Há 20 anos, quando do lançamento da linha VM, o mercado de caminhões era dividido em marcas especialistas somente em caminhões pesados e marcas somente em semipesados. Há alguns anos, a Volvo Caminhões no Brasil lidera nos dois segmentos. Este resultado coloca a Volvo como a terceira maior fabricante de brasileiros no Brasil, atrás apenas de duas marcas que contam uma linha ampla de caminhões, desde o segmento de semileves, e a frente das demais marcas.
Especial para muitas transportadoras
O Volvo VM, um ícone no mercado de caminhões semipesados, completa 20 anos de sucesso e inovação. Para celebrar duas décadas de conquistas, a Volvo está lançando uma série especial limitada do VM, que já conquistou mais de 90 mil transportadores e lidera o ranking de emplacamentos por modelo na categoria semipesados.
O Volvo VM foi introduzido no mercado brasileiro em 2003 e marcou uma revolução no setor de caminhões. Foi o primeiro semipesado da Volvo no país e foi inteiramente projetado e fabricado no complexo industrial de Curitiba, uma das principais fábricas da Volvo em todo o mundo. “Genuinamente brasileiro, o VM conquistou os transportadores por conta de sua versatilidade e dos muitos avanços que introduziu no mercado”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.
O VM se tornou uma referência em produtividade, robustez e conforto, sendo utilizado em uma ampla variedade de aplicações, desde rodovias e centros urbanos até estradas rurais, minerações, lavouras, florestas plantadas, portos e aeroportos, pátios logísticos e muito mais. “Esta versatilidade impulsiona suas vendas, que têm crescido ao longo dessas duas décadas. O VM tem uma história rica e continua a escrever novos capítulos”, acrescenta Cavalcanti. Segundo o ranking da Fenabrave, o VM 270, a versão mais vendida do modelo, lidera os emplacamentos em semipesados no Brasil desde o ano passado.
Filme Carga Máxima: Corridas, Caminhões e Noma em muita Ação
Primeira década
2003 — O lançamento do Volvo VM marcou uma mudança significativa no mercado brasileiro de caminhões. Foi pioneiro na introdução do conceito de semipesados com cabines leito e motores mais potentes. O VM também foi o único em sua classe a oferecer molas parabólicas, basculamento hidráulico da cabine e coluna de direção ajustável.
2005 — Devido à grande aceitação no mercado, a Volvo lançou dois novos modelos do VM: um cavalo mecânico com motor de 310 cv, bem como, um rígido 6×4, com opções de motorização de 260 cv e 310 cv, ambos atendendo às normas de emissão Euro 3.
2012 — terceira geração do VM foi lançada, com novidades como um interior de cabine mais moderno e confortável, além de novos motores Euro 5 de 270 cv e um freio motor ainda mais eficiente.
Segunda década
2014 — A quarta geração trouxe grandes mudanças no design exterior, deixando o VM com um visual próximo dos caminhões FH. Além disso, foram introduzidas as versões 8×2 e 8×4, ampliando as opções para os transportadores brasileiros. A caixa de câmbio Volvo I-Shift foi incorporada, trazendo mais tecnologia, conforto e segurança.
2016 — Introduziram o VM 32 toneladas, uma versão voltada para o segmento vocacional de caminhões com alta capacidade de carga, assim como com baixo custo de manutenção.
2017 — VM se tornou o primeiro caminhão com tecnologia autônoma desenvolvido no Brasil, projetado para o segmento sucroalcooleiro, onde ajudava a evitar o pisoteamento das mudas de cana. Com precisão de 2,5 cm, mantinha a alta produtividade da colheita.
2021 — Outra inovação importante foi o lançamento do VM Light Mixer, projetado especificamente para o segmento de betoneiras. Por certo, reduziu a tara do veículo em 900 kg, permitia transportar até 1 m³ a mais de concreto, nas regulamentações de peso.
2023 – Recentemente, a marca apresentou o VM Euro 6, com novos motores de oito litros de fabricação própria da Volvo, com 290cv e 360cv. Além disso, a caixa de câmbio I-Shift é da 7ª geração, a mesma do Volvo FH. O consumo de combustível, certamente, é até 10% menor, dependendo das condições de operação. Para aplicações vocacionais, afinal, a novidade é o VMX MAX, com configurações 6x4R e PBT de 34 toneladas.
Série Especial VM 20 anos
A fim de celebrar duas décadas, a Volvo produzirá 200 unidades de uma série especial comemorativa do VM, disponíveis nas configurações 6×2 e 8×2. Sobretudo, esses veículos vêm equipados com o novo motor Volvo D8K e a renomada caixa de câmbio I-Shift, além de uma série de detalhes exclusivos. Ademais, a pintura na cor Iced Mercury metálica, selos e faixas com inscrição comemorativa “VM 20 Anos” e outros elementos especiais realçam o exterior.
Por fim, internamente, o VM 20 anos oferece um pacote completo de acabamento. Inclui ar-condicionado, cabine leito, climatizador de teto, levantamento elétrico dos vidros, para-sol interno lateral, rádio com leitor USB+MP3+Bluetooth. Além disso, os veículos desta série estão equipados com o hardware Volvo Connect, permitindo a conectividade remota.
SÓ A VOLVO QUE NÃO PERCEBE QUE ESTA CABINE ESTA ULTRAPASSADA
ACORDA VOLVO …..ACORDAAAA
An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a friend who had been conducting a little research
on this. And he in fact ordered me breakfast simply because I discovered it for him…
lol. So allow me to reword this…. Thanks for the meal!!
But yeah, thanx for spending the time to discuss this subject here on your site.
Hello to all, how is everything, I think every one is getting more
from this site, and your views are pleasant for new visitors.
Everything is very open with a very clear clarification of
the issues. It was truly informative. Your site is extremely helpful.
Many thanks for sharing!
Wow, amazing weblog format! How lengthy have you been blogging for?
you make running a blog glance easy. The full glance of your website is magnificent, as neatly as
the content material!