quinta-feira, novembro 21, 2024

Com frota Scania a gás e elétricos, PepsiCo é reconhecida como exemplo em transição energética pelo Prêmio Log Assaí

A transição energética de sua frota fez a PepsiCo ser o destaque do Prêmio Log Assaí na categoria Sustentabilidade, como referência na logística brasileira entre indústria e o mercado atacadista.

A PepsiCo, reconhecida globalmente por sua vasta gama de produtos alimentícios e bebidas, deu um passo significativo ao incorporar, em uma parceria com a Scania Brasil, o seu primeiro caminhão elétrico semipesado para distribuição no Brasil.

Este semipesado elétrico, um modelo Scania P25 6×2 produzido na Suécia, foi importado pela Scania Brasil a pedido da PepsiCo para testes de performance. Ainda não indica o início de vendas e fabricação do modelo no Brasil. A experiência na operação real da PepsiCo vai possibilitar o conhecimento necessário para o aprimoramento e adaptação às necessidades locais.

Destaca-se por sua capacidade de eliminar as emissões de CO₂ durante o transporte de produtos, comparado aos caminhões a diesel convencionais. Esta iniciativa não apenas reforça a colaboração contínua entre a PepsiCo e a Scania na busca por reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEEs), mas também marca um marco importante na jornada da empresa rumo a uma frota de transporte mais ecológica.

Assaí
Simone Montagna, CEO da Scania Brasil, Christopher Podgorski, CEO Scania LATAM e Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil. Foto: Marco Pinto/Assaí

Desde 2019, a PepsiCo tem sido pioneira no setor de bens de consumo no Brasil, testando e implementando caminhões movidos a gás e veículos completamente elétricos. Aliás, os caminhões a gás da Scania podem ser abastecidos com GNV (Gás Natural Veicular) ou com biometano. Como o biometano é um gás renovável e mais ecológico do que o GNV, a PepsiCo Brasil já planeja ter um posto de abastecimento de biometano em seu principal centro de distribuição, em Itu (SP).

Leia também:

TRICICLO PIAGGIO APÉ CARGO É NOVA SOLUÇÃO PARA ENTREGAS URBANAS

Com a inclusão deste novo caminhão elétrico, capaz de carregar até 23 toneladas e com uma autonomia de 200 km, a empresa eleva sua capacidade de transporte de carga de maneira sustentável. Um segundo veículo similar será entregue à transportadora Andrade Logística, que atua em colaboração com a PepsiCo, reforçando o compromisso da empresa com soluções logísticas responsáveis.

Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil Alimentos, destaca que a introdução de tecnologias avançadas é fundamental para impulsionar a estratégia global de ESG da empresa. Sobretudo, conhecida como PepsiCo Positive (pep+). Certamente, visa ampliar a frota de veículos de baixa emissão. Além disso, outras inovações que beneficiem o meio ambiente em toda a cadeia de valor da empresa. A América Latina desempenha um papel crucial nessa iniciativa global.

O caminhão elétrico será utilizado para operações logísticas internas. Por certo, conectando fábricas a centros de distribuição em diversas cidades do interior de São Paulo, como Cabreúva, Itu, Valinhos, Indaiatuba e Sorocaba. Essa implementação fornece insights valiosos para futuras adaptações e melhorias, visando frotas mais verdes.

Saiba mais:

A 30ª edição da Intermodal South America começa dia 5 de março

Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, ressalta a complexidade da transição para a eletrificação. Sobretudo, a importância da infraestrutura, tecnologia e gestão de baterias. Esta parceria com a PepsiCo é crucial para avançar o mercado brasileiro em direção a opções de transporte mais sustentáveis.

A frota própria conta com mais de 4 mil veículos. Mais de 160 são elétricos ou movidos a gás. Dessa forma, a PepsiCo demonstra um compromisso consistente com a redução de sua pegada de carbono. A empresa já conseguiu reduzir aproximadamente 900 mil quilos de CO₂, equivalente ao plantio de cerca de 6 mil árvores. Além disso, a introdução de painéis fotovoltaicos orgânicos em 250 caminhões é uma inovação no Brasil. Por certo, contribui ainda mais para a diminuição das emissões de GEEs.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui