho da rede para entregar o melhor caminhão seminovo multimarcas para os transportadores”, afirma Rogério Kowalski, gerente comercial de seminovos Volvo.
Segundo o executivo, ações comerciais em concessionárias, eventos do setor e pontos de encontro de caminhoneiros em todo o Brasil também contribuíram para o desempenho recorde.


