sexta-feira, dezembro 5, 2025

Caminhões Sany fazem o concreto viajar em elétricos

- Publicidade -

Com informações diretamente da Itália, do nosso colega jornalista do IToY (International Truck of The Year) e editor da revista Allestimenti & Transporti, Gianenrico Griffini, reproduzimos importantes informações da operação da Sany, gigante chinesa líder mundial na produção de escavadeiras e máquinas para transporte e aplicação de concreto. Além de ocupar o primeiro lugar na China no segmento de caminhões BEV, com cerca de 17,6% de participação de mercado, tem como meta expandir seus negócios de veículos verdes de zero emissões locais para os mercados europeus e já começou a fazer o mesmo no Brasil.

Na Europa, a empresa faz isso adotando uma abordagem diferente da de outros fabricantes, concentrando-se inicialmente em veículos de construção 8×4 (e435) e, em seguida, ampliando seu portfólio para cavalos mecânicos BEV 4×2 (e263) e 6×2 plataforma (e365), adequados tanto para tarefas de apoio em canteiros de obras quanto para operações de coleta de resíduos em áreas urbanas.

Leia também:

No nome dos produtos da Sany, o primeiro dígito indica o número de eixos, enquanto os dois últimos se referem à capacidade instalada das baterias — respectivamente 350 kWh para o 8×4, 630 kWh para o cavalo mecânico e 650 kWh para o modelo de três eixos.

A entrada da Sany nos mercados da União Europeia começou em 2019, com o lançamento na China do chassi 4105 com betoneira SY10 (ambos de produção própria), seguido, em 2020, por um projeto conjunto com a alemã Putzmeister, empresa adquirida pela Sany em 2012.

Dessa parceria resultou a estreia da primeira geração de betoneiras elétricas, apresentada na edição de 2022 da Bauma, feira internacional de máquinas para construção e terraplenagem realizada em Munique, Alemanha. A primeira série ainda mantinha características típicas do mercado chinês, como a bateria posicionada atrás da cabine.

Características técnicas

A nova geração de eMixers, comercializada a partir do segundo trimestre de 2025, traz baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) produzidas pela CATL, agora instaladas nas laterais do chassi e sob a cabine do motorista. O compartimento do condutor também foi totalmente redesenhado, em conformidade com os regulamentos de segurança do GSR2 (Regulamento Geral de Segurança da União Europeia).

O e435 de quatro eixos está equipado com motor central de ímã permanente, que entrega 270 kW de potência contínua e 405 kW de pico, associado a uma transmissão automática de quatro marchas. O carregamento de 20% a 100% da capacidade total da bateria leva cerca de 1h10, com potência de recarga de 250 kW. Há dois conectores disponíveis para a operação — um em cada lado do veículo — que podem ser utilizados simultaneamente, cada um com 125 kW.

Os eTrucks da Sany contam com assistência técnica na Europa por meio da rede de 700 oficinas independentes da Alltrucks, fruto de uma joint venture entre a Knorr-Bremse e a Bosch.

Acompanhe notícias selecionadas que importam para o setor de transporte de carga e logística:
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui