A Air Liquide e o Grupo Iveco reafirmam seu compromisso com o hidrogênio durante a inauguração da primeira estação de hidrogênio de alta pressão (1 tonelada/dia) para caminhões de longa distância na Europa. Com a abertura da estação de abastecimento de hidrogênio de alta pressão da Air Liquide em Fos-sur-Mer (Marselha) no mês de junho e a disponibilidade do Grupo Iveco para fornecer caminhões a hidrogênio a partir do final de 2023, as duas empresas estão pavimentando o caminho para a mobilidade de longa distância com hidrogênio na Europa.
A Iveco apresentou um protótipo de van eDaily movida a hidrogênio eDaily, desenvolvida em parceria com a Hyundai Motor e um cavalo mecânico em parceria com a Nikola Motors. O novo eDaily movido a hidrogênio, com autonomia de 350 km e carga útil máxima de 3 toneladas, é equipado com o sistema de célula de combustível de hidrogênio de 90 quilowatts (kW) da Hyundai e motor elétrico de 140 kW. A bateria do veículo é fornecida pela FPT Industrial, unidade de trem de força do Grupo Iveco.
Daimler Truck e Volvo Group
A fabricante italiana de caminhões também está comprometida em trabalhar com outras empresas, como Daimler Truck AG, OMV, Shell e Volvo Group, para criar as condições para o lançamento em massa de caminhões movidos a hidrogênio na Europa por meio da colaboração H2Accelerate.
A inauguração do posto representa um avanço significativo no relacionamento entre as duas empresas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento da mobilidade a hidrogênio na Europa, conforme o Memorando de Entendimento (MoU) assinado em dezembro de 2021.
O MoU pretende promover o hidrogênio como um elemento crucial na transição energética da indústria de transporte, aproveitando a experiência abrangente da Air Liquide em toda a cadeia de valor do hidrogênio, desde a produção e armazenamento até a distribuição, juntamente com o know-how da Iveco, pioneira na fabricação de veículos movidos a combustíveis alternativos no Ocidente.
Hyundai Xcient Fuelcell
Leia também: VOLVO FM ELECTRIC RODA 405 KM EM TESTE ENTRE FÁBRICA DA CITROSUCO E PORTO DE SANTOS
No mundo, a Hyundai foi pioneira em caminhões pesados, inclusive, já tendo comercializado e exportado mais de 200 unidades para a Suíça e Alemanha desde 2020. O plano do consórcio de empresas na Suíça, é importar 1.600 unidades do modelo Hyundai Xcient Fuelcell até o final de 2025.
Gerrit Marx, CEO do Grupo Iveco, declarou: “Nossa estratégia para uma mobilidade cada vez mais sustentável é baseada em uma abordagem de tecnologia neutra, e a mobilidade a hidrogênio é um elemento-chave nesse caminho. Além disso, nosso novo modelo de aluguel pay-per-use com tudo incluído, o GATE – Ecossistema de transporte verde e avançado, permitirá o acesso a veículos movidos a hidrogênio. O marco alcançado hoje fortalece ainda mais nossa parceria estratégica e fundamental com a Air Liquide, líder no cenário internacional de transição energética, que, assim como o Grupo Iveco, trabalha para promover uma sociedade mais sustentável”.
Nos siga no LinkedIn!
Autor
[…] CAMINHÕES IVECO MOVIDOS A HIDROGÊNIO JÁ CONTAM COM POSTO PARA ABASTECIMENTO […]
verygood the website i like it so much
gostei muito do seu site parabéns