quinta-feira, abril 10, 2025

A mineira Lenarge adquire Zero Carbon Logistics e projeta faturamento de R$ 2 bi

Fundada pelos irmãos Márcio e Marley Moraes em 1998, na cidade de Sabará (MG), a Lenarge se destaca nacionalmente com uma grande aquisição anunciada nesta semana. Ela comprou a Zero Carbon Logistics, especializada em logística sustentável. O valor da operação não foi divulgado, mas a movimentação estratégica deve resultar em um faturamento de R$ 2 bilhões para 2025, um crescimento de 30% em relação ao registrado pela Lenarge no último ano.

A princípio, com um volume de transporte anual de 15 milhões de toneladas de cargas, a Lenarge atende setores como siderurgia, mineração, construção civil e agronegócio. Aliás, a incorporação da Zero Carbon diversificará o portfólio da empresa, adicionando novas frentes de atuação, incluindo o transporte de equipamentos de manutenção, reparo e operações (MRO), armazenagem e locação de caminhões e equipamentos 100% elétricos. O novo grupo contará com mais de 2.200 colaboradores e uma frota superior a 3 mil equipamentos.

Expansão sustentável

A aquisição fortalece o compromisso da Lenarge com soluções de transporte sustentável. “As principais sinergias serão a expansão das boas práticas relacionadas à sustentabilidade e os ganhos de escala”, afirma Felipe Marçal Cota, CEO da Zero Carbon.

A empresa adquirida se destaca pelo uso de veículos elétricos e movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) para a redução de emissões na cadeia logística. Além disso, segundo Cota, a estratégia de centralização das operações logísticas reduz significativamente a necessidade de veículos em circulação, permitindo uma queda de até 20 vezes na emissão de CO2.

Lenarge
Os irmãos Marley e Márcio, fundadores da Lenarge
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Competitividade e novos negócios

Apesar do foco sustentável, a Zero Carbon mantém uma tabela de preços competitiva, segundo seu CEO. Ele atribui essa vantagem à automatização e centralização das operações, que reduzem desperdícios. “Reduzindo o CO2, diminuímos também as despesas e conseguimos enxugar os custos para não repassar para os clientes um valor acima do mercado para os serviços”, explica Cota.

Nos primeiros meses após a aquisição, o grupo planeja focar no crescimento orgânico, impulsionado pelo aumento previsto no faturamento. No entanto, novas aquisições não estão descartadas. “Temos outras aquisições no radar. Isso vem sendo discutido e analisado”, revela o executivo.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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