O Grupo Coopercarga divulgou, recentemente, o seu relatório sobre as atividades ligadas ao ESG de 2022, que teve o comitê desta área criado em e em 2021.
O relatório resume todas as atividades de responsabilidade social ligadas ao tripé da sustentabilidade que dá sentido à sigla ESG: ambiental (E), social (S) e de ética, representada pela G de governança corporativa.
Com 55 páginas, o documento faz uma prestação de contas de centenas de atividades do Grupo Coopercarga e a versão completa pode ser baixada em PDF no site da empresa.
Na carta de apresentação do Relatório ESG 2022, o presidente do Grupo Coopercarga, Osni Roman, deixa em destaque: “Hoje nos posicionamentos como um Operador Logístico Sustentável”.
A Frota Verde
Vamos adiar neste artigo o que o relatório apresenta em termos de frota com esta pegada sustentável.
Atualmente, a Coopercarga trabalha com duas marcas de caminhões elétricos importados: a BYD e a JAC. A BYD eT3 possui uma capacidade de carga de até 720 kg e uma autonomia de até 300 km. Vale lembrar que este ano, o INMETRO publicou uma portaria sobre divulgação de autonomia de veículos elétricos com normas estrangeiras e, que na ausência de uso da norma nacional, se aplica uma redução de 30% em razão das condições climáticas e topográficas brasileiras. Nesse sentido, a autonomia real do BYD eT3 é de 210 km.
Já o JAC iEV1200T tem capacidade de carga de até 3.500 kg e uma autonomia de até 250 km divulgada pelo fabricante é de 175 km pela norma do INMETRO.
Esses veículos podem reduzir, em média, 99,3% das emissões de CO₂ durante o uso, o chamado “emissões do tanque à roda”.
Os 13 veículos elétricos estão em uso pelos clientes, sendo a AGCO, o Grupo Boticário e a Sodexo.
Caminhões a gás
Além dos elétricos, a Coopercarga possui 11 cavalos mecânicos Scania movidos a gás. Nesse sentido, esses caminhões podem ser abastecidos com dois tipos de gases, inclusive, misturados, como nos veículos flex. O mais fácil de encontrar é o GNV, ainda um combustível fóssil que apresenta uma redução na emissão de CO₂ em torno de 15% em relação ao diesel. A melhor alternativa é o biometano, um gás purificado a partir do biogás que apresenta uma redução de emissões superior a 90%.
A maior vantagem do uso do biometano é que, além de emitir, significativamente, menos poluentes, ele faz parte da economia circular. Além disso, ele é uma fonte de energia limpa. O biometano contribui para a redução de resíduos orgânicos. Ele pode ser gerado a partir de diversas fontes, como vinhaça, restos de culturas agrícolas, fezes de animais e resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano e nos aterros sanitários, os famosos “lixões”.
O futuro do biometano
No Brasil, há 41 projetos de usinas de biogás e biometano em andamento, segundo a ABiogás. Em outras palavras, isso deve aumentar a produção e a produção desse biocombustível nos próximos para 32 milhões de m³ até 2030. Os investimentos previstos para esse aumento acontecer são de R$ 7,4 bilhões. Há, ainda, outras empresas investindo na infraestrutura para distribuição do biometano.
Muitas empresas estão com projetos de ter a própria usina de produção de biometano em suas garagens e indústrias. Do mesmo modo, a Volkswagen do Brasil tem projeto para essas usinas em todas as suas fábricas e em diversos concessionários da marca.
Transportadoras com frota de caminhões a gás podem colocar no radar a construção de uma pequena usina de produção de biometano dentro de suas instalações. Por exemplo, como a Reiter Log, que possui 125 caminhões movidos a gás, já planeja fazer tendo a Shell Energy Brasil como executora do projeto.
Redução de CO₂ com o dobro de capacidade
A Coopercarga fechou 2022 com 14 carretas Double Deck na frota dela. O que são veículos Double Deck? São carretas especialmente projetadas com um segundo piso instalado. Portanto, essa estrutura permite aproveitar ao máximo o espaço disponível, dobrando a capacidade de carga em comparação com as carretas tradicionais.
Por fim, com o dobro de capacidade interna, as composições Double Deck proporcionam uma redução significativa no tempo de espera dos clientes. Isso ocorre porque um único veículo consegue transportar uma quantidade maior de mercadorias, agilizando o processo de entrega e aumenta a eficiência logística.
Apoie o jornalismo do Frota News
O Frota News tem como foco as quatro principais necessidades de informações e análises dos frotistas atuais: segurança, educação, inclusão social e meio ambiente no transporte.
Se identifica com esses quatro valores, fundamentais para a construção das práticas de ESG, que sintetiza as três principais áreas de preocupação ambiental, social e governança.
O princípio ético do nosso jornalismo está pautado nesses valores. Todas as reportagens passam por uma avaliação e curadoria para o crescente conhecimento sobre esses temas.
Associei sua marca a esta causa e apoie o Frota News com anúncio ou patrocínio de seções e coberturas jornalísticas.
Nos siga no LinkedIn!
Leia também: AS RAZÕES PARA SER EFICIENTE NA GESTÃO DE SEGURANÇA NO TRANSPORTE
[…] Leia também: A FROTA VERDE DO GRUPO COOPERCARGA NO RELATÓRIO DE ESG […]
[…] Leia também: A FROTA VERDE DO GRUPO COOPERCARGA NO RELATÓRIO DE ESG […]
Hotel Charme Fonte do Boi
O hotel Charme Fonte do Boi, está localizado no bairro do
Rio Vermelho o mais Boêmio da cidade com várias praças,
bares, pub’s e boates. O bairro foi revitalizado, é
maravilhoso passar um final de tarde na praça Caramuru ou
no deck próximo a Praia da Paciência para ver um dos mais
belos pôr do sol de Salvador. O Hotel conta com 12
apartamentos de diversos tamanhos, o café da manhã é
servido no terraço das 07:00 às 10:00 horas da manhã.
Todos os apartamentos possuem banheiro, TV – Frigobar –
Ar condicionado e a internet Wi-fi é liberada.
O hotel está Localizado a 25 Km do Aeroporto Internacional
de Salvador, a 13 Km do Centro Histórico e a 04 Km do
Farol da Barra. Ao redor do Hotel o bairro é dotado de
toda infraestrutura que você necessita para seu dia a dia,
tanto para seu turismo de lazer ou a negócios.
Entre as comodidades oferecidas pelo Hotel incluem:
Serviços de traslados, aluguel de carros e um pequeno
estacionamento rotativo para no máximo 04 veículos, mas
não garantimos vagas.
O Hotel fica em uma Ruela dentro da Rua Fonte do Boi,
logo ao entrar na Rua vá devagar pois a 50 metros você
deverá entrar nesta pequena Ruela/Transversal. A rua
Fonte do Boi não tem saída e é muito tranquila e charmosa,
com bons restaurantes, lojas, grandes hotéis, charutaria e
mesmo o Hotel não contando com um grande
estacionamento os veículos podem ficar estacionados na
rua.