segunda-feira, dezembro 8, 2025

Beleza em movimento: A estrutura logística da L’Oréal

- Publicidade -

Responsável por movimentar cerca de R$ 19,5 bilhões por ano no Brasil e gerar 43 mil empregos diretos e indiretos, inclusive no setor de transporte e logística, a L’Oréal se consolida como uma das maiores forças industriais e logísticas do país. A estrutura da companhia, composta por fábricas, centros de distribuição e hubs de inovação, vai muito além da beleza: é uma engrenagem logística de alta performance com foco em eficiência operacional e sustentabilidade.

Infraestrutura estratégica: o poder da capilaridade

A L’Oréal Brasil conta com quatro unidades principais — duas fábricas (Rio de Janeiro e São Paulo), uma sede administrativa e centro de inovação na capital fluminense e, desde 2022, o CD Gaia, em Jarinu (SP). Com 62.500 m², esse centro de distribuição é o maior da empresa no país e desempenha papel estratégico no abastecimento de todo o território nacional.

Leia também:

Posto de biometano da L’Oréal recebe autorização da ANP após mais de um ano pronto

Localizado em um ponto logístico privilegiado, com acesso às rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro, além da proximidade ao Porto de Santos e aos aeroportos de Viracopos e Guarulhos, o CD Gaia impulsiona a agilidade nas entregas e a redução do tempo de trânsito para os principais centros de consumo.

Já o centro de distribuição de Duque de Caxias (RJ) atua com foco em sustentabilidade. Desde 2021, adota a política de “Aterro Zero”, reduzindo em cerca de 58 toneladas/ano os resíduos industriais, além de substituir fitas plásticas por papel Kraft e utilizar almofadas de bioplástico compostável nos envios.

Reiter Log projeta frota 100% limpa até 2035 e já opera com a maior frota verde do TRC

Caminhos sustentáveis: a transição verde nos transportes

O compromisso da L’Oréal com a sustentabilidade se estende à logística de transporte. Em parceria com a Gás Verde, a empresa passou a utilizar caminhões movidos a biometano, uma inovação que posiciona o grupo como pioneiro na adoção desse tipo de combustível na América Latina.

Em 2025, a companhia já realiza 80% das cargas diretas no estado de São Paulo com caminhões a biometano e 100% dos deslocamentos entre sua fábrica e o CD Gaia. Com isso, evitou a emissão de 2.200 toneladas de CO₂ equivalente em relação ao ano anterior.

O objetivo é ambicioso: até 2030, 60% de todos os produtos transportados pela L’Oréal no Brasil deverão ser movimentados com veículos a biometano. E mais: todas as entregas nas regiões Sul e Sudeste devem ser 100% sustentáveis.

Parcerias logísticas que impulsionam excelência

A L’Oréal Brasil opera com uma malha integrada de transporte, utilizando desde caminhões próprios até parcerias estratégicas com operadores logísticos de alto desempenho. Um exemplo é a Mello Transportes, reconhecida em 2024 no Programa de Excelência em Transporte da L’Oréal por sua performance e ações de responsabilidade social.

A escolha criteriosa de parceiros com boas práticas ambientais e sociais reforça a política da empresa de alinhar rentabilidade, eficiência e compromisso socioambiental em toda a cadeia de abastecimento.

Do frete à embalagem: eficiência de ponta a ponta

Além do transporte sustentável, a L’Oréal promove soluções inovadoras de packaging e logística reversa. A iniciativa “Pallets para Elas”, por exemplo, promove a reciclagem de pallets industriais e sua conversão em produtos para ONGs lideradas por mulheres. Outro destaque é a substituição total de fitas plásticas por fitas de papel nas unidades de distribuição, reduzindo impactos ambientais e custos operacionais.

A operação também reduz ao máximo o uso de transporte aéreo, privilegiando a cabotagem e o transporte terrestre sempre que possível, sem comprometer prazos de entrega.

Impacto econômico e social: além da cosmética

A operação logística da L’Oréal Brasil transcende o setor de cosméticos. Ao movimentar R$ 19,5 bilhões e empregar diretamente milhares de profissionais em centros logísticos, indústrias e transportadoras, a empresa contribui para o fortalecimento de clusters logísticos em regiões como o interior paulista e a Baixada Fluminense.

O investimento em tecnologia limpa, energia 100% renovável nas fábricas, e o engajamento em metas de descarbonização, consolidam o grupo como referência global em logística sustentável.

Futuro em construção

A jornada da L’Oréal Brasil aponta para um futuro cada vez mais eficiente e verde. Com metas ambiciosas para 2030, como a eliminação total de emissões em transporte nas regiões Sul e Sudeste e a ampliação da frota a biometano, a empresa desafia o setor a repensar o papel da logística em um mundo em transição.

No coração dessa revolução, estão profissionais, transportadoras, fornecedores e comunidades que enxergam na logística da beleza uma poderosa ferramenta de transformação econômica e ambiental.

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui