- Monitoramento da Aliança Bike
- Ranking das capitais com maior redes cicloviárias
- Capitais com a maior rede de ciclovias e ciclofaixas em 2023
- Maiores crescimentos (%) em ciclovias e ciclofaixas – de 2022 a 2023
- Maiores malhas cicloviárias em relação à população
- As definições de ciclovia e ciclofaixa
- A relação km de vias por 100.000 habitantes
O uso de bicicletas, principalmente as elétricas, tem sido cada vez maior para a última milha das entregas com pequenos volumes. No entanto, é fundamental ter uma estratégia de segurança para os funcionários que vão fazer a entrada e para a carga chegar ao cliente final. Por isso, entender, acompanhar e incentivar a construção e manutenção das ciclovias e ciclofaixas um assunto também dos gestores de logística urbana.
A ampliação das redes cicloviárias em grandes centros urbanos é uma medida que pode trazer vantagens para a última milha. No entanto, um levantamento recente da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) mostra que o crescimento das ciclovias e ciclofaixas nas capitais brasileiras continua abaixo do necessário.
Estruturas cicloviárias
Conforme os dados colhidos através da Lei de Acesso à Informação (LAI), no período de junho de 2022 a junho de 2023, a malha de ciclovias e ciclofaixas nas capitais brasileiras cresceu apenas 4%, passando de 4.196 km para 4.365 km. Esse acréscimo de 169 km em um ano e não atende plenamente a demanda. Isso evidencia que mais investimentos são necessários para a expansão das estruturas cicloviárias. André Ribeiro, vice-presidente da Aliança Bike, destaca a importância da construção de mais ciclovias e ciclofaixas para incentivar a mobilidade urbana. Ademais, ele enfatiza que oferecer segurança e locais apropriados para o uso da bicicleta pode gerar mudanças significativas no dia a dia das pessoas e das cidades em vários aspectos.
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O monitoramento
O trabalho de monitoramento realizado pela Aliança Bike considerou apenas as estruturas segregadas e exclusivas para a circulação de bicicletas, excluindo as ciclorrotas e outras estruturas compartilhadas com veículos motorizados. Com isso, as ciclovias e ciclofaixas representam os 4.365 km totais monitorados. Enfim, entre as capitais que mais aumentaram a malha cicloviária em números percentuais, destaca-se Palmas-TO, que teve um crescimento de 39,8%. Em seguida, aparecem Maceió-AL (27%) e Brasília-DF (20,8%).
Utilizando uma análise comparativa entre o volume de ciclovias e ciclofaixas e a população residente, Florianópolis-SC se destaca com 22,96 km a cada 100 mil habitantes. Logo depois, estão Brasília-DF, com 21,79 km, e Palmas-TO, com 20,48 km a cada 100 mil habitantes.
Curiosamente, São Paulo-SP, apesar de possuir a maior malha cicloviária segregada, com 689,1 km, encontra-se na 19ª posição nesse ranking populacional, indicando haver espaço para melhorias mesmo nas cidades com infraestrutura mais extensa.
A Aliança Bike realiza o levantamento das ciclovias e ciclofaixas das capitais brasileiras desde 2022, visando construir uma série histórica que sirva como base de dados para o acompanhamento da evolução da infraestrutura cicloviária no país. Vale ressaltar que o monitoramento não avalia a qualidade das infraestruturas, mas fornece informações importantes para o planejamento urbano.
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O que é ciclovia e ciclofaixa
Entenda a diferença entre ciclovias e ciclofaixas: conforme o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, ciclovia é uma pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum, enquanto ciclofaixa é uma parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.
As ciclovias possuem segregação física, como grades ou blocos de concreto, enquanto as ciclofaixas utilizam faixas pintadas exclusivas para ciclistas, podendo compartilhar a pista de rolamento com veículos motorizados.
A Aliança Bike é uma entidade que atua na defesa do setor e da economia da bicicleta no Brasil desde 2003, com mais de 170 empresas e organizações associadas, abrangendo fabricantes, montadores, importadores, varejistas e lojistas em mais de 20 estados. Por fim, os dados:
Capitais com a maior rede de ciclovias e ciclofaixas em 2023
- São Paulo-SP: 689,1 km
- Brasília-DF: 636,89 km
- Rio de Janeiro-RJ: 487 km
- Fortaleza-CE: 419,2 km
- Salvador-BA: 306,64 km
- Curitiba-PR: 245,7 km
- Recife-PE: 174,3 km
- Florianópolis-SC: 131,86 km
- Belém-PA: 116,5 km
- Belo Horizonte-MG: 105,78 km
Maiores crescimentos (%) em ciclovias e ciclofaixas implantadas – de 2022 a 2023
- Palmas-TO: 39,8%
- Maceió-AL: 27%
- Brasília-DF: 20%
- Teresina-PI: 12,8%
- João Pessoa-PB: 12,27%
- São Luís-MA: 11,11%
- Campo Grande-MS: 9,57%
- Florianópolis-SC: 8,47%
- Rio de Janeiro-RJ: 8,22%
- Boa Vista-RR: 7,85%
Maiores malhas cicloviárias em relação à população residente
- Florianópolis-SC: 22,96 km/100 mil habitantes
- Brasília-DF: 21,79 km/100 mil habitantes
- Palmas-TO: 20,48 km/100 mil habitantes
- Rio Branco-AC: 20,44 km/100 mil habitantes
- Vitória-ES: 19,49 km/100 mil habitantes