A Volkswagen anunciou que está lançando o projeto de fabricação de uma picape compacta, que será uma versão menor da sua consagrada Amarok. A nova picape, que ainda não tem nome oficial, mas é chamada de mini-Amarok, será desenvolvida com base nos SUVs T-Cross ou Taos e terá como principais concorrentes a Fiat Toro e a Chevrolet Montana.
A ideia de entrar no segmento das picapes compactas, que é um dos que mais cresce na América Latina, já estava nos planos da Volkswagen há algum tempo. Nos 10 primeiros meses de 2023, a Fiat Toro teve 42.180 unidades emplacadas, sendo a segundo mais vendida no Brasil, considerando todos os tamanhos de picapes. A Fiat Strada é a líder, com 98.511 unidades licenciadas este ano. A Chevrolet Montada emplacou 25.273 unidades, sendo a quinta mais vendidas entre todas.
Em 2018, a marca apresentou o protótipo Tarok no Salão do Automóvel de São Paulo, que antecipava as linhas da futura picape. No entanto, o projeto foi adiado por causa da pandemia do coronavírus e por questões de viabilidade no mercado norte-americano, onde a Volkswagen ainda não tem uma forte presença no nicho das picapes.
Leia também:
3ª Expedição do SETLOG-MS: RILA 2023 conectando MS aos portos chilenos
Segundo o site Motor1, a Volkswagen informou às concessionárias que o projeto da picape compacta foi retomado e que ela entrará em produção em 2025. Ainda não há detalhes sobre a plataforma, os motores e os equipamentos que a mini-Amarok terá, mas espera-se que ela aproveite a arquitetura MQB, que serve de base para a maioria dos modelos da marca, e que ofereça opções de motores turbo, que são eficientes e modernos.
A mini-Amarok deve ser inspirado no Taos, o novo SUV médio da Volkswagen, que tem um visual robusto e elegante. A carroceria deve seguir o estilo tradicional das picapes, sem surpresas ou inovações, fiel ao DNA da marca. A capacidade de carga e o espaço interno devem ser adequados para o uso misto. Dessa forma, tanto urbano quanto rural, que esse tipo de veículo costuma ter.
A Volkswagen ainda não divulgou imagens da sua futura picape compacta. Mas o protótipo Tarok, que foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, são das imagens.
A VW deve fabricar a nova picape no Brasil, por certo, na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Lá já são produzem o T-Cross e o Taos. A marca ainda não confirmou o local de produção, mas é provável que ela anuncie em breve, juntamente com mais informações sobre a mini-Amarok.
Nos siga no LinkedIn!
I needed to write you this tiny observation to finally thank you so much once again for your personal nice knowledge you’ve documented on this page. It has been simply tremendously generous with you giving unreservedly what exactly many people could have supplied as an electronic book to generate some bucks for themselves, particularly since you could possibly have done it in case you considered necessary. These strategies additionally served to become a fantastic way to know that many people have the identical keenness the same as mine to know the truth much more when it comes to this problem. I am sure there are thousands of more fun opportunities ahead for people who check out your blog.